entrar na faculdade

Por que não desistir de entrar na faculdade em 2021?

Ninguém imaginava que de repente todos os planos de vida precisariam ser revistos e seria necessário esperar mais alguns meses para realizar nossos objetivos. Para muitos que sonham em ir adiante da formação escolar e entrar na faculdade, o ano de 2020 ficou marcado pela dúvida se vale a pena, ainda, seguir esse caminho ou tentar outro.

Com o mundo de cabeça para baixo, ficou difícil pensar nos estudos. É normal que os compromissos adiados gerem o sentimento de que os grandes investimentos pessoais também precisam esperar. Esse tipo de raciocínio parece o certo, mas será que é mesmo?

Quando a economia dar os primeiros passos e o cotidiano voltar à “normalidade”, é preciso estar preparado para dar continuidade aos investimentos pessoais, como o ingresso no Ensino Superior. Não vai demorar para que isso aconteça, portanto, o ideal é continuar se preparando. A seguir, entenda melhor esse assunto e tire suas dúvidas!

Como a pandemia impactou o ingresso no Ensino Superior?

A educação foi um dos setores mais impactados pela pandemia do novo coronavírus. As instituições precisaram revisar o modelo de aula para manter seus propósitos pedagógicos e oferecer ensino de qualidade. Da mesma forma, o processo de ingresso de novos alunos passou por revisões de acordo com os novos protocolos de saúde.

No caso das instituições de Ensino Superior, existem alguns fatores que foram os mais significativos para as mudanças. Entenda quais são logo abaixo.

Adiamento do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para várias faculdades e universidades brasileiras e estrangeiras, públicas e privadas. As provas que geralmente acontecem no mês de novembro, no ano anterior ao ingresso dos alunos, foram agendadas para janeiro do ano seguinte, 2021.

Embora o adiamento tenha aumentado o tempo de preparação disponível aos alunos, é fato que os motivos que levaram a isso não significam uma vantagem. Afinal, com a necessidade de quarentena e isolamento social, também aumentou-se o risco de problemas emocionais, como estresse e ansiedade, em quem se prepara para o exame mais concorrido do país.

Alteração das datas para a volta às aulas

Devido ao adiamento do Enem, as instituições de ensino precisaram alterar a data de volta às aulas. Em muitos casos, os veteranos voltarão às aulas em 2021 antes dos calouros. Além disso, algumas faculdades e universidades vão realizar a retomada na educação híbrida, com aulas presenciais e online, como medida para evitar uma nova onda de contaminações do novo coronavírus.

Novas orientações para os calouros

Com os novos protocolos recomendados pelos principais órgãos de saúde que se baseiam, sobretudo, no distanciamento social, uso de máscaras e higienização frequente das mãos, a tendência é que a recepção dos calouros em 2021 seja totalmente diferente da convencional.

Se antes era comum os ciclos de festas, brincadeiras no campus e interação física com os veteranos, agora será necessário elaborar recepções mais tímidas, que não coloquem a saúde dos alunos e funcionários da faculdade em risco.

Por que não desistir de entrar na faculdade em 2021?

Apesar dos impactos da pandemia no ingresso de novos alunos ao Ensino Superior, as vantagens de entrar na faculdade continuam em 2021. Veja, na prática, quais são e por que elas reforçam a importância de começar a jornada rumo ao diploma universitário quanto antes.

Peso do diploma no mercado de trabalho

O diploma de Ensino Superior é um dos fatores considerados pelos institutos de pesquisa para avaliar questões relacionadas à renda das pessoas e a quem estão direcionadas as oportunidades do mercado de trabalho. Para o cenário atual, os números demonstram a relevância cada vez maior desse certificado.

Segundo levantamento recente do Sindicato de Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), o diploma aumenta o salário em 182%. Isso porque as empresas estão interessadas em profissionais com habilidades técnicas, que consigam comprovar sua devida capacitação.

Crescimento pessoal

Além da possibilidade de construir uma carreira sólida, com oportunidades valiosas no mercado de trabalho, quem tem a chance de experimentar um curso de graduação sabe que essa é uma oportunidade de expandir sua visão de mundo. Além disso, pode conhecer perspectivas de vida diferentes, amadurecer, conquistar mais autonomia e responsabilidades.

Protocolos de saúde nas instituições de ensino

As instituições de ensino estão sendo obrigadas a tomar providências quanto aos protocolos de saúde recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo. Então, quem se planeja entrar na faculdade ou tem filhos que estão nessa jornada, pode sentir mais confiança e segurança procurando saber se determinada instituição está seguindo os protocolos de saúde.

Quais critérios considerar ao escolher uma faculdade?

Os impactos da pandemia do novo coronavírus não afetam as vantagens de entrar na faculdade. Por isso, é importante que os alunos se mantenham atentos ao curso que desejam fazer e aos principais critérios para escolher uma boa instituição de ensino, pública ou privada.

Para não errar na decisão, confira quais são os principais critérios a seguir.

Qualificação dos professores

Conheça o nível de qualificação do corpo docente de determinado curso em uma faculdade. Esse é um detalhe que faz a diferença na qualidade de ensino e nas oportunidades que os alunos matriculados podem adquirir. A lista de professores de acordo com o curso normalmente é exposta no site da instituição de ensino.

Nota do curso no MEC

Cada curso de uma instituição precisa passar pela autorização do Ministério da Educação para continuar funcionando. Essa autorização atesta que determinada graduação atende aos critérios de controle de qualidade de ensino no país. Por isso, cada um apresenta uma nota de avaliação do próprio Ministério. Você pode consultá-la no site da instituição ou do próprio MEC.

Respeito aos protocolos de saúde

Certifique-se de que determinada instituição de ensino está aplicando os devidos cuidados para a segurança sanitária de seus funcionários e alunos. Os cuidados geralmente são divulgados no site da instituição, perfis nas redes sociais e editais de matrícula e rematrícula.

Neste post, vimos que a pandemia em 2020 trouxe vários desafios para quem deseja entrar na faculdade. Por isso, na escola, a preparação dos alunos para o ingresso no Ensino Superior precisa ser a mais completa possível. Nesse sentido, o Colégio Verbo Divino (CVD) conta com professores qualificados e com experiência sobre os melhores vestibulares.

Já conhecia o Colégio Verbo Divino? Referência em ensino no município de Barra Mansa (RJ), o CVD também se destaque nos resultados obtidos no Enem e outros vestibulares. Para conhecer mais detalhes, acesse nosso site e entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.