Programação para crianças: como esse recurso auxilia no desenvolvimento

6 minutos para ler

A programação para crianças está cada vez mais presente nos colégios, e um dos motivos é a contribuição que ela oferece para o desenvolvimento de diversas características importantes. Com ela, os estudantes podem alcançar um rendimento melhor.

Um aluno precisa ser estimulado a aprimorar o raciocínio lógico, a trabalhar em equipe e a conviver com as diferenças de ponto de vista, por exemplo. Por isso, aulas de robótica e de programação são iniciativas que ajudam a enriquecer o currículo escolar.

Neste post apontaremos aspectos positivos de usar a tecnologia em sala de aula e de optar por uma instituição de ensino que prioriza a inovação para melhorar o aprendizado. Acompanhe!

Atente aos benefícios da programação para crianças

Você tem como meta ver o seu filho desenvolver novas habilidades, certo? Pensando nisso, destacamos benefícios da programação para crianças que vão chamar a sua atenção. Confira!

Organizar os pensamentos

Para resolver um problema, é necessário avaliar diversas possibilidades. Em uma aula de robótica, um aluno precisa analisar o que pode ser feito para concluir uma tarefa de maneira eficiente.

Isso somente é possível ao listar os passos que devem ser efetivados para atingir o desempenho esperado. Essa capacidade de organizar as ideias proporciona ao estudante mais autonomia para enfrentar as dificuldades — o que também é importante para a vida fora do ambiente escolar.

Escrever melhor

Quem não gosta de ler um texto claro e direto? Ver seu filho fazer isso com maestria é motivo de satisfação. Você pode até achar curioso, mas a programação para crianças é uma maneira de atingir esse objetivo.

Ao ter mais habilidade para organizar as ideias, o estudante terá condições de estruturar um texto corretamente. Dessa forma, pode elaborar um conteúdo que apresente ligações entre as partes de forma lógica.

Redigir um texto que possa ser facilmente entendido é algo relevante para os alunos, afinal, a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta pontos valiosos para os que desejam entrar em uma boa instituição de nível superior.

Ter mais afinidade com a língua inglesa

Mais uma vantagem marcante da programação para crianças nas escolas abrange o envolvimento com o inglês. Alguns termos adotados pela robótica estão nesse idioma, o que obriga o aluno a conhecer melhor a língua inglesa.

À medida que um estudante passa a ter mais contato com um idioma, maiores são as possibilidades de compreendê-lo de forma plena. Muitas empresas, principalmente as de grande porte, exigem dos funcionários um conhecimento avançado do inglês.

Se um estudante dominar a língua inglesa e tiver afinidade com a tecnologia, ele estará mais habilitado a entrar no mercado de trabalho. Esse é um ponto que deve ser considerado com relação ao futuro do seu filho, concorda?

Melhorar o desempenho em Exatas

Física e Matemática são duas matérias que preocupam bastante os estudantes. Muitos apresentam dificuldades na compreensão dos temas dessas duas disciplinas, o que dificulta a resolução de problemas.

A partir do momento em que um aluno tem mais costume de colocar o raciocínio lógico em prática, menores são os riscos de errar uma questão que exija cálculo e interpretação de informações.

A programação para crianças tem como uma das prioridades fazer o aluno sair da zona de conforto o mais rapidamente possível. Essa iniciativa propicia um estímulo vital para analisar diversos cenários de maneira mais abrangente e rápida. Isso é imprescindível para a resolução de exercícios de forma correta.

Estimular a criatividade

Já imaginou o seu filho criar um game que pode virar um sucesso em pouco tempo? Saiba que isso pode ser perfeitamente viável por meio de aulas de programação que priorizem o desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis ou desktops.

O conhecimento adquirido é um recurso vital para um estudante ser mais criativo na programação de sistemas. Ao ter condições de organizar as ideias e de pensar de forma lógica, um aluno terá os subsídios necessários para criar um game ou aplicativo interessante para muitas pessoas.

Muitos jovens estão entrando no mercado de trabalho graças às habilidades desenvolvidas em programação. Esse fator mostra como ter conhecimento nessa área é um diferencial que deve ser levado em consideração.

Aumentar a autoestima

Ver o filho mais confiante é um sonho para muitos pais, por isso a programação para crianças é um recurso que as escolas não podem abrir mão no momento para manter os alunos motivados e engajados.

Ao perceber que estão resolvendo problemas com mais facilidade, os estudantes passam a ter uma autoestima mais elevada. Isso é fundamental para enfrentar novos desafios com confiança e não ter medo de conviver com a frustração.

O equilíbrio emocional e a autoestima em alta são itens que ajudam qualquer pessoa a superar momentos difíceis e a enfrentar as adversidades de maneira mais madura. Esse é um aprendizado relevante também para viver em sociedade.

Usar a internet de forma mais produtiva

Já parou para pensar nos sites mais visitados pelo seu filho? Avaliou como esses conteúdos têm ajudado no desenvolvimento dele como ser humano?

Esses questionamentos vão ajudar você a compreender como a programação para crianças é necessária para fortalecer o aprendizado. As aulas de robótica e o desenvolvimento de games ou apps podem, por exemplo, estimular o seu filho a usar a internet de forma mais inteligente.

Em vez de ficar nas redes sociais assistindo a vídeos que não agregam nada, a criança ou o adolescente pode pesquisar dados relativos à demanda apresentada em sala de aula. Essa é uma postura que demonstra mais responsabilidade, o que é muito positivo.

Opte por um colégio que reconheça o papel da tecnologia no ensino

São muitas as vantagens da programação para o desenvolvimento dos estudantes, por isso é válido pesquisar e analisar como uma instituição de ensino utiliza a tecnologia para tornar a escola mais atraente e melhorar a qualidade do aprendizado.

Além de visitar as instalações, é recomendado conversar com a coordenação pedagógica para entender como a tecnologia é empregada para o conteúdo ser assimilado pelos estudantes. Esse cuidado pode fazer uma grande diferença para o seu filho no futuro.

A programação para crianças é uma tendência que veio para ficar. Esse aspecto mostra como as escolas estão preocupadas em usar a tecnologia para reter os estudantes e fazê-los alcançar um rendimento mais expressivo.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância da programação para crianças? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário neste post e participe da conversa!

Posts relacionados

Deixe um comentário