porque aprender programação

Por que aprender programação é importante para crianças?

Por que aprender programação? Com o avanço tecnológico, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a importância de desenvolver o pensamento computacional no seu filho. Afinal, essa habilidade não apenas o ajudará em relação às demais áreas do conhecimento, como também vai prepará-lo para o futuro.

Nesse mesmo sentido, aprender a programar softwares e aplicativos será uma grande vantagem para o jovem ao entrar no mercado de trabalho, uma vez que essa será uma habilidade cada vez mais requisitada pelas empresas.

Pensando nisso, vamos explicar por que aprender programação deve ser algo fundamental na lista de interesses do seu filho, para que ele consiga se destacar em seu futuro profissional. Continue a leitura e confira!

É uma habilidade essencial para o futuro

Saber programar é praticamente tão importante quanto ter domínio da língua inglesa, uma vez que as empresas procuram cada vez mais por profissionais com essa habilidade. Inclusive, essa tendência tende a continuar crescente nos próximos anos.

Por isso, investir na programação para crianças é uma forma de garantir ao seu filho um diferencial competitivo para quando ele entrar no mercado de trabalho, oferecendo uma grande vantagem ao seu futuro.

Desenvolve o raciocínio lógico

Não importa se o seu filho esteja desenvolvendo um software ou um aplicativo, o fato é que ele precisará de um bom raciocínio lógico para programar. Isso porque será necessário organizar mentalmente as sequências a fim de que o código funcione.

Incentiva a criatividade

Mentes criativas são fundamentais para enfrentar problemas de qualquer ordem, não é mesmo? Ao incentivar seu filho a estudar programação, você estimula a criatividade da criança, pois ela se tornará criadora de programas, e não mais uma simples usuária.

Ajuda a solucionar problemas por meio de análises

Você sabia que a capacidade analítica é fundamental para formar adultos mais independentes e capazes de ultrapassar obstáculos? Uma forma de desenvolvê-la desde cedo é por meio do aprendizado de programação. Afinal, será preciso testar o mesmo código diversas vezes até encontrar e corrigir seus problemas.

Ensina a trabalhar em equipe

Apesar de parecer uma tarefa solitária, as aulas de programação incentivam as crianças a trabalharem em equipe para atingirem um determinado objetivo. Essa prática é fundamental para que ela aprenda a criar relações pessoais e profissionais mais saudáveis e duradouras.

Envolve várias disciplinas

Apesar de a programação ser entendida como uma linguagem, ela tem o potencial de desenvolver a criança de forma multidisciplinar. Isso acontece porque, para programar um código, é preciso colocar em prática conhecimentos de física, química e matemática, além do inglês.

Estimula a persistência

Por fim, para saber programar, a criança precisará ter muito treino e estudo, além de bastante dedicação e persistência. Dessa forma, ela vai conseguir superar as inúmeras tentativas e erros até acertar o código de forma que ele funcione como imaginado.

Agora você já sabe por que aprender programação é tão importante para as crianças. Portanto, lembre-se de escolher uma escola que ofereça esse aprendizado para o seu filho, bem como metodologias capazes de formar cidadãos completos para a vida pessoal e profissional.

Se gostou deste tema, aproveite para assinar nossa newsletter. Dessa forma, você poderá receber os nossos novos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.