Saiba como administrar os intervalos nos estudos em casa

2 minutos para ler

Dois grandes desafios se colocam diante dos alunos que precisam estudar em casa: o excesso de descanso e a falta dele. Os dois podem prejudicar o aprendizado, ainda mais nesse contexto de pandemia, em que uma nova realidade se manifestou de forma repentina na vida de todos os estudantes que estavam habituados a aulas presenciais. O equilíbrio é fundamental para alcançar a máxima eficiência.

Para isso, é muito importante administrar bem os intervalos entre um período de estudo e outro. A recomendação dos especialistas é fazer uma pausa de 10 minutos a cada 40 minutos de estudos. Pode não ser fácil no início, mas com disciplina você consegue e vai logo perceber como seu aprendizado vai melhorar. Pausas frequentes ajudam o cérebro a fixar melhor os conteúdos, desenvolvendo conexões neurais que contribuem para a memorização. Às vezes, com aulas online ao vivo ou uma rotina de estudos proposta, não é possível tirar 10 minutos entre uma aula e outra. Nesse caso, você pode fazer um intervalo menor ou reservar um tempo de descanso um pouco maior ao fim da sequencia de aulas.

E ainda: ao fazer esses intervalos, evite acessar outros conteúdos na internet, a rede mundial de computadores pode te distrair e fazer o seu intervalo aumentar sem necessidade. Também não use essa pausa para assistir televisão, ela foi feita pra prender a atenção e existe grande possibilidade de você ficar mais tempo em frente a ela do que deve nesse momento.

Bom, o que fazer então nesses intervalos? Caminhe um pouco, vá até sua varanda, ande mesmo dentro de casa para refletir um pouco sobre o que acabou de estudar. Aproveite também para ir ao banheiro, tomar uma água. Afinal, a hidratação ajuda na qualidade do estudo. Esperamos que vocês aproveitem essas dicas! Até a próxima!!

Texto de Patrícia Cordeiro (Orientadora Educacional) e Equipe Pedagógica do 9º Ano EF e Ensino Médio

Posts relacionados

Deixe um comentário