familia e escola

Família e escola: qual a importância e como manter uma boa relação?

A família tem um papel essencial na construção do caráter e da personalidade dos pequenos. É por meio desse relacionamento que a criança tem o primeiro contato com as outras pessoas, desenvolvendo noções de afeto e solidariedade.

Além dos familiares, a escola também conta com destaque no processo de aprendizagem. As instituições de ensino são responsáveis por proporcionar conhecimentos e vivências diferenciadas. 

Por isso mesmo, a relação entre família e escola deve se aprimorada sempre que possível. Acompanhe a seguir e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância da relação entre família e escola?

Quando a família tem um relacionamento de qualidade com a instituição de ensino, a criança tem mais chances de apresentar um bom desempenho e performance nos estudos. Além de tudo, essa é uma maneira eficiente de acompanhar o aluno no dia a dia escolar e na conquista de melhores resultados.

Os pequenos precisam de suporte para realizar as atividades cotidianas e uma das principais responsáveis nesse sentido é a escola. Assim como os pais, os educadores também têm papel fundamental no desenvolvimento dos alunos e, para isso ocorrer da melhor forma, é importante manter contato frequente com os pais.

Alguns recursos podem auxiliar na aproximação dos familiares com a instituição de ensino. A tecnologia, por exemplo, é uma ferramenta que pode facilitar a comunicação e a troca de experiências. No entanto, mesmo que esse método seja eficaz, ele não deve ser o único a ser priorizado no relacionamento. 

Os pais devem participar das reuniões, dos debates e buscar expor as dificuldades e os resultados dos filhos sempre que possível. Essa é uma estratégia que, além de estimular a participação, também impacta positivamente o rendimento e a produtividade da criança.

Um bom relacionamento entre a família e o colégio, portanto, acaba sendo um diferencial importante na performance dos estudantes. Para isso, devem ser traçadas algumas ações e práticas que permitam o aperfeiçoamento da comunicação entre a comunidade escolar.

Como manter um bom relacionamento com a instituição de ensino?

Em um primeiro momento, a família é a fonte inicial de aprendizados na vida de uma criança. Aos poucos, a fase escolar chega e a educação deve ser complementada com o auxílio de educadores e orientadores.

No entanto, isso só é possível quando há, de fato, um relacionamento saudável entre os pais e a instituição de ensino. É possível desenvolver uma boa relação por meio de algumas práticas simples e eficientes.

Confira a seguir algumas estratégias para alcançar o objetivo e ajudar o seu filho a ter um melhor desempenho nos estudos.

Visite regularmente a escola

Para entender como é o cotidiano da escola, a metodologia aplicada e a abordagem em sala de aula, é fundamental que os familiares visitem o colégio em alguns momentos. Além de conhecer as práticas pedagógicas mais de perto, é possível entender se a criança se sente à vontade no local.

Powered by Rock Convert

Para além de uma infraestrutura de ponta, é essencial que o processo de ensino seja humanizado e promova a autonomia e o pensamento crítico nos pequenos. Assim, eles têm mais liberdade para se expressar e para conversar sempre que sentirem necessidade. 

Converse com os professores

Conversar com os educadores também é imprescindível para notar se o seu filho apresenta alguma dificuldade no aprendizado. O professor, como acompanha diariamente o pequeno na escola, acaba conhecendo mais a personalidade e a capacidade de desenvolvimento do aluno.

Além de que, o responsável pelas aulas pode dizer se o estudante presta atenção em sala e se participa das atividades com os colegas de turma. Ele pode indicar tanto os desafios quanto os pontos positivos que a criança apresenta.

Conheça a estrutura da instituição de ensino

Conhecer a estrutura da instituição de ensino é primordial para compreender se o local oferece todos os recursos necessários para uma educação de qualidade. O ambiente também deve ser tranquilo e capaz de promover a motivação e o engajamento nos pequenos.

Uma escola com esses atributos acaba sendo mais atrativa e divertida para os alunos. Dessa forma, a tendência é que se dediquem e participem mais ativamente das atividades e dos eventos propostos pelo colégio.

Não falte às reuniões

A reunião é o local ideal para debater e conversar sobre a realidade do aprendizado. É nesse espaço que os pais ficam cientes do que acontece no dia a dia, se o estudante se esforça e participa das aulas e se existe algum problema que está atrapalhando o seu desenvolvimento.

Por isso, a indicação é evitar ao máximo faltar nesses momentos de reunião. Além de que será possível conhecer os familiares dos colegas do seu filho, permitindo que você se aproxime ainda mais dos outros agentes da comunidade escolar da qual faz parte.

Acompanhe os resultados de perto

Acompanhar de perto a evolução do pequeno nos estudos também é uma maneira de ficar por dentro do que acontece na instituição de ensino. É importante estar sempre em contato com os educadores e verificar os resultados do seu filho de perto.

Algumas escolas apresentam o desempenho apenas no momento das reuniões, mas os familiares podem solicitar um atendimento mais personalizado à coordenação. Ainda mais quando a criança apresenta algum tipo de dificuldade ou momentos desafiadores na aprendizagem.

Encontre um bom canal de comunicação

Busque manter uma comunicação fluida e direta com a escola. Hoje em dia existem inúmeras ferramentas que possibilitam uma relação mais próxima e direta. Mesmo assim, é importante diversificar os canais para não limitar a relação apenas à tecnologia, por exemplo.

Alguns colégios contam com um portal para tirar dúvidas e receber sugestões dos pais. Mas nem sempre isso é suficiente e se aplica a todos os casos. Se sentir necessidade, você também pode acionar a direção e falar diretamente com os responsáveis pelo processo de ensino. 

Para constituir um relacionamento positivo entre a família e escola, é fundamental que os pais deem preferência a uma instituição de ensino compromissada com esse aspecto. O Colégio Verbo Divino desenvolve seu trabalho educativo baseado no compromisso e na qualidade da relação com os familiares. 

Quer saber mais sobre os diferenciais do CVD? Aproveite a visita e entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.