programação e matemática

Programação e matemática: qual a relação entre essas áreas?

A Matemática é uma disciplina que é geralmente ensinada de maneira pouco construtiva e didática nas escolas. Além de dificultar o aprendizado como um todo, o modelo tradicional de ensino acaba desestimulando os mais novos a aprender a matéria.

Por isso, muitos educadores buscam outras formas de tornar os alunos mais engajados e interessados nos cálculos. A Programação, por exemplo, é uma forma eficiente e que pode auxiliar significativamente a apreensão dos diferentes conhecimentos.

Acompanhe a seguir e entenda qual a relação entre Programação e Matemática e como as duas áreas podem beneficiar os estudantes. Confira!

Como funcionam as áreas de Programação e Matemática?

A Matemática é uma disciplina fundamental para a formação escolar. É por meio desse conhecimento que as crianças e os jovens aprendem a raciocinar logicamente, a fazer cálculos e a utilizar fórmulas para uma série de ocasiões. Mais do que isso, o conteúdo matemático pode auxiliar os estudantes a compreenderem o mundo e a realidade ao seu redor.

Os saberes matemáticos estão diretamente relacionados a outras ciências, como a Química e a Física, que são matérias abordadas a partir do ensino médio. Ter uma boa base de Matemática, portanto, é essencial para os discentes terem melhores resultados e desempenhos em toda a fase escolar. 

Já a Programação é uma área da tecnologia que desenvolve o pensamento computacional nos alunos. Na disciplina, os mais novos aprendem a programar softwares e aplicativos, que é uma habilidade bastante valorizada atualmente no mercado de trabalho.

Inclusive, saber programar é considerado tão importante quanto ter domínio de um idioma, uma vez que muitas empresas buscam cada vez mais profissionais com essa competência no currículo. O ensino de Programação é uma maneira de garantir que o seu filho tenha diferencial competitivo, o que oferece diversas vantagens para o seu futuro.

Quais os benefícios da Programação e Matemática para o processo de ensino?

Vivemos em uma realidade voltada para o virtual, em que as habilidades digitais são extremamente requisitadas, representando um grande diferencial. Quando a escola prioriza o estudo da Matemática relacionada à Programação, os estudantes podem apresentar melhores rendimentos nos conteúdos que são comuns a ambas as disciplinas.

O desenvolvimento da capacidade analítica, por exemplo, é fundamental para os mais jovens conquistarem independência e aprenderem a superar desafios. Da mesma forma, o trabalho em equipe é uma prática essencial para os discentes se tornarem profissionais qualificados. 

Existe uma série de benefícios ao unir as duas matérias no contexto educativo. Veja quais são os principais a seguir.

Aumento da criatividade

Com o incentivo da tecnologia em sala de aula, os alunos podem trabalhar e aumentar a criatividade. As atividades de Programação, por exemplo, desafiam constantemente o desenvolvimento de ideias criativas para a resolução de problemas.

A competência pode ser favorável também no ensino de outras matérias, como a própria Matemática. Os recursos digitais utilizados amplamente nas aulas podem, portanto, despertar novas capacidades e estimular o envolvimento no ambiente escolar.

Raciocínio lógico

Tanto a Matemática quanto a Programação contam com conteúdos específicos que contribuem para o aperfeiçoamento do raciocínio lógico nos estudantes. Ter esse conhecimento é essencial para alcançar um bom aprendizado e para desenvolver um pensamento mais rápido e ágil.

Com isso, os alunos podem apresentar melhores resultados em outras áreas da vida, pois começam a assimilar melhor o mundo ao seu redor. Esse é o primeiro passo para compreender questões sobre sequenciamento, que é um conteúdo fundamental da Programação.

Resolução de problemas

Outro benefício de abordar as duas matérias na escola é que os alunos conseguem aprender a resolver problemas por si próprios. O conhecimento é fundamental para ter um bom desempenho nas atividades escolares, mas mais do que isso: esse pode ser um diferencial para o futuro do estudante.

O pequeno compreende como analisar diferentes cenários e a propor ideias para resolvê-los ou, até mesmo, melhorá-los. Isso também estimula a criatividade, a proatividade e o amadurecimento dos mais novos.

Concentração

Ao começar a programar, o aluno trabalha a cognição e o raciocínio lógico, que são duas capacidades essenciais para a concentração. Com isso, ele passa a ter mais facilidade para entender e resolver questões das matérias de Exatas.

Para além das disciplinas mais lógicas, toda a rotina de estudo pode ser melhorada com esse tipo de conhecimento. Com a concentração sendo estimulada constantemente, fica mais simples colocar em prática o que foi aprendido na teoria em sala de aula. 

Trabalho em equipe

As aulas de Programação também são úteis para incentivar as crianças e os jovens a trabalharem melhor em equipe com os colegas de turma. Essa prática é fundamental para desenvolver a tolerância e a empatia e, ainda, para criar relações pessoais mais saudáveis e duradouras.

Quando o estudante aprende desde cedo a atuar em equipe, ele tem mais chances de se tornar um adulto menos individualista e egoísta, passando a pensar mais nas outras pessoas. Mesmo que alguns projetos, principalmente de Programação, sejam desenvolvidos de forma individual na escola, os alunos são constantemente estimulados a compartilhar seus resultados com os outros discentes.

Melhora do desempenho

Um dos principais motivos de muitos alunos apresentarem dificuldade em Matemática é que a matéria geralmente não é abordada de forma prática. Ou seja, os estudantes não entendem como podem aplicar os conteúdos no dia a dia.

A Programação, por outro lado, pode ser ensinada em sala de aula de maneira dinâmica, abordando conhecimentos e fórmulas matemáticas. Com isso, o discente consegue interligar os saberes e aplicar o que foi aprendido em sua realidade, o que torna a aprendizagem mais divertida no geral.

Os pais que desejam ver os filhos terem melhores desempenhos na disciplina, devem escolher uma escola que se preocupe em oferecer esse tipo de aprendizado para os alunos. O Colégio Verbo Divino conta com aulas de Programação e Matemática no currículo para motivar ainda mais os estudantes. Com o uso intensivo da tecnologia, é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo, o que torna as atividades mais prazerosas e interessantes.

Quer conhecer mais os diferenciais que o Colégio Verbo Divino oferece? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.