youtube edu

YouTube EDU: 9 canais que ajudam a estimular os estudos

O YouTube é uma das plataformas mais poderosas da Internet. Segundo estatísticas, são 2 bilhões de usuários ativos, dos quais mais de 30 milhões consomem diariamente 1 bilhão de horas de conteúdo. Não à toa, com o uso da tecnologia na educação, passou a ser uma ferramenta quase indispensável ao ensino. 

No entanto, uma das maiores preocupações dos pais e professores está relacionada com a qualidade e com a segurança desse conteúdo, motivo pelo qual o YouTube EDU ganhou força, como uma subseção da plataforma que contém um conteúdo educacional de alta qualidade.

Com a vantagem de ser utilizado dentro e fora da sala de aula, conta com inúmeros conteúdos que podem ajudar os seus filhos a complementarem o aprendizado. Entenda, neste post, como funciona o YouTube EDU e veja as nossas sugestões de canais de estudo!

O que é e como funciona o YouTube EDU?

O YouTube EDU nasceu em 2013, fruto de uma parceria entre o Google e a Fundação Lemann, para oferecer conteúdos em vídeo de todas as disciplinas, voltados a estudantes do Ensino Fundamental ao Médio, incluindo preparatórios para o Enem

Atualmente, o YouTube EDU tem 433 mil inscritos e 95 canais em português gerando milhares de vídeos. Todas as playlists de vídeos e canais vinculados à plataforma passam pela curadoria de professores especialistas da Fundação Lemann e estão alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Para acessá-lo, basta utilizar este link: https://www.youtube.com/educacao. Após, você deve se inscrever no “sininho”. Um dos grandes diferenciais são as playlists atualizadas semanalmente, organizadas conforme o ano escolar. Além disso, você pode procurar os vídeos que deseja por palavras-chave.

Quais são os 9 canais do YouTube EDU para complementar os estudos?

Agora, veja uma lista com alguns dos canais presentes no YouTube EDU para complementar os estudos dos seus filhos.

1. ABC do Saber

ABC do Saber é um canal que incentiva a “educação maker” (faça você mesmo), em que o estudante pode construir protótipos e objetos, programar e fazer várias experiências.

Os vídeos são protagonizados pelo engenheiro eletricista Henry e sua família, nos quais os estudantes aprendem por meio de atividades práticas sobre eletrônica, eletricidade, mecânica, robótica, física, química, tecnologia da informação, programação, além de dicas domésticas.

2. English in Brazil by Carina Fragozo

No English in Brazil, os internautas aprendem dicas sobre os assuntos mais importantes da Língua Inglesa ― pronúncia, gramática, vocabulário, cultura ―, por meio de conteúdos divertidos da professora Carina Fragozo.

Doutora em linguística pela USP e professora de Inglês, ela criou esse canal para democratizar o ensino do Inglês de maneira descontraída e sem mitos. Há conteúdos de estudo, dicas, curiosidades do idioma e um bate-papo sobre tudo que envolve o idioma.

3. Khan Academy Brasil

Esse é o canal da Khan Academy Brasil, uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de aumentar o acesso à educação. Os estudantes encontram uma infinidade de conteúdos relativos a ciências, biologia, matemática, física e estatística, sempre atualizados com a realidade do mundo. Ainda há dicas de como estudar e materiais específicos para a formação de professores.

Powered by Rock Convert

4. Manual do Mundo

O objetivo do Manual do Mundo é fazer os internautas se tornarem desbravadores do conhecimento, aprendendo de maneira divertida por meio de curiosidades sobre o mundo. Sempre tendo como ponto de partida esse interesse espontâneo, são apresentados conteúdos variados, os quais passam pelo universo da tecnologia, da matemática, da física e das ciências da natureza, relacionando temas da sala de aula com situações cotidianas. 

5. Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

É possível aprender matemática de maneira criativa e prática. Esse é o objetivo do Matemática Rio, canal do professor Prof. Rafael Procopio, especialista em Matemática pela UFRJ e professor da rede pública.

Seu foco é apresentar a disciplina de maneira simples, didática e cativante, por meio de conteúdos que focam o Ensino Fundamental, concursos, vestibulares e o Ensino Superior.

6. Redação e Gramática Zica

Redação e Gramática Zica é o canal da professora Pamella Brandão, que chegou para descomplicar o ensino dessas matérias. Os vídeos do canal trazem desde conteúdos amplos, como análise sintática, estrutura de redação ou concordância verbal e nominal, até tópicos específicos que costumam confundir a cabeça dos alunos, como uso de crase, vírgulas, porquês e diferenças de ortografia.

É uma opção muito interessante para estudantes do Ensino Médio que estão se preparando para o Enem e para vestibulares.

7. AulaDe

AulaDe é outro canal criado por um grupo de professores com o objetivo de democratizar o ensino. Traz conteúdos de diversas disciplinas de humanas, exatas e biológicas com tópicos variados. Um dos grandes destaques são as conversas interdisciplinares, como foco especial no Enem.

8. Ciência Todo Dia

Comandado por Pedro Loos, graduando em Física pela UFSC, Ciência Todo Dia é um canal famoso por trazer curiosidades do mundo de ciência e tecnologia, fazendo análises divertidas para desmitificar conceitos, falar sobre futurismo, descobertas do universo, leis da física e muito mais. Alguns dos conteúdos mais interessantes fazem parte da série “Ciência Todo Dia em 1 Minuto” ― vídeos curtos sobre curiosidades científicas do dia a dia.

9. Química com Prof. Paulo Valim 

Esse é o maior canal online de química do país, comandado pelo professor Paulo Valim e por sua equipe. Ele foca especialmente o conhecimento de química para o Enem e para vestibulares e destrincha aquilo que mais costuma cair nos exames, com dicas para o estudante se dar bem no exame. O destaque ainda vai para as provas do Enem comentadas.

Como orientar o seu filho a estudar utilizando o YouTube EDU?

Tantos conteúdos de alta qualidade presentes no YouTube EDU, sem dúvida, podem fazer o seu filho mergulhar num mar de informação e aprender muito. Porém, também é fácil se distrair. 

Então, para motivar seus filhos a estudarem com o apoio da plataforma, é preciso ajudá-los em sua organização. Veja aqui algumas dicas breves:

  • mostre o funcionamento da plataforma, conhecendo os canais associados, playlists por nível de ensino e outros destaques;
  • verifique quais temas estão sendo trabalhados na escola e procure materiais relacionados;
  • oriente-os a assistirem a um vídeo por vez, evitando muitas abas abertas;
  • sugira que tópicos importantes sejam anotados ou que as telas sejam printadas;
  • determine um limite para o uso da ferramenta. A mente precisa descansar. 

Esperamos que vocês aproveitem ao máximo os recursos do YouTube EDU para complementar os estudos. Na verdade, os conteúdos são tão interessantes que até os pais podem aprender muito. Aliás, assistir a esses vídeos com os seus filhos pode ser bastante estimulante para eles estudarem. Pense nisso!

Se você gostou de conhecer o YouTube EDU, ajude a impulsionar este post. Compartilhe-o já em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.