ginástica artística para crianças

Conheça 4 benefícios da ginástica artística para crianças

A ginástica artística para crianças é um investimento que os pais devem considerar. Afinal, essa modalidade esportiva consiste em um conjunto de provas (solo, salto sobre o cavalo, barras assimétricas etc.) que exigem força, flexibilidade, dedicação, foco e muita persistência.

Esse esporte contribui para as crianças apresentarem um maior desenvolvimento motor. Além disso, ajuda a ter mais cuidado com o corpo e expor um controle emocional maior, pois elas precisam de calma e concentração para realizar os movimentos de maneira precisa.

Neste post, detalharemos 4 benefícios da prática da ginástica no ambiente escolar e a importância de uma instituição de ensino oferecer atividades extracurriculares para a evolução dos alunos. Confira!

1. Aumentar a socialização

A ginástica artística para crianças é muito indicada para tornar os filhos mais sociáveis. Ao estar em contato com outras pessoas que apresentam gostos em comum, fica mais fácil fazer amizades e estabelecer um diálogo sadio.

Essa modalidade esportiva exige também espontaneidade, principalmente na prova de solo, em que o atleta deve apresentar uma série de movimentos para o público. Vencer esse desafio torna a crianças mais confiante e aberta à interação com outras pessoas.

Dependendo da escola em que estiver praticando esse esporte, o aluno pode participar de competições em outras cidades. Isso é uma forma positiva de conhecer outros lugares, o que proporciona uma experiência de vida muito interessante e ajuda a criança a vencer a timidez.

À medida que tem contato com mais pessoas, o aluno tem novas experiências e uma maior bagagem para conversar com familiares, amigos e colegas de escola. Dessa forma, fica mais sociável e aberto para interagir.

2. Ter mais saúde física e psicológica

Sair do sedentarismo é outro aspecto positivo da ginástica artística para crianças. Praticar esportes é uma opção válida para fortalecer a musculatura e melhorar a coordenação motora. Esses fatores são imprescindíveis para o estudante ter mais força física e confiança para outras tarefas do cotidiano.

Além disso, é uma maneira de prevenir, já na infância, problemas como o colesterol alto e a obesidade. A ginástica artística tem como vantagem marcante acelerar o amadurecimento do estudante. As provas exigem um grande esforço para serem executadas com perfeição.

Para isso, é necessário conviver bastante com o erro e a frustração de não conseguir os resultados esperados imediatamente. Esse cenário favorece a criança a compreender que as dificuldades fazem parte da vida, sendo fundamental ter tranquilidade e persistência para superá-las aos poucos.

Perceber que nem tudo acontece da forma que gostaríamos é indispensável para a criança crescer mais forte emocionalmente. Esse fator vai ajudá-la a se tornar um adulto mais equilibrado em suas emoções e consciente dos seus direitos e responsabilidades.

3. Seguir regras

Ter mais atenção com as regras faz parte dos benefícios proporcionados pela ginástica artística — já pensou nisso antes? Contar com o filho mais obediente em casa é o sonho de muitos pais, sem dúvida nenhuma.

Mas qual a relação entre a ginástica artística e o fato de a criança estar mais ciente das suas obrigações em casa e no colégio? Isso é simples de explicar. Essa modalidade esportiva contém uma série de princípios que devem ser seguidos em cada prova para o atleta conseguir bons resultados.

Uma performance de alto nível só é viável com muita disciplina e respeito às regras. Do contrário, o aluno não executará os movimentos com maestria, mesmo que apresente potencial para atingir esse objetivo. Ao adquirir mais disciplina e respeitar as regras, a criança terá mais condições de ser um adulto ético e que convive com as pessoas de forma harmônica.

4. Conhecer os próprios limites

Superar desafios faz parte de qualquer esporte e de muitas circunstâncias em nossas vidas. Na ginástica artística para as crianças, os alunos percebem que necessitam vencer obstáculos para evoluir a cada dia.

Por outro lado, é necessário reconhecer os próprios limites para não ter uma contusão grave por meio do esforço físico ou pela tentativa de executar um movimento para o qual não está preparado no momento.

Reconhecer que é preciso ter mais calma e força física para seguir adiante é uma maneira de o estudante conhecer os próprios limites. Não adianta ter força de vontade e muito talento para se destacar na ginástica artística, pois é essencial mostrar bom senso e paciência para melhorar aos poucos.

Ter consciência das próprias limitações é uma bagagem que a criança pode levar para a vida adulta. Esse fator é relevante para um indivíduo adotar o planejamento no cotidiano, o que é vital para ter mais qualidade de vida.

Entenda a importância das atividades extracurriculares em uma escola

Você já percebeu que a ginástica artística para as crianças é uma ótima alternativa para deixá-las mais sociáveis e dispostas a superar novos desafios, não é mesmo? Mas nem todos têm disposição para praticar esse esporte.

Por isso, é válido apostar em uma escola que apresenta uma boa variedade de atividades extracurriculares. No caso do Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa (RJ), há muitas opções para os alunos. Além da ginástica artística, eles podem frequentar aulas de balé, dança e teatro.

A escola também oferece aulas de futsal, natação, xadrez e minivoleibol. O objetivo é proporcionar ao estudante oportunidades para desenvolver a coordenação motora, a capacidade de concentração, a convivência com as diferenças e o desejo de buscar a melhoria contínua.

As aulas extracurriculares também ajudam a organizar a rotina da família, porque os pais não precisam se deslocar para outros lugares com o objetivo de proporcionar momentos de lazer e de aprendizado para os filhos.

É inegável que a ginástica artística para crianças oferece ótimos benefícios para o desenvolvimento do seu filho em termos físicos, emocionais e afetivos. Por esse motivo, vale a pena incentivar um estudante a se envolver com essa modalidade esportiva.

Se você gostou das nossas opções de atividades extracurriculares, entre em contato conosco agora mesmo! Será um prazer tirar todas as suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.