Conheça mais sobre o Sistema Poliedro

9 minutos para ler

O mundo globalizado no qual vivemos faz com que o mercado de trabalho se torne cada vez mais competitivo. Essa concorrência, por seu turno, é transferida também para o Ensino Superior. Por exemplo: ter cursado uma boa faculdade pode ser o ponto que diferencia um candidato dos demais em uma entrevista de emprego.

Sendo assim, para que os filhos alcancem os seus objetivos é preciso investir na educação deles desde cedo, procurando por escolas que ofereçam métodos de ensino consolidados e reconhecidos. O Sistema Poliedro apresenta uma metodologia utilizada por instituições espalhadas em mais de 20 estados do país — da Educação Infantil até o Pré-vestibular — e está sempre em busca de soluções educacionais e excelência pedagógica.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre esse sistema, elaboramos este post. Vamos detalhar aqui como ele funciona, quais são os seus diferenciais e os benefícios oferecidos aos estudantes. Além disso, ao continuar a leitura você entenderá como o Colégio Verbo Divino utiliza os seus recursos.

O que é o Sistema Poliedro?

O Poliedro iniciou as suas atividades em 1993, como um cursinho pré-vestibular. Desde o seu primeiro ano no mercado, a instituição já utilizava um material próprio, alinhado à sua forma de pensar a educação e valorizando tanto a metodologia quanto a tecnologia e o resultado.

A consequência desse trabalho pode ser comprovada por meio da aprovação dos seus alunos nos vestibulares mais importantes e concorridos do país, incluindo o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A experiência foi tão bem-sucedida que, em 2001, surgiu a ideia de criar um sistema de ensino próprio. Desde o princípio, o Sistema Poliedro traz como objetivos norteadores a elaboração de materiais didáticos que abrangem todos os níveis de ensino — do infantil ao pré-vestibular — e, sobretudo, o compartilhamento dessa metodologia, de forma a orientar escolas de todo o país.

Atualmente, o Sistema de Ensino Poliedro oferece também formação aos professores e gestores das instituições parceiras, cria metodologias de ensino e desenvolve uma diversidade de tecnologias voltadas para a educação — auxiliando os colégios parceiros a fazerem sempre mais por seus alunos.

Como ele funciona?

As escolas associadas recebem o apoio integral dos consultores pedagógicos do Poliedro para implementar o sistema de ensino, por meio de visitas presenciais e acompanhamento a distância. A coordenação pedagógica atua de forma contínua, tanto no auxílio ao professor quanto no acompanhamento da evolução do aluno.

Com o intuito de facilitar a gestão e a prática do ensino, são disponibilizados vários recursos que colaboram para a melhoria da qualidade das aulas. Entre eles, recebe destaque o Sistema de Avaliação Educacional Poliedro (SAEP), que oferece provas e simulados para avaliar os conteúdos trabalhados em sala de aula. São disponibilizados, também, testes nos modelos da Fuvest e do Enem, seguindo a mesma estrutura de suas versões originais.

O material da Educação Infantil recebe o nome de Coleção Gressus. Esse material didático apresenta como objetivo primordial a formação da criança por meio de práticas inovadoras. Para tanto, ele coloca em evidência a interação de seus estudantes com o mundo, assim como a construção e ampliação de seu conhecimento — inclusive, valorizando o domínio do sensível, trabalhado no campo das artes.

Para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a Coleção Phases busca preparar os alunos para os próximos estágios do ensino, por meio do desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas habilidades e da consolidação de seu conhecimento. Nessa proposta, o estudante é estimulado a se colocar como protagonista do aprendizado, ou seja, a participar de maneira ativa no processo educativo.

A Coleção Callis, por sua vez, é destinada ao Ensino Fundamental – Anos Finais e tem o objetivo de transformar os alunos em cidadãos conscientes de sua atuação no contexto em que vivem e na sociedade como um todo. Dito de outra forma, em sujeitos conhecedores de seus direitos e responsáveis por seus deveres coletivos. Sendo assim, as matérias são trabalhadas de maneira integrada, buscando oferecer uma formação autônoma e crítica.

Os alunos do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio contam com uma coleção que preza pelos exercícios como modo de possibilitar uma experiência preparatória prática e, sobretudo, a capacidade de interpretação e argumentação do aluno. Já os alunos do terceiro ano do Ensino Médio ou dos cursos pré-vestibulares fazem uso de uma coleção com foco na revisão de todo o conteúdo aprendido nos anos anteriores, proporcionando métodos que tornam os estudos ainda mais eficazes.

Quais são os diferenciais e os benefícios que o Poliedro oferece às escolas e aos estudantes?

O Sistema Poliedro tem se espalhado por todo o país e se tornado referência no mercado da educação em razão de sua metodologia diferenciada, que oferece inúmeros benefícios aos colégios parceiros e aos seus estudantes. A seguir, elencamos os fatores que certificam a qualidade de seu método de ensino.

Materiais didáticos atualizados

Os materiais didáticos são parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem. São eles que permitem o acesso dos estudantes a um universo de novas noções e conhecimentos. Por esse motivo, o Sistema Poliedro investe continuamente na atualização dos conteúdos e para trazer informações corretas e alinhadas com as exigências da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Não podemos deixar de citar a preocupação constante em relação à profundidade do estudo. O intuito é que os alunos não recebam apenas informações superficiais e desconexas, mas sim consigam conectar todos os conteúdos adquiridos e construir o conhecimento de modo seguro e autônomo.

Acesso integral ao Aplicativo P+ para professores e alunos

Além dos materiais desenvolvidos para cada etapa do Ensino Básico, o Poliedro oferece aos alunos versões digitais desses conteúdos, acessíveis por meio de aplicativo próprio. Disponível em versões desktop e mobile — podendo, assim, ser utilizado em tablets ou mesmo smartphones —, o recurso é concedido aos professores e aos estudantes, com acesso integral ao P+.

O aplicativo oferece uma série de ferramentas que auxiliam o aprendizado. Com o Mangahigh, por exemplo, é possível aprender Matemática por meio de jogos. Utilizando o recurso Meus Simulados, as instituições de ensino conseguem identificar o desempenho dos alunos em simulados e o grau de dificuldade das questões resolvidas.

Diálogo contínuo entre família e escola

Ainda citando os benefícios do Aplicativo P+, ele oportuniza uma linha de comunicação a mais entre a família e o colégio por meio do Diário. Dessa maneira, os pais podem ficar atualizados sobre o que acontece em sala de aula. Outra forma de aumentar esse diálogo é o item Recados e Tarefas Individuais, permitindo que a escola entre em contato direto com os alunos e responsáveis.

É também possível que os coordenadores pedagógicos vejam as atividades enviadas pelos docentes com o recurso Painel de Tarefas, enquanto os familiares podem ajudar os estudantes a organizarem sua rotina de estudos com o Plano de Estudos na Web.

Possibilidade de personalização de acordo com a realidade da escola

Algumas pessoas apresentam dúvidas em relação aos sistemas de ensino, porque entendem que eles uniformizam a forma de trabalhar das escolas. O Sistema Poliedro, no entanto, atua justamente no sentido contrário. Ele considera que cada colégio — equipes e estudantes — tem um potencial distinto, resultante da maneira de lidar com seu próprio contexto.

Assim, apresenta a possibilidade de adaptação e oferece aos colégios uma atenção personalizada. Afinal, acredita que as diferenças devem não só ser respeitadas, mas antes valorizadas.

Bons índices de aprovação em vestibulares

Como dito, ter cursado uma faculdade reconhecida assegura um grande diferencial no mercado de trabalho. Por isso, um dos itens a serem avaliados durante a escolha do melhor colégio para os seus filhos é a preparação que oferecem aos jovens em ralação aos vestibulares mais concorridos do país.

O sistema de ensino Poliedro permite que os alunos obtenham uma formação integral, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para prestar as provas e obter sucesso.

Material didático atualizado, simulados, ferramentas tecnológicas e diálogo com escolas e estudantes são os ingredientes que explicam por que os alunos preparados pelo Poliedro estão mais próximos de conseguir a tão sonhada vaga na universidade. Entram na lista também a capacitação dos professores e o desejo contínuo de oferecer um ensino de excelência.

Como o Colégio Verbo Divino utiliza o Sistema de Ensino Poliedro?

O Colégio Verbo Divino preza pela seriedade e qualidade da educação. Dessa forma, está em constante busca por novas metodologias e tecnologias que possam ser utilizadas para a melhoria do processo educativo. Os avanços nessas áreas permitem encaminhar os nossos alunos à nova era que se aproxima. Em razão disso, somos reconhecidos como um dos centros educacionais mais importantes da região.

Para alcançar esse grau de excelência, o CVD oferece todo o suporte técnico aos seus funcionários, além de estimular a reciclagem e a qualificação de suas equipes para que possam cumprir a missão do colégio: possibilitar às crianças e aos adolescentes uma educação humana e cidadã.

Nessa jornada, o Sistema de Ensino Poliedro aparece como o parceiro ideal. Por isso, no Verbo Divino, o sistema é adotado no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Vale lembrar que esse sistema coloca o aluno como figura central e coparticipante do processo de aprendizagem, mostrando-se alinhado à nossa proposta de ensino de alto desempenho.

Como vimos, a parceria entre o Colégio Verbo Divino e o Sistema Poliedro é essencial para atingir o nosso objetivo de alcançar a excelência pedagógica e de desenvolver soluções educacionais, tendo sempre em mente os desafios que os nossos alunos podem encontrar no futuro.

Quer saber mais sobre a nossa visão e como o seu filho pode se beneficiar dela? Fique à vontade para entrar em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário