melhores universidades do rio de janeiro

Conheça as melhores universidades do Rio De Janeiro

Quem está na fase de escolher um curso superior precisa considerar vários fatores antes de tomar qualquer decisão, como avaliar em qual instituição de ensino estudará. As melhores universidades do Rio de Janeiro se destacam nos quesitos ensino, mercado, internacionalização, pesquisa e inovação.

Antes de apresentarmos as principais instituições cariocas, vale a pena destacar uma excelente maneira que os estudantes podem usar para analisar a qualidade dos cursos superiores. Estamos falando da nota que o MEC (Ministério da Educação) atribui para cada curso superior do país, consulta que pode ser feita no site do INEP.

A seguir, descubra um pouco sobre as cinco melhores universidades do Rio de Janeiro. Nossa lista se baseia no mais recente Ranking Universitário Folha (RUF), feito anualmente pela Folha de São Paulo, que usa dados nacionais e internacionais para ranquear as instituições superiores brasileiras. Confira!

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A UFRJ está no topo da lista de melhores universidades do Rio de Janeiro, além de ter sido classificada como a terceira melhor do país, segundo o levantamento da RUF 2019, ficando apenas atrás da USP (Universidade de São Paulo) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em ensino, que considera quatro critérios, dos quais se destaca a nota da instituição no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a UFRJ ficou em quarto lugar no ranking nacional, empatada com a USP.

No quesito mercado, a Federal do Rio de Janeiro também ficou na quarta posição no ranking nacional, empatada com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Esse quesito considera a percepção das empresas empregadoras sobre a preferência de contratação de acordo com as instituições de ensino dos candidatos.

Em internacionalização, que considera as citações internacionais por docentes e publicações feitas em coautoria internacional, a UFRJ ocupa outra vez a quarta posição no ranking nacional.

No quesito pesquisa, que considera nove componentes, dentre eles o total de publicações, bolsistas no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e teses, a UFRJ ficou na quinta posição no ranking nacional.

Em inovação, a UFRJ libera o ranking em nível nacional pelo segundo ano consecutivo. Para essa avaliação são considerados o número de patentes solicitadas pela instituição e a quantidade de estudos em parceria com o setor produtivo do país.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

A UERJ ocupa o segundo lugar entre as melhores universidades do Rio de Janeiro. No ranking nacional, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro está entre as vinte melhores, ocupando a 17° posição. Embora geralmente seja a segunda opção dos estudantes cariocas, atrás da UFRJ, dependendo do curso e da localização, a UERJ pode ser a melhor opção.

No quesito ensino, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro ocupa a 25° posição em nível nacional. Assim como a UFRJ, é uma excelente escolha para os estudantes que desejam ter o suporte de professores qualificados e ingressar na carreira acadêmica.

No quesito mercado, a UERJ está no top 10 das melhores do país, ocupando a 10° posição. Isso significa que o diploma na instituição também tem grande peso em seleções de emprego. Em internacionalização, a UERJ ocupa a 12° posição; no quesito pesquisa, 13°. Em inovação, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro ocupa a 33° posição.

Universidade Federal Fluminense (UFF)

A UFF ocupa a terceira posição entre as melhores universidades do Rio de Janeiro. No ranking nacional, a instituição está dentro do top 20, ocupando a 17° posição. No estado do Rio, a Universidade Federal Fluminense não fica atrás em nível de excelência, com ótimos resultados segundo critérios nacionais e internacionais.

No quesito ensino, a UFF ocupa a 13° posição em nível nacional. É uma das federais mais procuradas no SISU e se destaca pela qualidade do campus, além da sua infraestrutura diferenciada. No quesito mercado, está na posição 17, demonstrando grande relevância para conquistar emprego no mercado de trabalho.

Em internacionalização, a UFF ocupa a posição 28. No quesito pesquisa, está em 27°; em inovação, 22°. Para saber se a Federal Fluminense é a escolha certa para você que mora no Rio de Janeiro, avalie a nota que o curso do seu interesse oferecido pela instituição tem no MEC e compare com a nota de outras universidades cariocas.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

A PUC-RJ ocupa o quarto lugar entre as melhores universidades do Rio de Janeiro. No Brasil, a instituição privada é conhecida por ser uma das pioneiras no ensino do empreendedorismo. Um dos exemplos mais significativos desse renome é a sua incubadora de empresas, em que a grande maioria das marcas sobrevive após saírem da instituição.

No requisito ensino, a PUC do Rio ocupa a posição 34 em nível nacional; em mercado, sua classificação é 25°. No quesito internacionalização, a PUC-RJ ocupa lugar de destaque, na quinta posição. Em pesquisa, a instituição ocupa a posição 19; no quesito inovação, está em no top 10, na décima posição.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

A UFRRJ está em quinto lugar no ranking das melhores universidades do Rio de Janeiro. Em nível nacional, a instituição ocupa a posição 35. Além disso, o seu campus é um dos maiores da América Latina.

Não é por acaso que a instituição tem lugar de destaque no cenário acadêmico carioca. No quesito ensino, a UFRRJ está na posição 26 em nível nacional. Em mercado, está em 88°; no quesito internacionalização, a instituição está em 82°; em pesquisa, 39°; inovação, 32°.

É normal que essas universidades com boas qualificações exijam critérios mais elevados para selecionar novos alunos. Por isso, quem deseja ingressar em instituições de renome precisa se preparar para os vestibulares com antecedência e contar com a orientação de professores experientes. O Colégio Verbo Divino (CVD), por exemplo, conta com um time de profissionais qualificados, além de bons resultados no ENEM e em outros vestibulares.

Gostou das informações que encontrou até aqui? Esperamos que sim! Agora que você já conhece as melhores universidades do Rio de Janeiro, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e veja o que os seus colegas têm a dizer sobre esse assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.