Férias em família: qual a importância de investir nesse momento?

6 minutos para ler

Cada vez mais o nosso dia a dia fica conturbado, especialmente por causa dessa hiperconexão trazida pela internet. O grande contraponto desse cenário é que, apesar de estarmos nos comunicando e interagindo o tempo todo, muitas vezes a interação humana face a face é prejudicada e acabamos desconectados ― e, por vezes, isolados ― da realidade.

Como evitar que a era digital nos afaste dos nossos entes queridos e como construir uma relação saudável com os nossos filhos? Uma das respostas está nas férias em família — excelente oportunidade de termos um tempo de qualidade com as pessoas que amamos.

Há benefícios incríveis de tirar férias em família. Além de serem momentos divertidos e que permitem um escape do cotidiano, as férias ajudam as famílias a crescerem e aprenderem de várias maneiras.

Muitas das boas lembranças da sua infância provavelmente são frutos das memórias de férias nas casas dos avós, em algum parque, na praia ou de refrescantes banhos de mangueira, não é mesmo?

Listamos neste post a importância desses momentos de lazer e os benefícios de investir nas férias em família. Acompanhe!

Por que as férias são importantes para pais e filhos?

Quando adultos, fazemos a contagem regressiva para as férias para recarregar as baterias. Embora com uma perspectiva diferente da nossa, esse também é um momento profundamente benéfico para as crianças, especialmente quando todos se reúnem. O principal motivo é que a família deixa as obrigações cotidianas e se concentra no lazer, repartindo esse presente valioso que é o tempo juntos.

Mesmo que nem todo mundo consiga fazer uma grande viagem ou ter uma intensa programação de atividades, as férias representam uma ocasião que não deve faltar na relação entre pais e filhos.

Além das crianças e dos adolescentes receberem uma atenção extra que nem sempre é possível durante o ano, as férias são um tempo de compartilhamento diferente do habitual, que deve ser aproveitado. Uma boa ideia é combinar a diversão e os aspectos emocionais e educacionais.

Trata-se de uma oportunidade de criar um ambiente enriquecedor, que ofereça novas experiências de interação social, física, cognitiva e sensorial. Imagine a sua família unida na piscina, se sujando de areia na praia, brincando na grama, indo ao cinema ou ao parque de diversões, ou simplesmente cozinhando em casa.

Os pontos citados acima contribuem para o desenvolvimento desses laços, ao mesmo tempo que proporcionam o crescimento das crianças e dos jovens nos aspectos citados.

Quais são os principais benefícios de passar as férias em família?

Para que você compreenda com mais detalhes a importância das férias em família, separamos alguns benefícios de investir nesse momento.

Alívio do estresse da rotina

A rotina diária pode ser cansativa até mesmo para as crianças, tanto que a neurociência aponta os efeitos devastadores do estresse para o desenvolvimento infantil. Nesse sentido, as férias são importantes para que corpo e mente tenham espaço para se recuperar das atividades e convivências diárias obrigatórias.

Nas férias, os pensamentos de adultos e crianças descansam de todas as atividades que ocupam a maior parte do tempo: trabalho, responsabilidades do dia a dia, escola, atividades extracurriculares etc.

Fortalecimento de laços afetivos

Mais que relaxamento e diversão, é essencial lembrar que a parte mais importante das férias é passar um tempo de qualidade com quem você ama. Essa é uma oportunidade maravilhosa de se reconectar com o que realmente é a vida: carinho, amor, graciosidade, gratidão, calor e sorrisos.

Às vezes a correria do dia a dia faz com que entremos em um piloto automático e deixemos de lado pequenos afetos que fazem total diferença para um relacionamento feliz e harmonioso. Se entre adultos esse afastamento já é capaz de gerar conflitos, imagine como as crianças se sentem ao viver em um ambiente tomado por irritação, individualismo ou ausência.

É claro que as férias não são um antídoto para as nossas atitudes impensadas, mas podem ser um momento de resgate e da criação de novos padrões de ação para um futuro mais feliz — especialmente na relação com os filhos.

Criação de memórias prazerosas

As férias em família também são um acontecimento para a celebração e a criação de memórias prazerosas que levaremos para toda a vida. Essas recordações constituem parte importante da nossa história e retratam tempos de muita leveza e felicidade.

Agora, pare e pense sobre a sua infância: provavelmente você vai se lembrar do cheiro de um bolo saindo do forno na casa dos avós, do dia em que aprendeu a andar de bicicleta ou daquelas histórias deliciosas que ouvia depois do jantar. Essas são coisas aparentemente simples, mas que fazem parte das suas memórias afetivas.

Como pais, não é nosso dever encorajar essas lembranças nas crianças? As férias em família são uma excelente oportunidade para isso!

Melhora na comunicação

Como as férias em família constituem uma oportunidade de compartilhamento, a intimidade da família aumenta e auxilia para que a comunicação entre pais e filhos melhore. O fato de todos estarem juntos na maior parte do tempo permite que seja estabelecida uma relação de mais confiança e sejam criadas oportunidades de conversas espontâneas.

A comunicação frequente e casual não apenas ajuda os pais a expressarem melhor seus sentimentos em relação às crianças: incentiva os jovens a fazerem o mesmo. A comunicação ajuda toda a família a crescer em um relacionamento afetuoso.

Favorecimento do desenvolvimento mental e emocional das crianças

As memórias da infância constroem uma base emocional que será importante na fase adulta. Além disso, memórias positivas servem como “âncoras”, que proporcionam conforto às crianças diante de adversidades e auxiliam na gestão das emoções, no aumento da concentração e na atenção.

As experiências de férias em família ativam sistemas no cérebro do seu filho que liberam substâncias químicas saudáveis, como dopamina e oxitocina. Essas substâncias reduzem os níveis de estresse e ativam sentimentos calorosos e amorosos.

Agora você já conhece os benefícios de tirar férias em família. Diante desse mundo cheio de individualismo e abarrotado de informações, é cada vez mais importante reforçarmos nossos laços familiares e garantirmos a manutenção de valores importantes para a vida. Como pais, é nosso dever criar momentos de alegria, carinho e amor junto aos nossos filhos.

Gostou de saber mais sobre o assunto e quer ter acesso a outros conteúdos relacionados a educação e família? Então siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário