mudança de horario escolar

Como ajudar os filhos na adaptação com a mudança de horário escolar

Provavelmente, você já percebeu que, assim como os adultos, as crianças são mais produtivas em diferentes períodos do dia. Algumas delas, por exemplo, apresentam mais facilidade de aprendizado durante a manhã, enquanto outras estão mais atentas durante a tarde. 

Por conta disso, a mudança de horário escolar pode fazer com que elas tenham algumas dificuldades no começo, principalmente para manter o foco. Isso pode causar irritabilidade e, até mesmo, atrasos no aprendizado.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como a mudança de rotina nos estudos pode influenciar o desempenho escolar do seu filho e como ajudá-lo nessa adaptação. Continue a leitura e confira!

Como a mudança de rotina pode influenciar o desempenho escolar?

Mudanças em uma rotina já estabelecida — mesmo que sejam pequenas — podem causar uma série de alterações no organismo de uma pessoa, seja ela uma criança, seja ela um adulto. Dentre os sintomas, é possível notar indisposição, sono e, até mesmo, estresse e ansiedade.

Para as crianças em idade escolar, a mudança de rotina causada por uma alteração no horário de entrada e de saída da escola pode ser o suficiente para desencadear esses sintomas, além de influenciar o desempenho do aprendizado. 

Como ajudar os seus filhos nessa adaptação?

A mudança de horário da escola pode ser ocasionada por uma série de motivos, como as normas da instituição de ensino ou, até mesmo, por conta de mudanças na rotina dos pais. 

Se a criança estava acostumada a estudar à tarde, mas mudará para o período matutino, por exemplo, além de ter que acordar mais cedo, ela também precisará conhecer novos professores e colegas, o que pode causar certa relutância.

No entanto, saiba que, com algumas ações simples praticadas dentro de casa, é possível preparar o pequeno para essa nova jornada. Pensando nisso, a seguir, apresentaremos algumas dicas para ajudar os seus filhos a se adaptarem aos novos horários de aulas. Confira!

Antecipe a rotina com uma semana de adaptação

Organizar a rotina de volta às aulas pode ser complicado para os pais, uma vez que as crianças precisam deixar as brincadeiras das férias de lado para retornar aos aprendizados da escola. Quando há também uma mudança nos horários escolares, esse retorno pode ser ainda mais complicado.

Uma dica para tornar essa transição mais fácil é antecipar a nova rotina de forma a criar uma semana de adaptação. Dessa maneira, será possível permitir à criança que ela se acostume com os novos horários que terá dali para frente, por exemplo, acordando mais cedo, caso passe a estudar de manhã.

Dialogue com a criança e explique a situação

Se a mudança nos horários foi causada por uma alteração na rotina dos adultos, procure dialogar com as crianças de forma a explicar a situação da melhor forma possível. Mostre a elas que essa nova realidade trará benefícios para toda a família e busque recompensá-las de alguma forma por tentarem se adaptar, levando-as para passear no parque aos fins de semana, por exemplo.

Lembre-se de que mudar a rotina dos pequenos pode deixá-los irritados, portanto, procure tornar a adaptação o mais gradual possível para eles.

Ajuste o tempo de uso de aparelhos eletrônicos

Sabemos que o uso da tecnologia na educação pode revolucionar a forma como o aprendizado ocorre. Porém, é preciso ter cuidado para que os dispositivos eletrônicos não tirem o foco dos pequenos nos estudos.

Para evitar que isso aconteça, estabeleça horários para o uso de tablets, smartphones e computadores. Se os seus filhos precisarem fazer pesquisas na Internet, estipule alguns limites, não permitindo, por exemplo, o acesso às redes sociais e aos aplicativos de conversação.

Adapte a rotina dos demais membros da família

A mudança de horário escolar não afeta apenas as crianças, mas todos os membros da família. Afinal, todo mundo precisará se ajustar à nova realidade dos pequenos, principalmente em relação aos horários de dormir e de acordar. 

Por isso, procure adaptar também a rotina dos demais moradores da casa, de forma que essa transição seja a mais tranquila para todos.

Ajude a criança a estabelecer uma rotina mais regrada

Estabelecer uma rotina de estudos pode não ser fácil, principalmente para a criança fazer sozinha. Por isso, procure sempre ajudar os pequenos a determinarem os horários que precisarão seguir e a estipularem um cronograma de estudos. 

Com um planejamento mais regrado, eles poderão organizar os momentos de lazer e de aprendizado de forma a não se sobrecarregarem e nem deixarem as lições de lado, além de conseguirem também reservar um tempo para passar com o restante da família.

Não associe a escola a algo ruim

Algumas crianças podem ter mais dificuldade para aceitar a nova rotina e descontar a frustração nos estudos. Para evitar que isso aconteça, procure sempre mostrar o lado positivo dessa mudança, de forma que elas se sintam motivadas a participarem da dinâmica atual.

Além disso, evite associar a escola a coisas e sentimentos ruins, para que a criança não culpe a instituição pelas mudanças no seu dia a dia. Uma boa ideia é sempre motivar o seu filho a estudar, para que ele veja que você apoia o seu aprendizado de forma constante.

Abra espaço para a criança opinar

Nossa última dica deste post é buscar sempre abrir espaço para as crianças opinarem sobre as mudanças em suas rotinas. Estimular o diálogo com os filhos é importante não apenas para eles entenderem o que está acontecendo e a relevância dessas decisões, mas também para que saibam que sempre poderão expressar as suas ideias e as necessidades perante os demais. 

Como vimos, a mudança de horário escolar pode gerar um grande impacto na vida dos pequenos, ocasionando, até mesmo, dificuldades de aprendizado. Por isso, se os seus filhos estão passando por essa alteração na rotina, não perca mais tempo e coloque agora mesmo as nossas dicas em prática — certamente, eles vão ajudar a sua família a se adaptar a essa nova realidade!

Se este post foi útil, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você poderá receber os nossos conteúdos mais recentes diretamente em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.