linguagem de programação para crianças

Linguagem de programação para crianças: veja quais as mais indicadas

A linguagem de programação para crianças é uma oportunidade de desenvolver desde cedo a capacidade de resolver problemas, usando a criatividade, a tecnologia e o raciocínio lógico. Acreditamos que trazer esse universo para o currículo dos alunos é um dos motivos que fazem o Colégio Verbo Divino uma referência na região de Barra Mansa (RJ).

Nossa equipe trabalha de forma contínua preparando os alunos para os desafios da atualidade e as inovações que ainda estão por vir. Na esteira desse desenvolvimento, a promoção da linguagem de programação para crianças e adolescentes vem trazendo várias vantagens para os propósitos pedagógicos do Colégio.

Hoje, vamos explicar mais sobre como esse aprendizado funciona. Aproveite para entender desde o básico até qual é a linguagem de programação mais recomendada para seu filho. Acompanhe!

O que significa ensinar programação?

Antes de entrarmos em detalhes sobre a melhor linguagem de programação para crianças, vale a pena entender o que se ensina quando uma escola oferece programação para os alunos.

Como explica Marcelo Araújo, Analista de Suporte Computacional no Colégio Verbo Divino, o ensino de programação tem o objetivo de “transformar o ‘consumidor’ de tecnologia em um futuro ‘criador’ de tecnologia”.

Programar é se comunicar com o computador por meio de códigos. Usando a linguagem dele, todos podem executar uma infinidade de tarefas.

Para ensinar programação básica, principalmente para as crianças, é necessário usar métodos visuais que ofereçam um passo a passo para que uma tarefa seja executada por qualquer um, desde que as instruções sejam seguidas.

O computador precisa de uma sequência de comandos estruturada para chegar ao resultado esperado sempre que for executado; o programador (o aluno), por sua vez, precisa aprender as instruções para chegar aos resultados de forma lógica e conseguir criar programas reais, como jogos e aplicativos.

Quais são as vantagens da linguagem de programação para as crianças?

Com a tecnologia presente cada vez mais cedo na vida de crianças e adolescentes, a educação digital se torna uma necessidade crucial para todos.

Ela visa tornar as pessoas mais conscientes sobre a utilização da internet e sobre como usar a tecnologia a favor do aprendizado. É aí, então, que a linguagem de programação surge como uma importante ferramenta de transformação para o mundo atual.

Grande parte dos pais e familiares ficam preocupados com o tempo que as crianças e os adolescentes passam na frente dos computadores. De fato, o uso da tecnologia pode ser uma preocupação se utilizada de forma excessiva e sem propósitos pedagógicos.

A linguagem de programação é uma alternativa para aproveitar todo esse interesse das crianças e dos adolescentes pelas tecnologias. Saiba mais a seguir.

Programar é estimular a criatividade e o raciocínio lógico

Elaborar códigos de programação é uma atividade que depende diretamente do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas. Isso poderia deixar a impressão de que a programação envolve apenas a capacidade analítica e dispensa a criatividade, mas isso está longe de ser verdade, principalmente na linguagem de programação para crianças.

O ensino na Educação Infantil e Fundamental está muito ligado ao lúdico. Não é por acaso que a programação para crianças é planejada com base na criação de animações e jogos. Elas se sentem estimuladas e desafiadas diante de projetos de programação realmente atrativos.

Conexão com as matérias da escola

Aprender programação também é capaz de melhorar o entendimento do seu filho sobre conceitos matemáticos e da física. Por usar bastante do raciocínio lógico, programar ajuda os professores a tornar as disciplinas de exatas mais atrativas para os alunos.

Além disso, seu filho passa a ser estimulado a melhorar as habilidades comunicativas. A criação de códigos de um programa exige bastante clareza sobre cada etapa, principalmente em projetos em grupo. Sem falar que os alunos interessados podem se sentir desafiados a aprender e exercitar o inglês, a principal língua da programação.

Uma nova linguagem, uma nova maneira de ver o mundo

As habilidades de dividir um problema em problemas menores e mais fáceis, organizar etapas sequenciais e lógicas são estimuladas em projetos de programação. Esse pensamento computacional também afeta a maneira como seu filho vê o mundo.

As crianças criam a capacidade de categorizar os problemas da sociedade e criar soluções para resolver impasses do dia a dia. No mundo do trabalho, essa será uma competência muito valiosa, que ajudará seu filho a se tornar um adulto mais compreensivo e analítico.

Aproveitar melhor o tempo na frente do computador

Programar pode entregar a seu filho uma oportunidade de usar o computador para descobrir novas coisas, aprender e se divertir.

É uma chance de tornar a programação um hobby da criança e estimular a busca na internet para tirar dúvidas em lições de casa.

Qual é a linguagem de programação mais indicada para crianças?

Os métodos mais tradicionais em cursos de programação para orientar os alunos na criação de códigos são a escrita dos algoritmos em papéis e a criação de fluxogramas. No entanto, essas maneiras podem ser bastante complexas para crianças, que precisam de mais estímulos visuais para construir o aprendizado.

O Analista Marcelo Araújo explica que o método ideal para ensinar programação para crianças é a “linguagem de programação em bloco”. Essa linguagem nasceu para aproximar os conceitos da programação ao cotidiano de crianças e adolescentes.

O aprendizado se torna um logo parecido com o brinquedo da marca LEGO. Dessa forma, seu filho aprende ao mesmo tempo que pode se divertir. Como explica Marcelo, “a criança sem noção prévia de programação consegue programar usando blocos pré-definidos”.

Os blocos são cada um de uma cor e representam condições, comandos, entre outras variáveis que, juntas, fazem parte da construção de uma unidade representada pelo programa, que pode ser um game ou uma animação, por exemplo.

A junção dos blocos é feita na interface de um software de programação, na qual as crianças conseguem visualizar os blocos, aprender as sequências lógicas e ver os resultados das suas ações.

Como a linguagem de programação é trabalhada no Colégio Verbo Divino?

São muitas as vantagens da linguagem de programação para crianças. No Colégio Verbo Divino, usamos a linguagem de programação em bloco em aulas especiais para estimular o pensamento computacional das crianças e tornar a escola um lugar ainda mais atrativo por meio da tecnologia.

As aulas fazem parte do nosso projeto de Aprendizagem Maker, em parceria com a Mind Makers, que visa inserir a robótica e a computação desde cedo na vida dos alunos.

A linguagem de programação para crianças não é apenas uma atividade que estimula habilidades secundárias. Estamos falando de algo capaz de transformar o aprendizado de crianças e adolescentes. É com esse espírito que o Colégio Verbo Divino oferece a linguagem de programação no currículo para desenvolver mentes criativas!

Ficou com alguma dúvida? Nossos canais de atendimento estão abertos para observações, elogios e sugestões. Acesse o site do Colégio Verbo Divino e entre em contato com a gente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.