rotina de estudos

 Como estabelecer uma rotina de estudos com os filhos?

Criar e manter uma rotina de estudos é essencial para fortalecer o desenvolvimento infantil e auxiliar seu filho a dominar os principais conteúdos dados em sala de aula. É por isso que um dos papéis dos pais ou responsáveis é incentivar a prática e torná-la o mais natural possível para a criança.

No entanto, nós sabemos que pode ser desafiador estimular o interesse dos pequenos a estudar no contraturno, porque eles já estão em casa e desejam descansar e utilizar suas energias criativas em outros aprendizados. Então, como fazer para construir uma boa rotina de estudos com os filhos?

Neste conteúdo, separamos as melhores dicas sobre estabelecer um hábito de aprendizagem eficaz e dinâmico, sem perder de vista as brincadeiras e os momentos de descanso para o seu filho. Acompanhe!

Estipule um cronograma confortável para a criança

O primeiro passo para construir uma rotina de estudos com o seu filho é montar um cronograma. Assim como os adultos conseguem organizar os seus horários e as atividades por meio de agendas e calendários, os pequenos também sentem-se mais confiantes e confortáveis quando há uma lista com horários do que deve ser feito no dia.

No entanto, existe uma grande diferença entre a agenda adulta e a infantil. Em relação aos pequenos, ela deve ser construída com base naquilo que é mais confortável para eles. A recomendação é estabelecer uma atividade indispensável do dia e deixar outras práticas como opções para seu filho escolher qual ele quer realizar.

Por exemplo, durante a semana ele pode ter como prática indispensável a realização das suas tarefas de casa e, ao longo dos dias, escolher qual disciplina quer aprofundar seus conhecimentos por meio da aprendizagem lúdica e dos jogos. Além disso, é fundamental separar momentos de descanso e lazer para evitar a sobrecarga, combinado?

Se o seu filho for mais velho, entre 6 e 10 anos, construa esse cronograma com ele e escute-o sobre as atividades. Assim, é possível entrar em um consenso sobre aquilo que vai estimular o desenvolvimento e o que não pode faltar para o dia dele ser agradável.

Auxilie os filhos nas horas vagas

Comentamos sobre a importância dos períodos vagos, lembra? Eles precisam aparecer no seu cronograma, deixando claro que o seu filho pode escolher entre diversas atividades para realizar nesses momentos. Acontece que, muitas vezes, ele tende a ficar entediado e não se sentir bem.

A fim de evitar esse sentimento, separe uma série de atividades que os pequenos possam realizar, como quebra-cabeças, uma hora destinada ao uso do celular ou tablet e um momento para assistir seu desenho preferido. Isso faz com que seu filho compreenda que existem diversas opções para aproveitar suas horas vagas de uma maneira produtiva.

Contemple todas as áreas do conhecimento

O desenvolvimento infantil não acontece de forma fragmentada. A cada ano, as crianças aprendem sobre o funcionamento do mundo, as diferentes relações e como eles podem se inserir nos meios em que percorrem de maneira saudável. Todo esse processo de descobrimento ocorre integrando as diversas áreas do conhecimento.

Então quer dizer que quando uma criança aprende sobre matemática ela também incentiva seu conhecimento sobre história? Exatamente! Afinal, ao entender os processos matemáticos, o seu filho tenta entender de que forma eles surgiram e em qual contexto foram descobertos, acionando seus conhecimentos históricos.

Por isso é fundamental contemplar todas as áreas do conhecimento na rotina. Para tanto, você pode priorizar uma matéria que será estudada no início do dia e separar exercícios que a relacionam com outros conteúdos, tanto da própria disciplina quanto de outras áreas do conhecimento.

Separe um local apenas para o estudo

Você já experimentou trabalhar em um local com muito barulho e cheio de distrações? Se a resposta for positiva, temos certeza de que não foi uma experiência muito boa. O ambiente e o contexto nos quais trabalhamos e estudamos precisam ser neutros, para estimular a nossa atenção e potencializar a apropriação do aprendizado.

Em outras palavras, para o seu filho compreender a importância de uma rotina de estudos e se adaptar bem a ela, é necessário criar um local capaz de estimular sua curiosidade e motivação, de modo que seu foco esteja voltado à aprendizagem. Portanto, é possível montar um pequeno local destinado somente ao momento de estudo do pequeno.

Aqui, coloque uma pequena mesa no quarto dele a fim de acionar sua curiosidade e deixar claro que aquele ambiente é específico para o seu cronograma. Além disso, evite colocar muitos objetos em cima da escrivaninha, pois podem distraí-lo e reduzir a eficácia da rotina.

Torne o momento descontraído e agradável

A gamificação do ensino é uma realidade que veio para ficar. Com o surgimento das novas tecnologias na aprendizagem, muitos educadores estão investindo na construção de jogos educativos que tornam o estudo mais dinâmico e agradável aos estudantes.

O grande benefício dessa técnica é que ela pode ser utilizada tanto em aula, para atrair a atenção dos pequenos, quanto em casa, auxiliando na construção de uma rotina de estudos estável. Assim, ao longo dos games, seu filho precisa passar de níveis respondendo questões técnicas e práticas sobre os conteúdos do bimestre.

Para incluí-la no cronograma, é possível diversificar suas formas de utilização. Por exemplo, existem jogos físicos que estimulam o aprendizado, como quebra-cabeças, caça-palavras personalizado, stop e xadrez. Por outro lado, seu filho pode ter interesse em games virtuais que treinam suas habilidades estratégicas e de raciocínio lógico.

A melhor forma de incluir os jogos online na rotina é estabelecendo limites. Você precisa, então, conhecer quais são os níveis, os diferentes desafios e o público do jogo, para manter a segurança do seu filho e garantir que o aprendizado seja realmente eficaz. Aliás, que tal incentivar um momento cooperativo entre a família?

Muitos jogos virtuais podem ser realizados em equipe, permitindo um período de união familiar sem perder de vista a aprendizagem que o seu filho conquista com essa prática — desde como trabalhar em grupo até o desenvolvimento das competências necessárias para passar dos níveis.

Estabeleça recompensas pela finalização de atividades difíceis

O processo de recompensar é um dos mais eficazes para reforçar comportamentos saudáveis das crianças. Receber um elogio ou um presente, por menor que seja, estimula diversas áreas cerebrais que acionam o sistema de recompensa natural do corpo humano, liberando hormônios que dão a sensação de bem-estar.

É por isso que quando relacionamos a finalização de atividades difíceis com a conquista de um benefício, tendemos a transformar a tarefa em algo prazeroso e muito satisfatório. Consequentemente, a criança deseja cumprir outros exercícios para sentir-se bem de forma natural e espontânea.

Para criar um bom sistema de recompensas, combine com o seu filho quais são os pequenos presentes que ele quer receber depois de realizar suas atividades principais. Pode ser mais horas usando a tecnologia, um momento em família, uma refeição muito desejada ou algo físico.

Percebe como estabelecer uma rotina de estudos oferece diversos benefícios ao seu filho? Com ela, o pequeno desenvolve seu senso crítico, de responsabilidade e de limites, fortalece a autonomia e autoconfiança, além de reduzir os níveis de ansiedade e insegurança. Visando a garantir todas as vantagens, lembre-se de ter uma abordagem positiva para incentivar a aprendizagem de forma saudável.

O que achou do conteúdo? Quer continuar acompanhando dicas para criar uma rotina eficaz com os seus filhos? Então, curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.