gamificação na educação

Gamificação na educação: como ajuda no desenvolvimento dos alunos?

Sendo uma forte tendência contemporânea que traz novas maneiras de pensar vários setores da sociedade, a gamificação na educação é uma metodologia extremamente útil para ajudar as crianças no desenvolvimento de habilidades. Além disso, é muito mais atrativa e engajadora quando comparada a metodologias do ensino tradicional.

Mas você sabe o que significa esse termo? Vamos responder às principais dúvidas em relação ao assunto. Continue a leitura e veja como a gamificação é usada para potencializar o ensino de crianças e adolescentes!

O que é gamificação na educação?

De maneira geral, a gamificação é toda atividade que adota o design de jogos para aumentar o engajamento de seus participantes. Ela tem o potencial de criar um ambiente divertido, desafiador e imersivo, no qual as pessoas conseguem aprender e realizar tarefas como se estivessem participando de um jogo — quando, de fato, elas estão participando de um jogo.

A gamificação tem sido uma grande aposta na educação do século XXI. Essa metodologia se vale de comportamentos naturais do ser humano para potencializar o ensino. Estamos falando de socialização, competitividade, diálogo e desejo de ter uma recompensa depois de realizar um esforço.

Esses estímulos tornam as atividades pedagógicas muito mais atraentes para crianças e adolescentes.

De que forma a gamificação contribui para a formação dos alunos?

A gamificação na educação contribui para o desenvolvimento de habilidades sociemocionais que melhoram o aprendizado. Veja a seguir.

Engajamento com as atividades

Um dos grandes desafios dos professores é disputar a atenção dos alunos com os celulares e as conversas paralelas em sala de aula. A gamificação é uma ótima maneira de conseguir captar o foco dos estudantes e permitir que eles exercitem cada vez mais a capacidade de concentração.

Trabalho em equipe

As atividades podem exigir que os estudantes se dividam em equipes para lidar com os desafios pela frente. Dessa forma, o ambiente lúdico do jogo estimula o diálogo e a colaboração entre os jovens.

Resolução de problemas

Os jogos apresentam desafios que estimulam a criatividade das crianças para resolver problemas. Muitas vezes, a interdisciplinaridade dos temas favorece o exercício de inteligências múltiplas. O aluno precisa se planejar, pensar nas consequências e avaliar vários fatores antes de tomar as decisões que geram a progressão de determinada jornada.

Como a gamificação é aplicada na educação?

A sofisticação das ferramentas tecnológicas contribui bastante para a presença de atividades pedagógicas pensadas a partir da gamificação, como o uso de jogos digitais populares para aumentar o engajamento dos alunos.

Mas ela não precisa acontecer exclusivamente em ambientes digitais. Os jogos planejados pelos professores podem se valer tanto de recursos digitais quanto de recursos analógicos ou mistos.

De maneira geral, podemos perceber que essas atividades apresentam algumas formas padronizadas, como:

  • estilo da narrativa — uma história com início, meio e fim;
  • regras e avatares;
  • desafios, recompensas e missões;
  • tempo predeterminado;
  • necessidade de lidar com perda e vitória;
  • controle do jogador sobre os rumos da jornada.

Se a gamificação na educação contribui de várias maneiras para a formação dos alunos, tornando a metodologia de ensino da escola mais rica, é importante que os familiares a considerem na hora de avaliar a qualidade de ensino das crianças. É uma maneira divertida, moderna e engajadora de educar e aprender!

Gostou do conteúdo? Outro assunto importante que surge quando falamos na educação dos alunos, é a metodologia ativa de ensino. Se ainda não ouviu falar desse tipo de abordagem, entenda agora como ela pode beneficiar o ensino de crianças e adolescentes.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.