faculdade pública

 Faculdade Pública: como preparar seu filho para os principais exames e vestibulares?

O diploma do ensino superior no currículo, em especial de uma faculdade pública, pode potencializar as oportunidades profissionais. Para isso, é preciso que o estudante tenha um bom desempenho nos vestibulares e outros exames importantes. 

Aqueles que conquistam a aprovação, seguida pelas melhores vagas de emprego ou o sucesso em empreendimentos, têm algo em comum: uma formação de qualidade. É nos primeiros contatos com o aprendizado que eles começam a formar seus ideais e pensar no futuro da carreira. 

Por isso a escolha da escola de ensino básico faz toda a diferença. Durante os anos que passam nela, os jovens começam a construir seu repertório de conhecimentos com a ajuda dos educadores e dos materiais didáticos. Então, quanto melhor for essa estrutura escolar, mais preparados eles estarão para os próximos passos rumo ao sucesso.

Nesse sentido, você sabe como fazer a escolha da escola ideal para que seus filhos tenham boas oportunidades em faculdades públicas? Continue a leitura conosco e descubra!

Quais são os impactos da escola no futuro dos jovens?

A faculdade pública é o sonho de muitos jovens que desejam se formar em instituições reconhecidas pelo mercado. Diante desse cenário, a concorrência alta é inevitável, exigindo preparação, empenho e escolhas acertadas no momento das provas de vestibular. Dito isso, vemos o primeiro benefício de se formar em uma escola de excelência.

O desempenho no Enem é igualmente importante, tratando-se de uma das principais formas de ingresso ao ensino superior no Brasil. Uma escola que prepara os estudantes para as competências desse exame é ideal. Eles devem aprender a importância de uma leitura atenta, a lidar com a interdisciplinaridade das questões e a fazer uma boa gestão de tempo, de modo a concluir o gabarito de maneira confiante.

Com a nota do Enem, os estudantes podem pleitear vagas em faculdades públicas de todo o país por meio do Sisu. No entanto, somente aqueles que tiverem as melhores pontuações conseguirão atingir seus objetivos. Se eles foram bem preparados durante o Ensino Médio, as chances de serem aprovados sem a necessidade de um cursinho pré-vestibular são consideráveis.

O que observar na escolha da escola ideal?

Agora que vimos o quão importante é uma formação de qualidade para a conquista da aprovação na faculdade pública, chegou o momento de entender o que, de fato, torna esse ensino eficiente. Confira quais fatores analisar antes de escolher a instituição na qual os seus filhos vão estudar.

Tradição, missão e valores da escola

Conhecer uma instituição de ensino vai muito além de analisar a fachada e conferir as salas de aula. Afinal, de nada adianta uma infraestrutura completa se o aprendizado não é bem aproveitado pelos alunos. Sendo assim, os primeiros aspectos a se analisarem na escola são: tradição no mercado, missão e valores.

É importante que tanto o estudante quanto a sua família se identifiquem com esses valores e sintam-se confiantes com a missão proposta pela escola. Uma das preocupações da instituição deve ser quanto ao estímulo das inteligências múltiplas das crianças e jovens, para que tenham o melhor desenvolvimento e façam escolhas acertadas sobre suas carreiras.

Metodologia de ensino

O segundo passo é ter atenção à metodologia de ensino da escola. Vale reforçar que não existe uma mais eficiente que a outra. Entretanto, seus filhos podem se adequar melhor a determinados métodos, por se aproximarem mais de seu perfil.

Powered by Rock Convert

Uma metodologia ativa de ensino, por exemplo, incentiva os estudantes a tomarem o protagonismo de seu aprendizado e a desenvolverem seu pensamento crítico e a resolução ágil de problemas. No entanto, independentemente de qual seja o método, é imprescindível que a escola esteja adequada à Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Ensino de idiomas

Em uma escola de excelência, o ensino de idiomas está sempre presente — afinal, essa competência já deixou de ser um diferencial na carreira para se tornar uma necessidade. No Enem e outros vestibulares, inclusive, o inglês é uma parte considerável da nota, podendo colocar o estudante à frente da concorrência.

Se o seu filho aprende inglês desde cedo, não terá dificuldades com essa disciplina em seus estudos para os exames. Por isso, invista nessa prática quanto antes e, se possível, esteja junto mostrando boas técnicas, aplicativos que podem ajudar e assim por diante.

Apoio na tecnologia

A geração Z é composta por jovens conectados, pragmáticos e inovadores. É por isso que um ensino apoiado na tecnologia é capaz de conquistar mais a sua atenção e potencializar a aquisição de conhecimentos. A escola deve contar com aulas dinâmicas, respeitando a individualidade dos alunos e o seu contato à realidade.

Testes e simulados

A escola também deve investir em testes e simulados, de modo a preparar melhor os seus estudantes — tanto para o vestibular quanto para a própria faculdade pública. Quando ela apresenta a importância dessa prática com frequência, os jovens compreendem que, muito além das notas, estão tendo uma grande oportunidade de treinamento.

Bons professores

Os professores são intermediários entre os estudantes e o aprendizado. Para além da função de transmitir os conhecimentos das disciplinas, eles são os responsáveis por engajar os jovens nos conteúdos e apresentar como cada teoria, fórmula ou conceito são aplicados em situações cotidianas.

Quando uma escola tem bons educadores, os resultados nos vestibulares são ainda mais positivos. Um professor de qualidade é aquele que não deixa de se atualizar sobre as tendências de ensino e, mesmo com uma disciplina considerada difícil, consegue transportar aos estudantes a importância desse conhecimento.

Histórico de aprovação de ex-alunos

Por fim, é importante verificar os índices de aprovação dos ex-alunos nos maiores vestibulares do país. Quando os números são altos, significa que a escola contribuiu para o aprendizado, oferecendo apoio continuado, uma boa infraestrutura e professores qualificados.

O Colégio Verbo Divino tem foco nos resultados de seus alunos, tornando o caminho deles até a aprovação em uma universidade federal mais fácil. A equipe pedagógica faz uma análise das notas das provas para entender se as estratégias estão adequadas e, se for o caso, revê o planejamento de modo que os estudantes tenham seu ensino potencializado.

Ao escolher uma escola de excelência para seus filhos, você os coloca ainda mais próximos da aprovação em uma faculdade pública. Vale lembrar que o incentivo da família é essencial nesse momento, pois ajuda a estimular a confiança em si mesmos e em sua preparação. Quanto antes você oferecer apoio, melhor serão os resultados de motivação e tranquilidade.

Gostou do conteúdo? Para receber as novidades do blog em primeira mão, diretamente em seu e-mail, assine nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.