tempo de estudos

6 ações para ajudar os seus filhos na organização do tempo de estudos!

Saber administrar o tempo de estudos é essencial para que os compromissos com a escola não fiquem para a última hora. Se os seus filhos têm prova na segunda, eles precisam se organizar e revisar os assuntos no final de semana, e não estudar tudo um dia antes. A família pode ajudar de várias maneiras a manter tudo no controle.

Se você tem uma rotina atarefada e sofre por não ter muito tempo com seus filhos, as dicas a seguir vão trazer um alento. A partir de simples ações, os pais podem ser mais participativos na vida escolar dos filhos e colher os resultados satisfatórios, com jovens interessados nos estudos e o bom desempenho escolar.

Não há dúvidas de que a dedicação aos estudos dos filhos é difícil, mas por meio de planejamento tudo fica mais fácil. Acompanhe nossas seis dicas e tire suas dúvidas!

1. Tenha atenção aos horários para estudar

A falta de uma rotina organizada é um dos maiores empecilhos de quem sente dificuldades de ter um tempo de estudos. Mesmo para jovens e crianças, que não enfrentam cargas horárias de trabalho, os diferentes compromissos cotidianos podem diminuir a atenção às tarefas escolares. Sem um planejamento, fica difícil conseguir estudar em casa.

Nesse ritmo, algumas coisas são esquecidas, enquanto outras são deixadas de lado. A consequência disso são resultados abaixo do esperado, o que, na vida escolar, representa aprendizado dificultoso e baixo rendimento nas avaliações. Para fugir desse ciclo, o ideal é fazer uma análise de toda a rotina visando saber o melhor momento para os estudos.

Para as crianças, é uma tarefa um pouco difícil sem a ajuda da família. Então, pais e filhos precisam colocar juntos no papel as tarefas a serem cumpridas, os dias e os horários de cada uma. Com essa análise, é possível saber o momento que a criança está descansada e disposta a estudar.

2. Ajude com a criação de um cronograma

O primeiro passo, entender os melhores horários de estudo, ajudará a criar um cronograma para manter o ritmo de aprendizado, a motivação e a produtividade dos seus filhos sempre em alta. É um planejamento que pode ser feito em uma ou duas horas, embora precise de muito cuidado a fim de que nada saia errado.

Sente-se com seus filhos e comecem a planejar os horários juntos. Primeiro, reserve o tempo mínimo para estudar diariamente e os melhores horários em cada dia da semana. Sábado e domingo podem ser dias de descanso, desde que não haja provas ou apresentação de trabalhos no início da semana seguinte.

No cronograma, considere a rotina completa dos seus filhos, não apenas tempo de estudos. Então, veja como todos os afazerem se encaixam nos dias da semana e divida o tempo dedicado para cada um deles, por exemplo, aulas de idioma, prática de esportes e horários da escola, lazer, almoço, jantar, entre outros.

Após montar o cronograma, lembre-se de que ele foi feito para ser cumprido. No início, segui-lo pode parecer um desafio muito rigoroso às crianças, mas com o tempo os afazeres vão se tornando um hábito. Portanto, é importante que a rotina seja flexível, dedicando tempo a brincadeiras e outras atividades de lazer.

3. Converse sobre as principais dificuldades

Manter o diálogo frequente é sempre uma boa maneira de entender mais sobre seus filhos e as dificuldades que eles estão passando. Não só relacionadas aos estudos, mas preocupações sobre o futuro, interação com colegas, medos e receios. Esses são sentimentos que influenciam diretamente o desempenho escolar.

Conversar com os pais pode ser uma válvula de escape às crianças. Quando os adultos demonstram entender o que elas estão passando, é fácil seguir em frente e manter a tranquilidade para estudar. Do contrário, ansiedade e angústias geram procrastinação e dificuldade de concentração.

4. Equilibre a rotina com atividades de lazer

É válido reforçar que as atividades de lazer devem fazer parte da rotina das crianças. Não são momentos que devem entrar no dia a dia apenas quando houver tempo livre. Afinal, as brincadeiras, o universo lúdico e a interação com outras crianças são aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil.

Quando os pais estimulam esses momentos, estão contribuindo para a saúde mental dos seus filhos. Praticar esportes, ir a parques, cinemas e pistas, jogar videogame e assistir a filmes são alguns exemplos de atividades de lazer e descanso.

5. Encontre um bom local para os estudos

Não ter um espaço adequado para estudar é um dos fatores que mais prejudica o tempo de estudos, principalmente em relação às crianças, que sentem maior dificuldade de manter o foco em um assunto por muito tempo. A necessidade de organizar todos os dias o local e encontrar os materiais exige um tempo que poderia ser dedicado aos estudos em si.

Então, crie um espaço da casa reservado aos estudos dos seus filhos, podendo ser no próprio quarto deles. O espaço precisa ser bem arejado, iluminado e silencioso. Também é importante evitar as distrações para que o tempo seja bem aproveitado, como uso de celular e TV ligada.

6. Acompanhe o desempenho escolar

Por fim, não deixe de acompanhar de perto a rotina dos seus filhos, para que o cronograma elaborado continue funcionando e o desempenho escolar traga bons resultados. O papel da família, nesse sentido, é de sempre perguntar como anda o cumprimento das tarefas, estimular e ajudar a fazer mudanças quando necessárias.

Para que o aproveitamento do tempo não se torne uma tarefa massiva e cansativa às crianças, é importante adotar uma postura amistosa e resolutiva, capaz de entender os problemas e procurar novas saídas de uma maneira amiga.

Otimizar o tempo de estudos dos filhos, além de ajudar no desempenho escolar, é um gesto de carinho e dedicação que fortalece os laços familiares. Essa atenção especial da família também é importante para garantir mais confiança para os jovens e as crianças enfrentarem os desafios da vida escolar.

Gostou das dicas? Aproveite para seguir o Colégio Verbo Divino nas redes socais. Assim, você pode acompanhar mais dicas e novidades exclusivas sobre educação das crianças. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.