escola barra mansa

Saiba como escolher a melhor escola em Barra Mansa (RJ)

Decidir qual é o colégio ideal para o filho não é uma tarefa tão simples como muitos imaginam. É necessário observar diversos detalhes a fim de saber se a instituição de ensino está preparada para capacitar e ajudar na formação das crianças.

Mesmo que o colégio tenha um grande prestígio na região, é importante saber se ele atende às suas expectativas. Além disso, deve haver uma análise para verificar se seu filho ficará satisfeito ao estudar nessa escola.

Como sabemos que isso não se trata de uma tarefa simples, para você ter o máximo de informações e escolher a melhor escola em Barra Mansa, destacaremos vários pontos fundamentais que devem estar na pauta de sua decisão. Acompanhe!

Atente à metodologia

Qual é o melhor método de ensino para o seu filho? É fundamental que responda a essa pergunta com segurança, de modo a não errar ao optar por uma escola em Barra Mansa. Hoje, os colégios utilizam o Construtivismo, a educação Waldorf e a pedagogia Montessoriana, por exemplo.

Se você não tem um amplo domínio teórico sobre essas metodologias, pode avaliar a instituição de ensino pela forma de abordagem. Nesse caso, verifique se há maior foco em preparar o aluno para o vestibular ou se a intenção é construir um conhecimento que respeite as características do estudante.

A forma de trabalho da escola também pode ser avaliada por meio do material didático. Veja quais são as ferramentas utilizadas para oferecer conteúdo aos estudantes. Alguns colégios adotam recursos tecnológicos visando a estarem próximos das crianças, com a intenção de torná-las mais envolvidas com o aprendizado.

Outra maneira de analisar a metodologia é por meio da grade curricular. Verifique quais são as disciplinas e a carga horária semanal de cada uma delas. Isso vai propiciar uma avaliação profunda de como são trabalhados os conteúdos. Assim, é viável constatar se o colégio adota um modelo de aprendizado que se encaixa na personalidade da criança.

Analise os valores da instituição de ensino

Se você tem uma postura mais rígida com os seus filhos em casa, não faz sentido colocá-los em uma escola que não combate a indisciplina de maneira consistente. Essa diferença de comportamento pode deixar as crianças confusas e sem compreender qual é o melhor caminho a ser seguido.

É fundamental que haja um alinhamento entre a família e o colégio para que os alunos tenham uma formação moral mais sólida e entendam como é importante agir de acordo com valores preconizados pela sociedade — respeito ao próximo, ética, disciplina, responsabilidade, entre outros.

Ao decidir por uma escola em Barra Mansa, avalie essa questão com muito carinho. Afinal, a família e a instituição de ensino trabalham em parceria para formar cidadãos que sejam conscientes de seus direitos e deveres.

A maneira como são tratados os estudantes com necessidades especiais e os que apresentam um rendimento abaixo das expectativas mostra como o colégio se preocupa com o bem-estar das pessoas. Esse aspecto também deve ser observado por você ao analisar o melhor local para o seu filho estudar.

Para os pais, é importante contar com uma instituição de ensino que priorize a formação moral e acadêmica dos alunos. Em Barra Mansa, o Colégio Verbo Divino tem como missão educar e evangelizar a juventude à luz dos ensinamentos de Jesus. A escola se caracteriza por desenvolver um trabalho baseado nos seguintes princípios:

  • compromisso;
  • carinho educativo;
  • qualidade.

Confira como a escola atende às necessidades das crianças

Por falar em necessidades das crianças, as melhores escolas em Barra Mansa têm a preocupação com a pluralidade. Nesse sentido, elas devem estar empenhadas em oferecer as mesmas oportunidades de aprendizado e convívio para todos os alunos, levando em consideração as condições físicas, mentais e socioemocionais dos estudantes.

Em outras palavras, a escola deve ser inclusiva, tanto em relação à infraestrutura quanto ao próprio ambiente educacional, que precisa ser fraternal, carinhoso e harmônico. Para tanto, deve associar espaços adaptados e uma cultura organizacional preocupada com o acolhimento a todos os estudantes.

Veja se a instituição acompanha as tendências contemporâneas

Pensando na formação integral do seu filho, como cidadão capaz de interagir plenamente com as demandas da sociedade, a escola precisa incluir em sua grade curricular atividades que aproximem o aluno dessas expectativas contemporâneas.

Um exemplo disso é a introdução do pensamento computacional e da programação para crianças. Como o domínio das novas tecnologias se faz altamente necessário nesta época de transformação digital, principalmente no campo profissional, serão exigidas cada vez mais habilidades ao lidar com recursos digitais.

Esse tipo de atividade está diretamente ligado às chamadas metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o estudante como protagonista na construção do próprio conhecimento.

Para ficar fácil de entender, a dinâmica da sala de aula muda e os alunos passam a ter o professor como um tutor que orienta atividades práticas por meio de diferentes ferramentas, entre as quais estão aplicativos, games e plataformas online.

Busque informações sobre os professores

É muito bom constatar que um colégio adota uma metodologia de ensino e valores sociais marcantes, não é mesmo? Esses fatores devem estar juntos a um ponto crucial para a qualidade do ensino: a qualificação do corpo docente.

Antes de escolher uma escola em Barra Mansa, procure dados sobre a trajetória acadêmica dos professores. Essa medida pode ser feita na própria instituição de ensino ou pela internet. Hoje, é muito comum que os docentes tenham um perfil no LinkedIn, no qual podem estar as informações sobre capacitações realizadas e a experiência profissional.

Dependendo do professor, você pode até encontrar um blog ou vídeos no YouTube em que ele aparece dando aulas ou palestras. Dessa forma, é possível conhecer o estilo do docente e constatar se ele vai ajudar o seu filho a adquirir conhecimento de forma plena.

Quanto mais dados coletar sobre os educadores, maiores são as chances de perceber se o colégio está dentro das suas expectativas. Por isso, é bom dedicar um bom tempo para fazer essa pesquisa.

Apure a quantidade de alunos por sala

Classes superlotadas são um problema para disciplina e organização, o que compromete o rendimento dos estudantes e o próprio grau de proximidade entre eles e os professores. Então, verifique o número de alunos por sala de aula e a quantidade de docentes e assistentes por nível de ensino.

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 25, cada unidade educacional tem a liberdade de ajustar o limite de alunos por sala de acordo com a realidade local.

Felizmente, nas escolas particulares, é possível estabelecer critérios para o limite de estudantes com mais facilidade. Inclusive, se a escola deseja realizar uma construção coletiva de saberes entre alunos e professores, é imprescindível ter esse controle.

Tenha foco na localização

A qualidade de vida é um aspecto que deve estar em primeiro lugar em nosso cotidiano, concorda? Para facilitar a sua rotina e a do seu filho, vale a pena priorizar também a localização do colégio.

Perder muito tempo no trânsito, mesmo que não seja em uma capital, é algo que desgasta bastante as pessoas. Leve esse aspecto em consideração na hora de escolher uma escola em Barra Mansa.

É fundamental que a criança não esteja muito cansada ao chegar do colégio. Assim, ela pode não apenas fazer as tarefas estudantis, mas também outras atividades com a família, como participar de uma festa de aniversário e ir ao cinema.

Se for possível, matricule o seu filho em uma instituição de ensino que fique no mesmo bairro onde vocês moram. Essa iniciativa ajudará a construir uma relação mais próxima com os colegas de turma, permitindo-o maior identificação com a escola.

Conheça a infraestrutura

A metodologia de ensino, a qualificação dos professores e a localização, sem dúvida, são itens que devem ser observados ao decidir por uma escola em Barra Mansa. Também é indicado visualizar como é a infraestrutura da instituição de ensino.

Procure observar a organização dos espaços de atividades esportivas, das salas de aula, da biblioteca, do laboratório de ciências e dos banheiros. Esse detalhe não pode ser ignorado por você, pois tem uma influência direta na qualidade de vida do seu filho.

À medida que uma criança se sente mais confortável em um colégio, mais foco ela terá no aprendizado. Esse elemento mostra por que a infraestrutura deve ser analisada com muita atenção.

Considere o que é vendido na cantina

A lei estadual do Rio de Janeiro 4.508/05 proíbe que as cantinas das escolas comercializem produtos que contribuam para a obesidade infantil, como frituras, refrigerantes e alimentos com corantes. Além disso, deve haver o acompanhamento de um profissional de nutrição no controle de cardápios e itens vendidos.

Então, ao visitar uma escola em Barra Mansa verifique como é tratada essa questão e, se possível, peça para dar uma olhada nos produtos e cardápio da cantina. Também, uma vez efetuada a matrícula, não se esqueça de comunicar à escola caso o seu filho tenha alguma restrição alimentar.

Verifique a segurança

Ao deixar o filho na escola, independentemente da idade, os pais querem ficar tranquilos, sabendo que eles estão aprendendo em um local seguro. Então, um dos fatores para analisar é certificar-se de que o ambiente oferece segurança.

Um dos pontos é na hora da saída: a escola permite que o aluno saia com outra pessoa, caso não seja alguma responsável, ou é preciso autorização? Como é feita a comunicação com os pais caso outra pessoa da família busque seu filho? Entender se há esse tipo de controle é crucial para a família escolher a melhor instituição de ensino.

Descubra ainda se o colégio conta com algum sistema de câmeras, um monitoramento importante que também colabora para a segurança do espaço onde você vai deixar seu filho. Verifique ainda as instalações da escola para saber se são seguras, principalmente os espaços para crianças menores, como parquinho, salas de aula, banheiros e outras áreas de recreação.

Pesquise se a gestão é participativa

Para que a escola funcione bem, é necessário contar com a participação de pais e alunos. Dessa maneira, a gestão é participativa e todos podem opinar e dar ideias de mudanças a fim de promover melhorias no dia a dia escolar.

Pergunte se há um canal aberto de comunicação entre famílias, professores, coordenadores e diretoria, para você participar mais ativamente da rotina da instituição de ensino, o que vai trazer ganhos para o ensino do seu filho.

Pergunte sobre o quadro de funcionários

Se você busca uma escola em Barra Mansa, provavelmente se preocupa com a qualidade dos professores, certo? E quanto aos funcionários, como porteiros, recepcionistas, atendentes da cantina, entre outros?

Muita gente se esquece, mas a equipe da instituição de ensino também está em contato direto com os alunos. Então, o ideal é que essas pessoas sejam comprometidas com os valores da escola e tenham uma educação humanizada, ou seja, saibam como dar as orientações de forma adequada e acolher as crianças e os jovens.

Entenda os métodos de avaliação

Os pais devem entender como o colégio faz a avaliação dos alunos de acordo com a série. São apenas provas que atestam o aprendizado ou a instituição avalia comportamento, participação em atividades e outros trabalhos? É importante que a família conheça o formato de avaliação para saber, antes da matrícula, se está de acordo e como se preparar para ajudar em casa no desempenho escolar do filho.

Descubra o desempenho dos alunos em grandes vestibulares

Por mais que a criança ingresse muito nova na escola, vai chegar o momento de escolher uma universidade e enfrentar muita concorrência. Portanto, pesquise como é o desempenho da instituição de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e principais vestibulares. Dessa forma, você descobrirá se essa preparação é completa e atende ao que é exigido nas provas.

Escolher uma escola em Barra Mansa será uma missão bem mais simples caso use os procedimentos abordados ao longo deste conteúdo. O ideal é conhecer bem o colégio para ter a certeza de que seu filho estará em um local capaz de agregar conhecimento e valores sólidos.

Solicite referências

Conversar com outros pais é uma boa alternativa para ver se o colégio oferece um ensino de alto nível. Ao perceber a satisfação deles ao matricular as crianças na instituição, você terá uma referência importante no momento de decidir.

Nessa hora, aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento da escola, o relacionamento com professores e coordenadores, o que as famílias consideram positivo no local, se já tiveram algum tipo de problema, entre outros pontos.

Leve em conta a opinião da criança sobre o espaço

Você já elegeu uma ou mais escolas em Barra Mansa que se aproximam dos seus ideais de educação? Então, agora é importante levar seu filho para conhecê-las, pois ele precisa se sentir bem, gostar do espaço e das pessoas.

Se for a primeira escola dele, esse momento serve para ter as impressões iniciais sobre o ambiente, o que facilita na fase de adaptação, pelo fato de não ser mais um lugar totalmente estranho quando chegar o primeiro dia de aula.

Por outro lado, no caso de uma transferência, é muito comum o aluno apresentar resistência ao novo ambiente ― especialmente se ele não quiser mudar de escola. Se essa for uma decisão tomada, ir à nova escola é fundamental para que ele fique mais tranquilo no início do novo ciclo.

Agora ficou fácil saber quais pontos analisar na hora de decidir pela melhor escola em Barra Mansa, certo? Saiba que o Colégio Verbo Divino é um dos mais conhecidos da região e preocupado em oferecer uma educação de alta qualidade, pautada por um projeto pedagógico inovador e princípios cristãos. Gostaria de nos conhecer?

Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e agende uma visita para conhecer todos os nossos diferenciais. Aguardamos você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.