redação do enem

10 dicas que podem ajudar a alcançar a nota máxima na redação do Enem

A etapa de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das fases mais importantes da avaliação e tem um enorme peso na nota final da prova. Por isso, é fundamental que os estudantes se preparem para esse momento da melhor forma possível.

A banca examinadora do Enem exige que os candidatos elaborem um texto dissertativo-argumentativo coerente com o tema proposto na redação. Assim, é necessário demonstrar senso crítico e ter criatividade e uma boa capacidade de escrita para ter chances de tirar nota máxima no exame.

Acompanhe o texto a seguir e confira 10 dicas valiosas para se preparar para a redação do Enem!

1. Treine a escrita toda semana

Para produzir um texto sobre qualquer tema, é essencial se manter atualizado e praticar bastante a escrita. É por meio do treino que o aluno percebe quais são os seus pontos fortes, quais podem ser potencializados e também quais são os aspectos que podem ser aperfeiçoados.

Por isso, a indicação é treinar a escrita toda semana, de preferência sobre assuntos diferenciados e atuais. Para ter inspiração, vale ler redações de outros candidatos que alcançaram nota máxima na avaliação.

2. Elabore redações sobre diversos assuntos

Outra dica é escrever redações sobre diversos temas e fazer um checklist do que precisa constar no texto. Basicamente, a redação deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão, além de bons argumentos com a solução do problema proposto de acordo com as exigências da prova.

Para ter um bom desempenho nessa etapa, é importante ter um amplo repertório cultural e conhecimento para conseguir escrever sobre diversos assuntos. A recomendação é fazer leituras constantemente, estudar por simulados e buscar estar sempre atualizado sobre as novidades.

3. Preste atenção aos erros

Assim que o estudante for produzindo as redações, é imprescindível prestar bastante atenção aos erros, sobretudo os de ortografia e gramática. Alguns deslizes podem acabar reduzindo a nota da prova, por isso é sempre bom pedir para outra pessoa corrigir os textos.

Caso o aluno não conheça alguns termos e expressões, é indicado ter sempre um dicionário para consulta. Outra dica é buscar por sinônimos para as palavras a fim de que a redação não se torne cansativa e repetitiva.

4. Analise a estrutura

Como já mencionado, a estrutura da redação do Enem geralmente exige introdução, desenvolvimento e conclusão, sempre baseados em argumentos sólidos e consistentes. A banca examinadora avalia principalmente esses critérios no momento de dar a nota aos candidatos.

Nesse sentido, antes de começar a escrever, leia o texto de apoio disponibilizado na prova e reflita por alguns minutos sobre os pontos que não podem faltar na redação. Assim, fica mais simples elaborar uma redação sucinta, objetiva e de qualidade — aspectos bastante valorizados pelos examinadores do Enem.

5. Exercite a caligrafia

Fazer exercícios de caligrafia com frequência também é muito importante para alcançar um bom resultado na redação do Enem. É importante ter em mente que os erros são comuns e que apenas com bastante prática é que o candidato pode aperfeiçoar a escrita.

Powered by Rock Convert

Sempre que for treinar a produção textual, busque desenvolver o texto tendo como base o tempo proposto pela banca examinadora. Muitas vezes, o aluno pode ter dificuldades para construir os argumentos por conta da pressão e da ansiedade, mas é vital se manter focado para entregar uma redação de qualidade.

6. Tenha atenção às regras de ortografia

Ter atenção às normas da Língua Portuguesa e da ortografia também é fundamental para entregar um texto de excelência. Vírgulas, expressões e termos, por exemplo, devem ser revisados constantemente, sem fugir do tema proposto.

Alguns dias antes da prova, também vale a pena cronometrar o tempo necessário para escrever a redação. Alguns candidatos podem se sentir pressionados para escrever após responder às questões objetivas da prova, por isso é imprescindível treinar com antecedência para não correr o risco de ter problemas na hora da avaliação.

7. Mantenha-se atualizado sobre os temas

Em geral, a banca examinadora do Enem testa o conhecimento e a capacidade dos candidatos de produzir textos sobre diversos assuntos. Logo, é essencial estar sempre atualizado sobre os acontecimentos e temas mais debatidos na sociedade e na mídia.

Nesse sentido, uma dica é ler sites de notícias, jornais e revistas com frequência. Com isso, o aluno ainda tem a chance de aumentar seu repertório e de construir argumentos baseados em fatos consistentes e verídicos.

8. Use os textos de apoio

A redação do Enem também apresenta textos de apoio para auxiliar os candidatos a elaborarem o conteúdo mais alinhado à proposta do exame. A partir do texto complementar, fica mais simples desenvolver a redação no modelo dissertativo-argumentativo exigido pela banca examinadora.

Na maioria das vezes, os textos de apoio estão repletos de informações que ajudam na criatividade e na construção dos argumentos. Assim, mesmo não conhecendo a fundo o tema proposto, o aluno tem a chance de produzir um conteúdo diferenciado e relevante.

9. Foque no tema proposto

Além da estrutura padrão da redação do Enem, o candidato também deve considerar o tema proposto e as competências exigidas pela banca. No momento da prova, é importante demonstrar domínio da Língua Portuguesa e conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Para isso, é preciso compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas para desenvolver o tema. Ademais, é essencial se manter atento à seleção de fatos, opiniões e pontos de vista que podem enriquecer a redação.

10. Tenha conhecimento das competências avaliadas

Existem alguns elementos e competências a que o candidato deve prestar atenção para ter mais chances de tirar nota máxima na redação do Enem. Basicamente, o texto deve ter uma introdução com uma tese, além de uma contextualização sucinta do assunto proposto.

O desenvolvimento deve conter argumentos com fatos e dados verídicos, e a conclusão deve apresentar a solução do problema proposto na introdução. O importante é praticar constantemente a escrita dentro dos critérios do exame de modo a ter maior segurança para entregar a prova.

Como a redação do Enem é um dos principais critérios de aprovação, é fundamental que o candidato se preocupe em ter uma boa preparação para evitar comprometer a nota final da prova. Apenas com bastante treino e revisão é possível construir textos de qualidade e que correspondam às exigências da banca examinadora.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e siga o Colégio Verbo Divino nas redes sociais: Facebook, Instagram, Flickr e YouTube.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.