escola católica

Como uma escola católica pode contribuir para a educação de seu filho?

Você sabe quais são os benefícios e como funciona uma escola católica? Em geral, a instituição tem como base princípios e valores que podem favorecer significativamente o aprendizado do seu filho, promovendo uma educação mais humanizada e individualizada.

Atualmente, muitos colégios têm se modernizado e implementado tecnologias que tornam a transmissão do conhecimento mais eficiente. Antes de realizar a matrícula, é importante que os pais avaliem os diferenciais e também a metodologia pedagógica para que o aluno tenha uma experiência de qualidade. 

Quer descobrir como funciona e quais são as vantagens da escola católica? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

Como funciona uma escola católica?

A escola católica apresenta um modelo de ensino que prioriza os valores éticos e morais e implementa ações que incentivam o aprendizado. O objetivo das instituições católicas é formar estudantes íntegros, empáticos e responsáveis, que tenham vontade de aprender e exercer seu papel enquanto cidadãos.

Ao contrário de outros colégios, a escola católica aproxima os discentes de alguns princípios, como disciplina, ordem e virtude. Por meio das atividades no ambiente educativo, os estudantes ainda têm contato com a religião e com os ensinamentos cristãos e da bíblia.

A metodologia de ensino favorece a comunhão entre os mais novos e valoriza o envolvimento familiar na educação dos filhos. Outro diferencial do formato praticado pela escola católica é o desenvolvimento de qualidades em sala de aula, como honestidade, respeito, proatividade e ajuda mútua.

Os conteúdos trabalhados são os mesmos das instituições não católicas, no entanto, o ensino religioso faz parte do cotidiano dos alunos. A aprendizagem propaga valores humanos e possibilita que os mais jovens reflitam para transformar a sociedade em que vivem.

São inúmeras as vantagens de matricular o seu filho em uma escola católica. Desde cedo, ele pode ter acesso a conhecimentos que serão levados até a fase adulta. A criança e o adolescente têm a chance de conviver de forma mais harmônica com os colegas e professores, além de crescerem pautados em inúmeros princípios.

Quais são as vantagens de investir em uma escola católica?

A educação é o ponto inicial para a construção da personalidade e de um bom relacionamento com a família. Quando o seu filho tem a chance de estudar em uma escola católica, ele se aproxima dos valores defendidos pela religião e pode crescer com as bases da formação humanizada e cristã.

Nesse período, para além das aulas, o aluno também pode participar de missas, grupos de orações, catequese e crisma, tendo acesso a conteúdos católicos diariamente. Isso é fundamental para a criança e o adolescente terem uma formação cristã de qualidade, baseada no respeito e na empatia.

Existem diversos benefícios de optar por uma instituição católica. Acompanhe a seguir e conheça os principais!

Tradição

Nas escolas católicas, a educação se baseia em preceitos religiosos e tradicionais, que englobam o estudo da ética no dia a dia. Assim, os alunos podem ter um melhor desempenho, tanto em âmbito pessoal quanto no ambiente acadêmico.

Powered by Rock Convert

Conhecer bem a tradição cristã ainda é essencial para desenvolver valores e disciplina desde cedo. Com esse tipo de conhecimento, o seu filho pode ganhar competências relevantes para se diferenciar, principalmente, no mercado de trabalho. 

Confirmação da fé

Na escola, o aluno tem contato com atividades tradicionais da religião cristã, tendo a chance de confirmar sua fé diariamente. Com isso, os discentes podem criar laços de amizade e contar com um ambiente escolar mais acolhedor. 

Em geral, as instituições católicas incluem práticas tradicionais cristãs no currículo. Mesmo assim, todas as disciplinas são lecionadas da mesma maneira que outros colégios fazem, com a diferença de ter o ensino religioso como obrigatório. 

Ensino humanizado

Outro benefício é que o seu filho pode contar com uma aprendizagem mais humanizada, que considera as dificuldades e as diferentes realidades dos discentes. Assim, os educadores deixam de ser rígidos e passam a ter mais empatia com a situação de cada aluno.

Contar com uma educação humanizada também favorece o desenvolvimento de bons relacionamentos no ambiente de ensino. Um dos grandes objetivos, portanto, é que toda a comunidade se sinta parte da construção do saber e que as pessoas estejam envolvidas em prol de um bem comum. Ou seja, professores, coordenadores, estudantes e seus familiares passam a ser mais valorizados.

Seriedade

A escola católica também tem como princípio a responsabilidade e a seriedade com a aprendizagem. Para que os alunos tenham melhores resultados e aprendam, na prática, os valores da religião, todos os agentes educativos devem atuar de forma a serem exemplos para os mais jovens.

A experiência pode favorecer a formação dos pequenos e dos adolescentes, que passam a construir uma moral pautada na ética e no compromisso com a comunidade.

Valores

Os conteúdos repassados nas disciplinas, no ensino religioso e no dia a dia de atividades, permitem que os estudantes desenvolvam valores essenciais para um bom convívio em sociedade. O exercício da ética, por exemplo, pode ser trabalhado cotidianamente pelos educadores em sala de aula.

Com valores bem definidos, as crianças e os adolescentes têm mais chances de se tornarem adultos responsáveis e que se preocupam com o próximo.

Qualidade do ensino

Assim como outras instituições, a escola católica conta com um currículo estruturado e planejado, de acordo com as diretrizes do órgão oficial de educação. Além de cumprir com as matérias letivas, o estudante ainda conta com outros conhecimentos que potencializam seu lado humano.

Por isso, a instituição católica promove um ensino de mais qualidade, até mesmo superior aos outros colégios. É importante avaliar qual a conduta dos coordenadores e diretores antes de matricular o pequeno, além de conversar com outras famílias para confirmar que a educação ofertada é de excelência.

É um fato que a escola católica promove uma educação pautada no respeito e em valores que serão levados para toda a vida do estudante. O Colégio Verbo Divino é uma instituição de ensino que educa crianças e adolescentes, tendo como referência as grandes mudanças tecnológicas, sociais e culturais, oferecendo uma aprendizagem de excelência para os discentes. 

Quer conhecer mais sobre os diferenciais do Colégio Verbo Divino? Entre em contato com a nossa equipe educativa agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.