leitura infantil

Leitura infantil: como incentivar o hábito em crianças e adolescentes?

Com tantos atrativos no mundo digital, não são muitas as crianças que ainda se interessam pelos livros. No entanto, ler é importante para o desenvolvimento cognitivo, formação de vocabulário, aquisição de conhecimentos, além do estímulo ao senso crítico, imaginação e criatividade.

Por tudo isso, é fundamental que os pais incentivem esse hábito entre seus filhos. Mas como fazer? Como incluir a leitura infantil de uma forma natural entre as atividades dos seus filhos?

Se você também tem essas dúvidas, vai gostar do nosso post. Continue a leitura e confira nossas dicas de como estimular o gosto pelos livros em crianças e adolescentes.

Como incentivar a leitura nas crianças?

Acompanhe a seguir algumas alternativas para estimular a leitura infantil.

Crie o momento da leitura

Os livros devem fazer parte do dia a dia dos pequenos. Por isso, estipule alguns momentos por semana dedicados à leitura de uma obra diferente. Nessa hora, desligue os eletrônicos, como o tablet e a televisão, para que o foco seja somente a história. Aos poucos, eles vão se acostumar e sentir prazer em conhecer novas obras.

Depois da leitura, acostume-se a conversar com a criança sobre o enredo, faça perguntas e estimule-a a refletir sobre a mensagem transmitida pelo livro.

Para ter sempre uma história nova, vá com seu filho à biblioteca para que ele possa escolher uma obra de sua escolha.

Se a sua rotina for muito corrida por conta do trabalho, separe alguns minutinhos à noite para ler com a criança na cama, antes de dormir.

Torne o momento divertido

Para as crianças, os livros podem ser vistos como mais uma brincadeira, em que elas vão conhecer novas histórias e personagens. Você pode ler para seu filho, inclusive fazendo as variações de entonação de voz para as situações e depois pedir para ele recontar a história.

Outra sugestão é também encená-la, criando fantasias e cenários improvisados. Os pequenos vão adorar e ficar interessados na leitura infantil.

Escolha um livro do interesse da criança

Para despertar o gosto pela leitura, é preciso escolher livros do interesse da criança e adequados à faixa etária. Para as bem pequenas (até 2 anos), você encontra opções com fantoches, livros de banho, com texturas e outros atrativos que já podem ser o primeiro passo para que elas descubram a leitura. Deixe-as livres para folhear e mexer como quiser, pois tudo nessa fase é novidade.

É preciso alguns cuidados com os mais crescidinhos também: não adianta tentar atrai-los com histórias muito longas. Eles vão cansar fácil e preferir um brinquedo no lugar do livro. Por isso, escolha obras mais curtas, com textos simples e poucos personagens.

Powered by Rock Convert

Escolher livros cujos personagens a criança já conhece também pode ser uma alternativa para atrair sua atenção e despertar o gosto pela história.

Monte um cantinho para ler

Uma ideia bacana para incentivar a leitura infantil é montar um cantinho dedicado aos livros em casa. Mas não precisa ser nada muito elaborado. Pode ser uma poltrona ou até mesmo algumas almofadas, uma luminária e uma prateleira com as obras. A ideia é que seja aconchegante para que toda a família tenha um espaço para a leitura.

Dê o exemplo

Sabemos que as crianças copiam os hábitos dos adultos — então, se você quer que seu filho se interesse pelos livros, dê o exemplo. Acostume-se a ler livros, revistas e jornais e, assim, desperte a curiosidade das crianças por boas histórias.

Como incentivar a leitura nos adolescentes?

Mas e com os adolescentes? Quais táticas utilizar para que tomem gosto pelos livros? Acompanhe abaixo.

Adote livros digitais

Não é novidade que os jovens não se desconectam. Então como competir com a tecnologia? Oferecendo livros nesse formato. Eles poderão ler os e-books diretamente no tablet ou smartphone, dispositivos com os quais ficam bem à vontade.

Sugira livros de filmes ou séries

Outra estratégia é se valer do interesse que os adolescentes têm por séries e filmes e oferecer os livros que originaram essas histórias. Como já conhecem a trama e os personagens, vão ficar interessados em ler a história em um novo formato e até em descobrir algum detalhe que não foi passado para o vídeo.

Ofereça o poder da escolha

Cada geração tem gostos e interesses diferentes, por isso não tente impor uma obra ao seu filho só porque é seu livro de cabeceira, por exemplo. Deixe-o escolher os livros de seu interesse ou pegar sugestões com os amigos, sem fazer comentários ou censurar. Com isso, a leitura torna-se leve e prazerosa e não uma atividade realizada por obrigação.

Alguns jovens podem preferir gibis ou revistas no lugar dos livros e não há problema nessa escolha, o importante é que eles criem o hábito da leitura.

Ajude a despertar a curiosidade

Fale sobre os livros que você conhece e desperte a curiosidade em seu filho. Leve-o também a livrarias, centros culturais, feiras de livros e bibliotecas para que fique interessado em novas obras e autores. Em casa, tenha um espaço reservado para os livros e que seja de fácil acesso para o adolescente.

Quais livros são indicados para crianças e adolescentes?

Acompanhe a seguir algumas sugestões de obras para despertar o gosto pela leitura nesse público.

Crianças

  • “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry;
  • “O Menino e o Tuim”, de Rubem Braga;
  • “Marcelo, Marmelo e Martelo”, de Ruth Rocha;
  • “Andira”, de Rachel de Queiroz;
  • “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato.

Adolescentes

  • “As aventuras de Robin Hood”, de Alexandre Dumas;
  • “20 mil léguas submarinas”, de Júlio Verne;
  • “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga;
  • “Harry Potter”, de J. K. Rowling;
  • “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos;
  • “A Droga da Obediência”, de Pedro Bandeira.

A leitura vai apresentar um novo mundo para crianças e adolescentes, pois cria mais repertório, instiga a curiosidade e também ajuda na concentração. É, portanto, um hábito que deve ser incentivado em casa, pois ajudará no desenvolvimento pessoal e acadêmico desse público.

Gostou das dicas que apresentamos para estimular o hábito da leitura? Tem alguma tática diferente que você utiliza ou já utilizou com seus filhos? Divida sua experiência conosco deixando um comentário neste post!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.