ingles na escola

É possível aprender inglês na escola sem a necessidade de um curso extra?

Vai começar a investir no estudo de uma segunda língua para a vida dos seus filhos? É uma iniciativa incrível, pois esse aprendizado oferece inúmeros benefícios à vida das crianças. Mas será que o inglês na escola resolve essa preocupação? Afinal de contas, qual é o papel do colégio no ensino de um idioma estrangeiro?

É o que vamos responder neste post. Antes de qualquer coisa, é importante entender que aprender inglês durante a infância ajuda os pequenos no desenvolvimento de habilidades cognitivas. Eles passam a entender naturalmente que existem muitos códigos capazes de nomear cada coisa no mundo, dentro e fora da sua língua materna.

E na vida adulta, seus filhos vão agradecer por esse contato com o inglês desde cedo, tendo em vista que o aprendizado do segundo idioma é um requisito básico para grandes oportunidades de emprego no mundo globalizado.

Agora, vamos juntos ver se é possível aprender inglês na escola. Também daremos neste post algumas dicas de como potencializar os estudos do idioma com as crianças e os jovens e mostrar a importância de escolher uma instituição de ensino de qualidade. Confira!

Entenda como é ensinado inglês na escola

O inglês na escola é tradicionalmente oferecido como mais uma das disciplinas presentes na grade curricular. Em boas instituições de ensino, o aprendizado do idioma estrangeiro já é estimulado por meio de brincadeiras e atividades leves e divertidas nos anos do ensino infantil, a partir de quatro ou cinco anos de idade.

Nessa primeira etapa, o ensino acontece a partir de metodologias que valorizam o aspecto lúdico e divertido do aprendizado. Nos anos do ensino fundamental e médio, os alunos têm contato com as estruturas do idioma a partir de um caráter mais didático, a partir de materiais e atividades extracurriculares que exigem maior concentração e disciplina.

É normal familiares acreditarem que o inglês ensinado na escola não seja o suficiente para os seus filhos. Por isso, muitos jovens entram em cursos extras de idiomas visando a fortalecer o aprendizado desde cedo, sendo algo ótimo. De maneira geral, quanto maior a interação com a língua estrangeira, mais rápido é o aprendizado!

Contudo, quando o inglês se torna algo habitual no dia a dia da criança, é natural que as estruturas do novo idioma façam parte da maneira de interpretar o mundo ao seu redor. Nesse sentido, a escola tem o papel importante de despertar desde cedo o interesse pela língua estrangeira e aproximar as crianças de suas estruturas básicas. O grande desafio é justamente oferecer um leque de atividades atrativas e úteis para esse ensino.

Nesse contexto, fica claro que não devemos encarar o investimento no inglês para as crianças como “curso de idiomas vs. escola”. Afinal de contas, ambas podem ajudar os pequenos na jornada rumo à fluência na segunda língua!

Alie o aprendizado na escola com outras práticas

Vimos que o contato frequente com o inglês é a chave para potencializar o aprendizado. Nesse sentido, exercitar o idioma é fundamental. De nada adianta estudar na escola e em algum curso se em casa não há uma rotina de estudos complementares.

Inclusive, quando estimulado desde cedo, o estudo em casa ajuda a criança a se tornar uma pessoa autodidata e proativa. Veja nossas dicas a seguir.

Planejamento do estudo complementar em casa

Tudo começa a partir de um planejamento para dividir a atenção de celulares, telas e brinquedos com o estudo do inglês. No início, é interessante ensinar à criança os momentos do dia que ela se dedicará aos estudos complementares do idioma.

É importante mostrar que esse é um compromisso semelhante aos estudos para as disciplinas tradicionais da escola. No entanto, o compromisso pode se tornar divertido com brincadeiras que reforcem palavras em inglês aprendidas na instituição de ensino.

Acompanhamento dos materiais didáticos

Por mais que os materiais didáticos voltados ao ensino de inglês para crianças tenham abordagens facilitadas, é importante a presença de um adulto durante o processo de ensino-aprendizagem — de modo a ajudá-las na compreensão das lições de casa e motivação nos estudos. As atividades podem envolver desenhos, livros, recomendações de vídeos ou filmes do universo infantil.

Uso de mídias digitais

As mídias digitais ajudam a tornar o estudo completar mais divertido e menos cansativo. Uma ótima opção são os conteúdos animados presentes na internet que são exclusivamente dedicados ao contato da criança com o inglês. Desenhos animados no YouTube estimulam o aprendizado do idioma de maneira lúdica.

Nos desenhos, os personagens repetem palavras do dia a dia e falam com um ritmo apropriado para a compreensão. Além disso, as músicas e as imagens ajudam na associação com as palavras estrangeiras.

Escolha uma escola com ensino de qualidade

Vimos que a escola desempenha um papel crucial no aprendizado do inglês. Além de fortalecer a importância desse investimento desde muito cedo, os professores escolares podem aproximar crianças e jovens às estruturas básicas do idioma e oferecer materiais complementares para os estudos fora do colégio.

Portanto, vale a pena seguir alguns critérios a fim de avaliar a qualidade do ensino oferecido na escola dos seus filhos. Dessa forma, você garante que eles tenham esse contato inicial com o inglês — o qual será extremamente rico e propício ao longo da vida.

Veja se a unidade oferece um programa de atividades focado no ensino de língua estrangeira ou se essa é mais uma das disciplinas da grade curricular. Além disso, procure saber se a equipe pedagógica é capacitada para ensinar o idioma. O inglês na escola é um passo importante para estabelecer o contato da criança com uma segunda língua, portanto, busque uma instituição que proporcione uma metodologia diferenciada.

O Colégio Verbo Divino coloca seus alunos desde muito cedo em contato com o inglês, a partir de aulas e atividades extracurriculares, como oficinas e apresentações. Assim, já nas etapas do ensino infantil, a criança consegue se acostumar com as estruturas do idioma e absorvê-las facilmente.

Já conhecia o Colégio Verbo Divino? Para saber mais detalhes sobre esse e outros pontos, acesse nosso site e entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.