terceiro ano do ensino médio

8 estratégias para otimizar o desempenho dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio

O terceiro ano do Ensino Médio é um período fundamental para a formação do estudante, uma vez que fornecerá e reforçará os conhecimentos necessários para criar um alicerce sólido o suficiente para que o jovem possa realizar o sonho de entrar em uma faculdade pública ou privada.

No entanto, para atingir bons resultados nos vestibulares, é preciso levar o aprendizado além do ambiente escolar, utilizando estratégias que possam ajudar a otimizar o desempenho dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Se você acha que essas táticas podem auxiliar o seu filho a melhorar nos estudos, continue a leitura deste post.

Nele, daremos 8 dicas para otimizar o desempenho escolar, além de explicarmos sobre a importância de contar com uma instituição de referência no ensino. Confira!

Qual é a importância de ter uma base de aprendizado sólida?

Ao garantir uma base de aprendizado sólida para o seu filho, é possível aumentar as chances de ele obter bons resultados em provas de admissão na universidade, conquistando a tão sonhada vaga no Ensino Superior. Essa base também é fundamental para garantir que os jovens se tornem cidadãos bem orientados em relação às suas consciências sociais, além de desenvolverem os seus papéis tanto política quanto profissionalmente.

Como otimizar o desempenho dos alunos nesse estágio escolar?

Agora que você já sabe qual é a importância de ter uma base de aprendizado sólida, que tal aprender a ajudar no desenvolvimento intelectual do seu filho?

A seguir, explicaremos algumas estratégias simples para otimizar o rendimento de um aluno do terceiro ano do Ensino Médio. Confira!

1. Explore recursos digitais

Uma forma simples e prática de otimizar o desempenho escolar do seu filho é contando com o auxílio da tecnologia na educação. Por meio de apps e softwares, é possível criar ambientes imersivos para que os alunos ampliem os seus conhecimentos práticos e teóricos, além de ficarem em contato com os assuntos da atualidade.

A educação híbrida, por exemplo, permite até mesmo tornar o ensino de Matemática ágil e divertido, fazendo com que o estudante consiga se desenvolver na disciplina de forma ainda mais satisfatória.

2. Aposte em atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são excelentes formas de melhorar o desempenho dos alunos, além de oferecerem a eles novas habilidades que poderão fazer a diferença durante a vida acadêmica e para o mercado de trabalho. 

É o que acontece, por exemplo, com o aprendizado de Inglês na escola. Ao frequentar as aulas, o aluno aprenderá um segundo idioma e não precisará investir, posteriormente, em um curso particular.

3. Faça simulados

A resolução de simulados é uma ótima maneira de analisar o desempenho escolar do seu filho e, ainda, de permitir ao jovem estabelecer os seus pontos fortes e fracos em relação ao seu aprendizado.

Além disso, esse também é um bom modo de treinar o formato do vestibular, para fazê-lo se acostumar com os tipos de questões cobradas na prova e a duração do exame, por exemplo.

4. Mude a mentalidade sobre os estudos

Muitos jovens encaram os estudos apenas como uma obrigação imposta pelos pais. Porém, para que eles consigam ter um bom desempenho escolar, é importante fazer com que enxerguem o aprendizado com outros olhos.

Para isso, procure fazer com que o seu filho entenda a importância de investir em uma boa educação e as vantagens que ela pode oferecer para o futuro, como o ingresso em uma boa faculdade e a conquista daquele emprego tão desejado.

5. Organize o local de estudos

Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio precisam de locais em casa que sejam apropriados para os estudos. Dessa forma, ofereça ao seu filho um lugar tranquilo, confortável e bem iluminado, com os materiais necessários sempre à mão, para que ele possa continuar se dedicando ao aprendizado. 

6. Afaste as interferências durante o estudo em casa

Além de ser confortável e bem iluminado, o local de estudos em casa precisa ser tranquilo e livre de interferências. Portanto, estabeleça-o em um ambiente com pouca circulação de pessoas e retire qualquer tipo de distração de perto do estudante, como televisão, games e smartphones.

Caso ele precise utilizar o computador para pesquisas e trabalhos, explique que o foco deve permanecer nos estudos, e não nas redes sociais ou nos aplicativos de mensagens.

7. Faça um cronograma de estudos

Um cronograma de estudos é uma ferramenta que auxilia o estudante a definir o seu tempo disponível para o aprendizado e os tópicos que precisam ser revisados. Dessa forma, é possível distribuir os assuntos de modo a não deixar nada para trás e nem sobrecarregar o aluno.

Por isso, se o seu filho precisa melhorar o seu desempenho escolar ou criar uma rotina para os estudos, ajude-o a elaborar um planejamento. Certamente, essa solução vai auxiliá-lo a superar essa dificuldade.

8. Trace metas e objetivos

Por fim, a nossa última estratégia para melhorar os resultados escolares do seu filho é incentivá-lo a traçar metas e objetivos para os estudos, como bolsas para faculdades particulares ou, até mesmo, a aprovação em vestibulares para universidades públicas.

Qual é a importância de contar com uma escola de referência?

A maneira mais fácil e segura de garantir que o seu filho terá uma base de aprendizado sólida é investindo em uma instituição de ensino de referência. Nesse quesito, o Colégio Verbo Divino é a escolha ideal.

Mantido pela Congregação do Verbo Divino, o CVD é um dos centros educacionais mais importantes da região, principalmente pelo seu pioneirismo na implantação de novas tecnologias e metodologias, assim como pela introdução de novos cursos e serviços.

Além disso, a escola também tem o compromisso de oferecer todo o suporte necessário aos seus corpos docente, administrativo e técnico. Isso não apenas está relacionado às atividades de capacitação e de reciclagem, mas também ao intuito de fortalecer a instituição enquanto espaço de formação educacional, centro cultural e comunidade religiosa, tendo como referência as mudanças culturais, sociais e tecnológicas.

Como vimos, com algumas estratégias simples, é possível otimizar o desempenho dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Por isso, se o seu filho está nessa fase escolar, coloque as nossas dicas em prática para que ele consiga melhorar o seu rendimento e possa conquistar a tão sonhada vaga no Ensino Superior.

Gostou deste post? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu filho a ter uma educação de excelência!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.