teatro na escola

Teatro na escola: 7 maiores benefícios para a educação infantil

O teatro na escola é uma atividade fundamental para a formação integral de crianças e adolescentes. Com a prática na rotina de ensino, os alunos podem desenvolver habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais.

Por isso, é essencial que os pais optem por uma instituição de ensino que tenha o teatro como parte do currículo pedagógico. Com isso, os estudantes podem experienciar diferentes situações e lidar melhor com questões do seu dia a dia com mais assertividade e segurança.

Acompanhe a seguir e confira os 7 maiores benefícios do teatro para a educação infantil!

Qual a importância do teatro na escola?

O teatro surgiu na Grécia antiga e está presente em quase todas as civilizações. A prática é considerada uma importante fonte de entretenimento e de desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. Por isso, o teatro tem sido incluído cada vez mais no currículo pedagógico das escolas.

Para além de ser uma forma de diversão, o teatro também ajuda os alunos a lidarem melhor com as questões do cotidiano. A atividade dá a oportunidade aos estudantes de interpretar personagens com personalidades e vidas diferentes da sua realidade. 

Tudo isso é benéfico para a resolução de conflitos, para a tomada de decisões e para aprender a falar e ouvir com mais assertividade. As crianças também passam a se conhecer mais e a perceber suas reações diante dos problemas e das dificuldades.

Sem contar que o teatro representa uma excelente ferramenta para desenvolver a confiança e superar a timidez. Sobretudo na educação infantil, o teatro pode ajudar a vencer a insegurança e a desenvolver melhores relacionamentos com as pessoas que fazem parte do cotidiano do pequeno.

Quais são as contribuições do teatro para a educação infantil?

O ensino do teatro na escola vai muito além das disciplinas e dos conteúdos abordados em sala de aula. A atividade prática possibilita que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais para o processo de ensino, o que pode representar maior produtividade e índices de aprendizagem mais satisfatórios.

No momento de escolher por uma instituição de ensino para o seu filho, é importante notar se o currículo pedagógico oferece esse tipo de prática. Até porque o seu filho pode apresentar um melhor desempenho e ter mais motivação para dar continuidade aos estudos.

A seguir, confira os 7 maiores benefícios de contar com o teatro na escola.

1. Socialização

As aulas de teatro permitem que os estudantes de diferentes níveis de escolaridade interajam entre si, promovendo o fortalecimento da socialização. Nas práticas, são eliminadas barreiras para que os alunos tenham maior compreensão e aceitem as diferenças entre as distintas faixas etárias. 

Em vez do isolamento, há maior integração e a formação de novos laços de amizade. Além disso, as aulas também são fundamentais para diminuir ou, até mesmo, evitar o bullying na educação infantil.

2. Autonomia

Um dos maiores objetivos do teatro é aperfeiçoar a personalidade e auxiliar na formação do caráter, por meio de técnicas e brincadeiras educativas que incentivam a autonomia e a confiança. Assim, as atividades colaboram para o desenvolvimento pessoal e intelectual, proporcionando benefícios que refletem em todos os aspectos do crescimento. 

Powered by Rock Convert

Com isso, o autoconhecimento, a autoconfiança e a autoestima também são incentivadas, fazendo com que o teatro seja uma ferramenta educativa eficiente e benéfica para a rotina de aprendizagem.

3. Aumento da confiança e desinibição

Com a prática, as crianças trabalham a timidez e podem desenvolver mais confiança em si mesmas, o que contribui para a desinibição. Isso porque os exercícios teatrais incentivam a desenvoltura do estudante, trabalhando inúmeras capacidades pessoais.

Com essas habilidades, os pequenos podem perder a vergonha de se expressar e ter um melhor desenvolvimento das competências socioemocionais, que são tão relevantes para um bom processo de ensino e aprendizagem.

4. Estímulo à comunicação

As atividades do teatro também representam um excelente estímulo para a melhora da comunicação. Em geral, os estudantes atuam em grupos e passam a respeitar ainda mais as diferenças. 

Isso é benéfico para um crescimento saudável e para o aperfeiçoamento dos relacionamentos, sobretudo na fase adulta. Com essa vivência na escola, certamente o seu filho terá a chance de ser menos tímido e de conhecer novas pessoas com mais facilidade.

5. Interação entre alunos

O teatro é, sem dúvidas, uma excelente ferramenta de interação entre os alunos de diferentes idades e níveis de ensino. Isso é vantajoso pois o estudante passa a compreender e a aceitar as diferenças, visando sempre o respeito ao próximo.

Além de que, o teatro permite que a empatia seja desenvolvida desde a infância. Caso o seu filho tenha dificuldades de interação, por exemplo, o teatro pode auxiliar na superação desses desafios tão comuns nessa fase da vida.

6. Aumento da criatividade

Ao se dedicar à interpretação dos personagens, o estudante passa a refletir mais sobre a sua forma de falar e de se expressar diante do mundo. Isso contribui para o aumento da criatividade e para uma melhor tomada de decisão.

Além disso, as inúmeras possibilidades de figurinos e cenários do teatro oferecem uma oportunidade de criação ampla. Outras habilidades são incentivadas, como o pensamento crítico, o diálogo, a argumentação e a aceitação das diferentes opiniões.

7. Consciência corporal

Por fim, o teatro na escola também é fundamental para o desenvolvimento de aspectos físicos e motores na infância. Nas atividades, os estudantes podem formar e ampliar a consciência corporal, que é essencial para uma melhor postura diante do mundo.

Inclusive, é possível trabalhar e aperfeiçoar a dicção e a fala, que são competências imprescindíveis para a comunicação interpessoal. Com uma boa consciência corporal, os pequenos passam a se expressar com mais confiança e assertividade, melhorando como um todo o relacionamento com os colegas, professores e familiares. 

Com a prática do teatro na escola, os alunos podem apresentar um melhor desenvolvimento infantil e um desempenho superior nas atividades acadêmicas. No momento de escolher uma instituição de ensino para o seu filho, é importante avaliar se o currículo pedagógico oferece essa opção. Com isso, os pais têm a certeza de que as crianças vão adquirir conhecimentos diferenciados que contribuem para a melhora do processo de aprendizagem como um todo.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato com a equipe do Colégio Verbo Divino para descobrir como inserimos o teatro na rotina escolar!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.