Estabelecendo limites em tempos de pandemia

Saber impor limites aos filhos é uma importante maneira de cuidar e demonstrar amor. Dizer “não” quando necessário é uma excelente forma de ensinar valores importantes e contriuir para o desenvolvimento da criança. Identificar a hora certa de dizer “não” e dosar o “sim” é um grande desafio para os pais. Em alguns momentos, eles acabam sendo permissivos demais, apenas para ver a criança satisfeita.

É importante que, desde pequena, a criança tenha contato e saiba lidar com as regras e combinados presentes no dia a dia, vivenciando momentos de alegrias, frustrações, se colocando no lugar do outro, aprendendo a conhecer os limites em cada situação. Os pais devem estar em sintonia quanto às orientações dadas aos filhos, pois isso fará com que se sintam confiantes e seguros e não procurem valer-se da divergência entre eles. Seguem algumas dicas para estabelecer esses limites com os filhos.

  • Rotina: é importante estabelecer uma rotina organizada, em que a criança tenha responsabilidades e também tenha o seu tempo livre.
  • Exemplo: os filhos se espelham e repetem o comportamento dos pais. Fique atento! Faça somente aquilo que exige do seu filho.
  • Consciência: sempre explique os motivos de suas decisões, fazendo a criança entender as razões de determinadas escolhas. A resposta “porque não” deixa a criança confusa e com sentimento de injustiça.
  • Comprometimento: se você prometeu algo precisa se comprometer com o que falou. Quando você não cumpre o que diz, perde a credibilidade e o respeito.
  • Equilíbrio: é preciso encontrar equilíbrio entre o SIM e o NÃO, amor e limites, responsabilidade e liberdade. Educar exige presença física e emocional na vida dos filhos.

“Nem o NÃO e nem o SIM traumatizam a criança …mas o mau uso dessas palavras, sim.” (Içami Tiba, “Quem Ama Educa”)

Texto de Ana Paula Durante, psicopedagoga e orientadora educacional da Educação Infantil do Colégio Verbo Divino

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.