reforço escolar

6 sinais que podem indicar que o seu filho precisa de reforço escolar

Você já parou para pensar que o seu filho pode precisar de um reforço escolar? Esse suporte é algo comum porque o aprendizado não acontece da mesma forma para todos. Com um tutor para acompanhá-lo de perto nos estudos, é possível melhorar os resultados e ainda superar dificuldades que ele nem mesmo percebia.

De maneira geral, o objetivo das aulas particulares é atender às necessidades e aos propósitos de cada aluno. Por isso, o período de duração pode ser de meses, semanas ou de apenas alguns dias. O profissional responsável responde a dúvidas, propõe exercícios, cria materiais de estudo, ajuda na organização do tempo e incentiva o aluno.

Esse pode ser um suporte inevitável quando os pais ou responsáveis não conseguem acompanhar as lições dos filhos. Entretanto, você pode ficar de olho em alguns sinais que indicam a necessidade de um reforço escolar. Confira quais são eles a seguir!

1. Aversão a uma matéria da escola

Existem alunos que se cobram tanto para saírem bem em algumas matérias que acabam por criar bloqueios quando não alcançam os resultados que esperam. Esse comportamento costuma acontecer em disciplinas de Exatas e na redação para o vestibular — duas áreas dos estudos que são temidas pela maioria dos discentes.

O acompanhamento de um tutor particular é fundamental nesse caso. Com o suporte, o aluno consegue reconhecer o que está dificultando o seu aprendizado e pode se esforçar para superá-lo, sempre com um profissional supervisionando os resultados, fazendo correções e tirando as dúvidas que aparecem.

Os pais ou os responsáveis também têm um papel imprescindível nisso tudo. Isso porque a pressão da família, às vezes, acaba contribuindo para o bloqueio nas matérias, principalmente no caso de alunos que estão se preparando para o vestibular.

Apoio incondicional é a expressão-chave para ajudá-los a superarem essas dificuldades. Uma boa conversa pode facilitar a coleta de informações importantes sobre o problema e apontar o caminho de mudança. Se a solução for contratar um professor particular, o seu filho terá a melhor ajuda possível e você sentirá que está fazendo o melhor para auxiliá-lo.

2. Dificuldade em assimilar o conteúdo na sala de aula

Nem sempre a metodologia de aula adotada por um professor é a mais eficiente para todos os alunos. Aqueles que não se acostumam podem sofrer com baixos rendimentos no boletim escolar. Afinal, sem entenderem o conteúdo na hora da aula, eles levam as dúvidas para casa e não conseguem resolver as lições que os professores passam.

O que resta é correrem atrás de novas soluções por conta própria. Acredite: isso não é o que acontece na maioria dos casos. Na verdade, os estudantes ficam com lacunas no conhecimento, o que acaba virando uma “bola de neve” quando precisam aprender conceitos mais avançados, que dependem de assuntos já vistos em sala de aula.

O resultado disso costuma ser composto de notas baixas e da necessidade de fazer provas de recuperação, o que pode ser bem desgastante. A melhor maneira de prevenir isso é com as aulas particulares. O professor com a metodologia certa vai ajudar a colocar em dia o aprendizado do seu filho. Então, converse com ele para saber se existem dificuldades na compreensão dos assuntos. Se for necessário, converse também com os professores da escola para ouvir o que eles têm a dizer sobre o desempenho do seu filho.

Powered by Rock Convert

3. Notas baixas, mesmo com o empenho do aluno

O seu filho presta atenção nas aulas, estuda em casa e, mesmo assim, as notas do boletim escolar continuam baixas? Não precisa se preocupar porque é normal que os alunos sintam dificuldades particulares em uma matéria específica ou em uma área do estudo no geral, como Exatas ou Humanas.

Se esse for o caso, estimule o diálogo e converse com o seu filho para saber se não é o melhor momento de pedir uma ajuda profissional. Um professor particular pode auxiliá-lo a tirar dúvidas e cobrir lacunas no aprendizado. Em Matemática, por exemplo, muitos conceitos dependem de noções básicas que, se não forem compreendidas totalmente, dificultam outros processos.

4. Nervosismo em relação a um período específico

Quando os alunos estão se preparando para o vestibular ou para uma prova de recuperação, é muito comum que eles precisem lidar com o nervosismo que antecede esses momentos importantes de avaliação. As aulas particulares podem ajudá-los a lidarem com a ansiedade antes do Enem, por exemplo.

Por conta da necessidade de aprender os assuntos em um prazo específico, a pressão e a angústia podem ser ainda maiores. Um professor particular será a “companhia perfeita” para tranquilizá-los até o dia da prova.

5. Desmotivação com os estudos

Deixar que o seu filho estude sozinho uma matéria que ele não entende só o deixará mais e mais desmotivado. Nos primeiros dias, ele tentará fazê-lo, mas, à medida que notar que não consegue absorver os assuntos e resolver as lições de casa, pode se desanimar e perder o foco.

As aulas particulares podem ajudá-lo a resgatar a conexão com os estudos e a melhorar a sua autoestima. Com os resultados cada vez melhores na escola, a dinâmica familiar e os relacionamentos fora de casa também têm reflexos positivos. Contratar um professor particular pode ser uma excelente maneira de motivar o seu filho a estudar.

6. Dificuldade para administrar o tempo

A dificuldade de manter o foco e usar bem o tempo de estudo pode revelar um desajuste específico dos alunos. Então, é bom prestar atenção. Quando isso acontece, é comum que os jovens ou as crianças procrastinem e acabem não realizando todas as lições de casa ou estudando para as provas.

Nesse caso, a vantagem das aulas particulares é que elas acontecem em horários fixos na semana e a companhia do professor evita que haja dispersões Dessa forma, o seu filho passa a ter uma rotina de estudos mais organizada e vai desenvolvendo a capacidade de manter o foco por um longo tempo nos estudos.

Esperamos que o nosso post tenha esclarecido a importância do reforço escolar. Como vimos, esse pode ser o suporte de que o seu filho precisa para superar dificuldades particulares e fazer dos estudos algo menos complicado. Com um profissional para guiá-lo, será mais fácil ter uma rotina organizada e manter a concentração.

Agora, para acompanhar as novidades e mais dicas como essas, aproveite para seguir a nossa fanpage no Facebook.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.