reprovação escolar

Saiba como lidar com a reprovação escolar

A reprovação escolar é um dos assuntos que mais causam preocupação nos pais. Afinal, ver o filho estagnado nos estudos é sinal de que algo errado está acontecendo com a criança ou adolescente.

É necessário muito cuidado para tratar esse tema tão delicado com o filho, porque tem uma ligação direta com a autoestima. O recomendado é procurar sempre dialogar com o estudante para compreendê-lo melhor e ajudá-lo de maneira mais proativa nos momentos de dificuldade.

Neste post, destacaremos alguns fatores que precisam ser trabalhados para conviver melhor com a reprovação e contribuir para o seu filho obter melhores notas. Confira!

Procure as razões que provocaram a reprovação escolar

Colocar a culpa em uma criança ou adolescente pelas notas ruins está longe de ser uma iniciativa interessante para resolver esse problema. Tenha como objetivo inicial listar os aspectos que causaram o rendimento abaixo das expectativas na escola.

Alguns estudantes ficam bastante abalados por uma série de motivos, como a separação dos pais, a mudança de cidade, a chegada de um novo irmão e o bullying. Isso deve ser analisado com muito carinho, para que haja um entendimento claro do que afetou no desempenho no colégio. 

Uma forma de identificar os problemas enfrentados pelo seu filho é por meio do diálogo. Essa ação deve ser feita de forma tranquila, sem a intenção de culpar exclusivamente o aluno pela performance ruim. Os pais precisam estar abertos para ouvir a criança ou o adolescente.

Além disso, devem transmitir confiança e mostrar que estão dispostos a colaborar para o estudante ser mais feliz no colégio e tirar boas notas. Outra iniciativa é buscar o apoio de um psicólogo que ajudará o aluno a se conhecer melhor e a superar as dificuldades enfrentadas.

Crie uma rotina de estudos

A reprovação escolar deve ser encarada com seriedade pelos pais. Para mostrarem uma maior presença na rotina do filho, é indicado que estabeleçam uma rotina de estudos. De acordo com as matérias expostas no dia, o estudante terá que revisá-las em casa e fazer exercícios.

Essa prática é necessária para fixar o conteúdo de forma consistente. Também favorece a criação do hábito do estudo. Muitos pais sabem como é desgastante fazer o dever de casa quando uma criança ou adolescente demonstra má vontade e desinteresse com as tarefas do colégio.

A rotina de estudos pode ter metas de desempenho para o seu filho. A medida é uma forma de constatar se ele está conseguindo acertar, com facilidade, as questões apresentadas e incentivá-lo a ter um rendimento cada vez melhor.

Além disso, é uma maneira de os pais estarem mais envolvidos com o filho e contribuírem para ele superar as dificuldades que o impedem de tirar boas notas e avançar na escola. 

Fique mais próximo do seu filho

Não é fácil dar conta de muitos compromissos no dia a dia, porque há diversas demandas pessoais e profissionais na agenda. Mesmo assim, é fundamental reservar um período para avaliar o desempenho do seu filho na escola.

Powered by Rock Convert

É muito bom criar a rotina de estudos, mas é preciso constatar se ela está sendo útil para o aluno conseguir um rendimento melhor no colégio. Mostrar que está preocupado com a performance escolar do seu filho é fundamental para estar mais próximo dele. Sem o envolvimento dos pais, os riscos de reprovação escolar aumentam bastante, porque as chances de o estudante ficar desmotivado e desinteressado crescem de maneira considerável.

Aposte em recursos adicionais

Estar mais perto do filho e adotar uma rotina de estudo são atitudes vitais para melhorar a performance e diminuir as possibilidades de reprovação escolar. Mas desprezar alternativas para tornar o aprendizado mais consistente é um erro que deve ser evitado ao máximo.

Não deixe de contar com recursos adicionais para ajudar o estudante a evoluir. A internet pode fornecer bons conteúdos pelo YouTube e por meio de exercícios comentados. Uma opção interessante é contar com professores particulares que podem tirar dúvidas do estudante com mais facilidade.

Algumas escolas oferecem a mentoria que abrange um acompanhamento para os estudos serem feitos com mais qualidade, o que é imprescindível para a criança ou adolescente assimilar devidamente os conteúdos. Quanto mais alternativas forem utilizadas de forma correta para reforçar o ensino, maiores são as chances de sucesso. 

Esteja mais próximo da escola

Ficar mais perto do seu filho é uma postura louvável para ajudá-lo a vencer as dificuldades enfrentadas na escola. Por outro lado, o ideal é contar com uma parceria do colégio para vencer esse desafio.

Converse com professores e diretores para avaliar melhor as causas que levaram à reprovação escolar. Isso é muito importante para analisar o que pode ser feito para melhorar o desempenho do seu filho na instituição de ensino.

Ter uma parceria com o colégio é uma forma de criar um ambiente mais favorável para o estudante aprender. Procure ter uma relação cordial com docentes e gestores para o diálogo ser mais rico, o que contribui na elaboração de medidas para o aluno ter um rendimento de alto nível.

Participe de reuniões de pais com os professores, porque é uma forma de visualizar como o seu filho está em sala de aula. Dessa forma, fica mais fácil apontar para ele como deve agir e obter um bom aprendizado.

Mostre os pontos positivos do estudo

Muitas crianças e até adolescentes não pensam com carinho nas vantagens de estudar em uma boa escola, já pensou nisso antes? É obrigação dos pais, em conjunto com a escola, indicarem como uma boa formação escolar é importante para estudar em uma instituição de ensino superior de alto nível.

Também é positivo mostrar para os estudantes que o colégio transmite conhecimentos vitais para o dia a dia. Fazer cálculos, escrever corretamente e ter capacidade de argumentação são, por exemplo, ações fundamentais para exercer tarefas, direitos e deveres no cotidiano.

A reprovação escolar deve ser explorada como uma oportunidade de recomeço. Ou seja, como um estímulo para uma mudança com foco na melhoria contínua do aprendizado. Assim, é mais fácil o seu filho se envolver com o colégio e conseguir boas notas.

Se está à procura de boas dicas para o seu filho ser um ótimo aluno, assine a nossa newsletter agora mesmo! O conhecimento é essencial para evoluir a cada dia!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.