Conheça mais sobre o Sistema Poliedro

6 minutos para ler

O mundo globalizado em que vivemos faz com que o mercado de trabalho seja cada vez mais concorrido. Essa concorrência, por sua vez, acaba sendo transferida também para o Ensino Superior, uma vez que se torna essencial cursar uma boa faculdade para ter chances de conseguir espaço no mercado de trabalho.

Para que os seus filhos alcancem os objetivos é preciso investir na educação deles desde cedo, procurando por escolas que apresentem os melhores métodos de ensino — como o Sistema Poliedro. Ele é utilizado por instituições espalhadas em mais de 20 estados do país, da Educação Infantil até o pré-vestibular.

Para que você conheça mais sobre esse sistema, que está sempre em busca da excelência pedagógica e de soluções educacionais, elaboramos este post. Vamos detalhar aqui o Sistema Poliedro, como ele funciona, quais são os diferenciais e os benefícios, e como o Colégio Verbo Divino utiliza esse recurso. Continue a leitura e acompanhe!

O que é o Sistema Poliedro?

O Poliedro iniciou as suas atividades em 1993, como um cursinho pré-vestibular. Desde o seu primeiro ano no mercado, a instituição já utilizava um material próprio, alinhado à sua forma de pensar a educação e de valorizar tanto a metodologia quanto a tecnologia e o resultado. A consequência disso podia ser vista na forma de aprovação dos alunos nos vestibulares mais importantes do país, incluindo o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A experiência foi tão bem-sucedida que, em 2001, surgiu o Sistema de Ensino Poliedro, com o objetivo de elaborar materiais didáticos que abrangessem do Ensino Infantil ao pré-vestibular, além de compartilhar essa metodologia com escolas de todo o país.

Hoje, o Sistema de Ensino Poliedro oferece formação aos professores e gestores das instituições parceiras, cria metodologias de ensino e desenvolve tecnologias voltadas para a educação, ajudando as escolas a fazerem mais por seus alunos.

Como ele funciona?

No Sistema Poliedro, as escolas parceiras recebem o apoio de consultores pedagógicos para implementar o sistema de ensino, com visitas presenciais e acompanhamento a distância. A coordenação pedagógica precisa atuar de forma contínua, tanto no apoio ao professor quanto no acompanhamento da evolução do aluno.

Para facilitar a gestão e a prática do ensino, são disponibilizados vários recursos que auxiliam na melhoria da qualidade das aulas. Entre eles está o Sistema de Avaliação Educacional Poliedro (SAEP), que oferece provas e simulados para avaliar os conteúdos trabalhados nas aulas. Há, também, testes nos modelos da Fuvest e do Enem, seguindo as mesmas estruturas das versões originais.

A Coleção Gressus — o material da Educação Infantil — apresenta como principal objetivo a formação da criança por meio de práticas inovadoras. Para isso, ela valoriza a interação desse aluno com o mundo, assim como a sua construção e ampliação de conhecimento — incluindo o lado artístico.

Para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a Coleção Phases busca preparar os alunos para os próximos estágios do ensino, por meio da evolução de suas habilidades e da consolidação do seu conhecimento. Nessa proposta, o estudante é estimulado a participar das aulas e ser o foco do seu aprendizado.

Para o Ensino Fundamental – Anos Finais, a Coleção Callis tem o objetivo de transformar os alunos em cidadãos conscientes de suas próprias realidades e de suas responsabilidades, bem como de seus direitos e deveres. Ao promover uma aprendizagem que trabalha as matérias de forma integrada, o material estimula uma formação autônoma e questionadora do estudante.

Os alunos do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio contam com uma coleção que preza pelos exercícios e busca estimular a sua capacidade de interpretação. Por sua vez, alunos do terceiro ano do Ensino Médio e do pré-vestibular utilizam uma coleção com foco na revisão de tudo o que eles aprenderam durante os anos anteriores, oferecendo métodos para tornar os estudos mais eficientes.

Quais são os diferenciais e os benefícios do Poliedro?

Além dos materiais desenvolvidos para cada etapa do Ensino Básico, o Sistema Poliedro oferece aos alunos versões digitais desses conteúdos, acessíveis por meio de aplicativo próprio. Disponível em versões desktop e mobile — tanto para tablets quanto para smartphones —, o recurso pode ser utilizado por estudantes e professores com acesso ao P+ Completo.

O aplicativo oferece várias ferramentas que auxiliam o aprendizado. Com o Mangahigh, por exemplo, é possível aprender Matemática por meio de jogos. Utilizando o recurso Meus Simulados, as instituições de ensino conseguem identificar o desempenho dos alunos em simulados e a dificuldade das questões resolvidas.

Em Diário, é possível estabelecer uma linha de comunicação entre a família e a escola, para que os pais fiquem atualizados sobre o que acontece em sala de aula. Outra linha de comunicação é em Recados e Tarefas Individuais, que possibilita o contato da escola com os alunos e responsáveis.

Por fim, é possível ver as atividades enviadas pelos professores com o recurso Painel de Tarefas para a Coordenação, enquanto os alunos podem organizar sua rotina em Plano de Estudos na Web.

Como o Colégio Verbo Divino utiliza o Sistema de Ensino Poliedro?

O Colégio Verbo Divino é uma instituição que preza pela seriedade e qualidade da educação. Dessa forma, está em constante busca por novas metodologias e tecnologias que possam ser utilizadas na educação, permitindo que os avanços nessas áreas encaminhem os seus alunos à nova era que se aproxima. Por conta disso, é um dos centros educacionais mais importantes da região.

Para alcançar esse grau de excelência, o CVD oferece todo o suporte técnico aos seus funcionários, além de estimular a reciclagem e a capacitação das suas equipes, de forma que possam cumprir com a Missão do Colégio de educar crianças e adolescentes.

Nessa jornada, o Sistema de Ensino Poliedro aparece como o parceiro ideal. No Verbo Divino, o sistema é adotado no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Ele coloca o aluno como figura central e coparticipante do processo de aprendizagem, mostrando-se completamente alinhado à nossa proposta de ensino de alto desempenho.

Como vimos, a parceria entre o Colégio Verbo Divino e o Sistema Poliedro é essencial para atingir o nosso objetivo de alcançar a excelência pedagógica e de desenvolver soluções educacionais, tendo sempre em mente os desafios que os nossos alunos encontrarão no futuro.

Se você quer saber mais sobre a nossa visão e sobre como o seu filho pode se beneficiar dela, entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário