projeto pedagógico

Projeto pedagógico do CVD: como funciona e quais os seus diferenciais?

O projeto pedagógico é um documento das instituições de ensino que serve para guiar os trabalhos da escola. É nele que constam a missão do colégio e como deve ser o planejamento das atividades ao longo do ano.

Desse modo, é por meio do documento que a escola define suas diretrizes, sempre buscando melhorar a qualidade de ensino. Assim é no Colégio Verbo Divino, que tem um projeto político pedagógico pensado no desenvolvimento integral de seus alunos.

Quer conhecer melhor como funciona e os diferenciais do projeto pedagógico do CVD? Confira as informações reunidas neste post e descubra por que considerar a escola para matricular o seu filho!

Por que as escolas devem ter um projeto pedagógico consistente?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o projeto político pedagógico é uma obrigação das instituições de ensino. O documento indica as diretrizes, as metas e os caminhos que serão seguidos, não somente para gestores e professores, mas para toda a comunidade escolar.

Contudo, muito mais do que uma simples burocracia, é necessário escolher escolas que se dedicam à elaboração desse documento — de forma a ter uma relação transparente com as famílias da sua maneira de trabalho.

Além disso, ele deve ser focado em uma educação de qualidade para os estudantes. Sendo assim, o CVD acredita que um projeto político pedagógico precisa ser coeso, completo e flexível para atender às necessidades dos alunos e favorecer o processo de ensino e aprendizagem.

O documento permite ainda que a instituição anseie alcançar seu potencial máximo, bem como delimitar os compromissos com a formação integral de suas crianças e seus jovens.

Como é criado um projeto pedagógico?

É um documento em que a escola estabelece metas (de curto, médio e longo prazo) e quais os passos para alcançá-las — contando com a participação da direção, professores, alunos, colaboradores da instituição de ensino e famílias. É no projeto pedagógico em que se tem também o papel social do colégio.

A ideia é trabalhar com ações que identifiquem falhas e tragam melhorias para a rotina da escola. Dessa maneira, é fundamental que os pais tenham acesso a esse documento, a fim de conhecer os valores, a situação presente e as diretrizes para melhorar as fragilidades da instituição, de forma clara e objetiva.

Porém, ao contrário do que muitos possam pensar, não são diretrizes elaboradas apenas pela direção: pelo contrário, é preciso ouvir diferentes pontos de vista, especialmente da comunidade escolar.

Para o Colégio Verbo Divino, quanto maior a participação da comunidade escolar, mais a função social da escola se sobressai no processo democrático de interações sociais.

A criação do projeto também considera as mudanças ocorridas na sociedade, que se refletem na educação, como uma escola preparada para atender a geração digital.

Powered by Rock Convert

Como é o projeto pedagógico do CVD? Quais são os principais pontos do documento?

O projeto político pedagógico do CVD foi inspirado para oferecer uma educação transformadora. É importante destacar que ele foi construído em consonância com as demais unidades da Rede Verbita.

Os pontos mais relevantes desse documento são a caracterização do carisma e da missão Verbita, o relacionamento com as famílias/sociedade, as concepções didáticas e a organização do ensino.

Outros aspectos que merecem destaque no projeto pedagógico são:

  • protagonismo do aluno, de modo que ele seja encorajado a analisar situações e descobrir as soluções;
  • desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos junto à formação acadêmica;
  • formação continuada dos educadores.

Quais as principais preocupações do CVD ao criar o projeto pedagógico?

Ao elaborar o projeto pedagógico, o Colégio Verbo Divino tem a preocupação de responder às demandas da sociedade contemporânea em constante transformação. Um exemplo é o enfrentamento do CVD ante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19.

A instituição representa uma referência no que se refere ao planejamento e organização do ensino híbrido, bem como ao engajamento e aplicação das normas de segurança e higienização na retomada das aulas presenciais. Dessa forma, o CVD retrata responsabilidade e flexibilidade em um cenário inconstante e novo.

Como o projeto pedagógico do CVD reflete no ensino?

No ensino das crianças, o documento do CVD tem o intuito de nortear a forma como a instituição planeja suas ações estratégicas e metas a fim de evoluir no processo de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, as crianças e jovens se beneficiam a partir da constante ação reflexiva dos educadores de sua prática pedagógica.

Além disso, o colégio direciona seus esforços em fomentar a participação dos colaboradores em especializações, cursos e eventos. O objetivo é que os educadores possam aperfeiçoar a qualificação profissional em sua área de atuação e em seu desenvolvimento da espiritualidade.

Quais são os outros diferenciais do CVD na educação?

Além de todo o cuidado na elaboração de um projeto político pedagógico completo, é preciso ressaltar outros diferenciais do CVD, como:

  • carisma da espiritualidade Verbita, inspirada no Santo Arnaldo Janssen;
  • formação integral do indivíduo nas dimensões física, espiritual, emocional, intelectual e social;
  • valorização da diversidade e foco na inclusão como direito social;
  • transparência nas ações desenvolvidas;
  • compromisso com o desenvolvimento humano e cristão desde a Educação Infantil:
  • preocupação com a autonomia, responsabilidade social, ética e empatia dos alunos;
  • ensino fundamental com foco na organização da rotina e hábito de estudo, aliados à tecnologia e ludicidade;
  • ensino médio com planejamento de estudos individualizado voltado para processos seletivos de alta performance e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de preparação para a vida por meio de orientação vocacional.

Por que os pais deveriam matricular seus filhos no CVD?

Sabemos que a oferta de escolas é grande, o que deixa muitos pais na dúvida sobre qual é o melhor colégio para o seu filho. Em relação ao CVD, além dos pontos destacados acima, é necessário considerar que a escola une a tradição de 88 anos de educação em Barra Mansa com a constante inovação das metodologias de ensino do século 21.

Além disso, oferece um espaço físico privilegiado, com ambientes amplos e com segurança, o que favorece o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, propiciando um clima adequado à aprendizagem.

Como você viu, o projeto pedagógico traz diretrizes importantes da instituição de ensino. No CVD, o documento aponta os valores, metodologias e metas da escola, mostrando os diferenciais em relação à qualidade de seu aprendizado.

Quer descobrir por que o Colégio Verbo Divino é a escola ideal para o seu filho? Conheça mais sobre a nossa instituição de ensino!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.