google education

  8 vantagens do Google for Education para a educação do seu filho

O Google Education reúne ferramentas gratuitas para facilitar o relacionamento entre estudantes e professores por meio da internet. São formulários, calendários, vídeos, desenhos, arquivos, planilhas, entre outros recursos que funcionam de maneira integral e totalmente online.

Com a plataforma, o aluno pode conversar com docentes e colegas, realizar trabalhos, tirar dúvidas e armazenar arquivos muito facilmente, sem correr o perigo de perder informações importantes ou contaminar seus dispositivos com ameaças digitais.

Acompanhe o texto a seguir e conheça mais sobre as vantagens do Google Education para o processo de aprendizagem!

O surgimento do Google Education

O Google Education foi criado por um projeto de pesquisa da Universidade de Stanford com o intuito de ser uma das plataformas de educação mais modernas do mundo. A ferramenta consiste em um pacote de softwares com produtos da marca Google, como Gmail, Google Drive e Google Earth.

Com a plataforma, alunos e professores podem produzir conhecimentos de forma 100% online. A ideia é que todos os conteúdos produzidos em sala de aula sejam compartilhados em tempo real. Assim, o estudante não precisa ficar restrito ao ambiente de ensino.

Sem dúvidas, o Google Education representa um método inovador de aprendizagem, já que os mais jovens podem utilizar a tecnologia de maneira positiva e significativa. A plataforma tem sido, inclusive, adotada por muitas instituições de ensino que investem no desenvolvimento das habilidades do futuro.

Isso porque o Google Education possibilita que os estudantes tenham um processo de ensino holístico, incluindo competências vocacionais, emocionais e comportamentais, além de estratégias de comunicação e liderança. Atualmente, tais habilidades são cada vez mais valorizadas em um mundo repleto de inovações e transformações.

Para adquirir diferenciais, é importante garantir que as crianças e os adolescentes estejam prontos para conquistar o seu espaço. Não basta apenas repassar conhecimento técnico, mas é fundamental trabalhar também habilidades, atitudes, capacidades e maneiras distintas de lidar com o mundo ao seu redor.

O maior objetivo do Google Education é, justamente, preparar os mais novos para os desafios de um mundo em constante mudança. Com o apoio da tecnologia e de ferramentas inovadoras, o Google busca promover um processo de aprendizagem de excelência, com os recursos mais modernos que existem na atualidade.

Os objetivos do Google Education

Acompanhando a tendência de soluções digitais para problemas do dia a dia, o Google criou o G Suite for Education. A ferramenta integra os seus serviços de e-mail (Gmail), Drive, sala de aula virtual (Classroom) e Agenda, para professores e estudantes economizarem tempo e terem acesso a um ambiente integral de aprendizado.

A plataforma permite que o aluno se torne o protagonista do seu aprendizado e que os professores sejam os guias dessa jornada. O estudante pode entregar textos, desenhos, tabelas, imagens e mapas com as ferramentas, dentro dos prazos estabelecidos pelos educadores.

Todos os arquivos são armazenados na nuvem (ficam guardados de maneira privada no ambiente virtual e não sobrecarregam os computadores), e o Google pode ser acessado de qualquer dispositivo com conexão à internet, de qualquer lugar do mundo. Prazos, tarefas e informes são atualizados de maneira automática e uniforme, tudo com simplicidade e mobilidade.

As 8 vantagens do Google Education

Agora que você sabe como funciona e quais são os objetivos do Google Education, vamos entender como as suas funcionalidades trazem inúmeras vantagens para alunos, pais e professores no cotidiano de ensino.

A plataforma conta com uma série de recursos que facilitam a interação, o compartilhamento, a troca de ideias e a colaboração. Por ser baseado em tecnologia de ponta, o Google Education promete atender às atuais demandas de conectividade, inovação e modernização da sala de aula.

Cada vez mais o espaço físico do ambiente de ensino tem se transformado em uma verdadeira experiência de aprendizagem. A seguir, veja quais são os maiores diferenciais que o Google Education oferece para o cotidiano das escolas!

1. Acesso a informações de forma segura

As ferramentas integradas do G Suite for Education prezam bastante a segurança dos usuários que acessam as plataformas digitais e dos dados transferidos e armazenados nelas.

Todos os termos de compromisso do conjunto estão explicados de maneira clara na sua página central de privacidade e segurança. Os dados de professores e alunos são mantidos em total sigilo e privacidade. As ferramentas não apresentam anúncios que levam a outros sites, por exemplo.

2. Armazenamento ilimitado

O armazenamento dos arquivos na nuvem garante que professores e alunos não tenham preocupações com custos de armazenamento ou limite de capacidade. Isso também elimina a necessidade de usar papéis e guardar documentos pela casa, contribuindo para a organização do usuário e a manutenção do meio ambiente.

Powered by Rock Convert

3. Atuação dos pais na rotina de estudo dos filhos

O armazenamento dos arquivos e as ferramentas de acompanhamento, como planejadores e agendas, organizam a rotina de estudos das crianças e permitem que os pais possam conciliar outros compromissos com a vida estudantil dos filhos.

Inclusive, a presença e a interação dos pais na educação das crianças é um aspecto fundamental para que elas possam aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela escola. O Google Education torna esse objetivo muito mais fácil.

4. Comunicação entre escola e família

Uma das chaves para uma formação de qualidade no processo de ensino-aprendizagem é a interação da família com a escola. O relacionamento familiar é um aspecto sagrado para a harmonia em diversas áreas da vida das crianças, principalmente na educação.

Usando o Google Education, a escola consegue tirar dúvidas e manter as famílias sempre atualizadas em relação aos seus compromissos.

5. Feedback personalizado

A maior interação entre professores e alunos no ambiente digital permite que questões, correção de tarefas, notas de avaliações e outras atividades escolares tenham um feedback imediato e personalizado para cada caso.

Além disso, fóruns e discussões livres entre os alunos nas plataformas possibilitam que dúvidas sejam tiradas com total rapidez.

6. Foco na colaboração

A colaboração é um dos valores fortalecidos com o uso das ferramentas do Google Education. Embora as tarefas sejam feitas em diferentes locais físicos, os professores podem criar atividades em grupo e propor a realização dessas atividades por meio de chamadas de vídeo, por exemplo.

7. Melhora na relação entre educador e estudante

A plataforma foi criada justamente para estreitar os laços entre educadores e estudantes, por meio de ferramentas que possibilitam alterações e edições em textos e outras mídias de maneira colaborativa e em tempo real. Tudo isso garante uma maior efetividade ao aprendizado dos estudantes.

8. Possibilidade de acesso em qualquer dispositivo

A versatilidade das ferramentas é uma das grandes vantagens do Google Education. Isso porque o acesso de qualquer dispositivo com internet permite que professores e alunos consigam visualizar e compartilhar informações importantes, além de materiais de estudo, de qualquer lugar.

Sabendo que o acesso à internet está cada vez mais democratizado, a plataforma possibilita que pessoas de diferentes classes sociais tenham uma educação de qualidade.

A atual necessidade de usar novas tecnologias

É incrível a maneira como muitas crianças de três ou quatro anos conseguem manusear smartphones e outros dispositivos com acesso à internet. Existe, evidentemente, a preocupação de quanto tempo elas passam em frente às telas, mas não se pode negar o avanço que isso representa em inúmeras áreas da vida — e uma delas é a educação.

Esse exemplo demonstra que a tendência da educação é seguir os rumos da tecnologia. Cada vez mais escolas e faculdades públicas e privadas estão recorrendo às ferramentas digitais não só como suporte para encontros presenciais, mas também como plataformas para realizar e entregar tarefas.

Para garantir que o seu filho terá acesso às melhores tecnologias, é fundamental escolher uma instituição de ensino que se preocupe com esse aspecto na rotina educativa. Contando com boas plataformas, ferramentas e recursos inovadores, o aluno tem mais chances de desenvolver habilidades e competências valorizadas pelo mercado de trabalho.

Além do conhecimento nas tecnologias, o estudante também adquire outra visão de mundo, entendendo que tudo está conectado e que a sua atuação pode transformar a realidade ao seu redor. Por exemplo, é possível que o seu filho se interesse por carreiras científicas e relacionadas à tecnologia, ou até mesmo sinta a necessidade de comunicar ideias e dominar outras línguas.

Com o estímulo na rotina escolar, os alunos melhoram a imaginação, a criatividade, o pensamento crítico, entre muitas outras capacidades. A tecnologia ainda tem o poder de trabalhar o raciocínio lógico, a cooperação, o engajamento e a ludicidade.

Portanto, antes de escolher uma escola para o seu filho, avalie se o currículo pedagógico prioriza o uso da tecnologia em sala de aula. Essa pode ser a oportunidade ideal para o pequeno adquirir novos conhecimentos e habilidades, além de se motivar para aprender diferentes conteúdos.

Percebeu a quantidade de vantagens do Google Education? Tais soluções vieram para ficar e estão revolucionando a maneira como lidamos com a educação. A vida tem se tornado cada vez mais digital, portanto, é importante que os adultos acompanhem essa evolução a fim de se adaptar às demandas que chegam aos mais novos.

Aproveite a visita e entenda mais sobre o que é Google for Education e como a plataforma funciona!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.