enem 2021

Enem 2021: o que precisamos saber sobre a prova

Algumas mudanças estão previstas para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital do Enem 2021, publicado recentemente, amplia algumas novidades da edição de 2020, com determinações para as normas de prevenção contra a Covid-19, com o Enem digital, com os recursos de atendimento especializado e muito mais.

A cada ano, o Ministério da Educação (MEC) realiza mudanças para adaptá-lo às demandas que surgiram nos últimos tempos. Dessa vez, elas ocorreram principalmente por conta da pandemia. Mas nem tudo se resume a isso. As modificações previstas para a próxima edição também apontam para mudanças mais profundas na realização do exame no futuro.

Para ajudá-lo a ficar em dia com as principais atualizações, nós separamos, neste post, tudo que você precisa saber sobre o Enem 2021. Confira e tire as suas dúvidas!

Datas do exame

Havia a possibilidade de as provas ocorrerem apenas em janeiro de 2022, mas isso não vai mais acontecer. O edital do Enem 2021, publicado no Diário Oficial no dia 2 de junho, informa que elas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, dois domingos.

Enem digital

O plano do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é oferecer o Exame Nacional do Ensino Médio todo em formato digital até 2026. Em 2021, a oferta do Enem digital será ampliada em relação à edição de 2020, pioneira no novo formato.

No entanto, diferentemente do que aconteceu no ano passado, a versão digital será aplicada na mesma data da versão impressa (21 e 28 de novembro), além de ter as perguntas iguais e o mesmo tema da redação. Ao todo, serão 101.100 vagas disponibilizadas para o Enem digital. É necessário ressaltar que essa versão é aplicada em locais de prova, ou seja, não existe a possibilidade de prestar o Enem em casa.

Atendimento especializado

Para a edição de 2021 do Enem, ampliaram-se os recursos de acessibilidade por meio da oferta de um atendimento especializado. Diferentemente da última edição, o Exame oferecerá adaptações para os participantes com deficiência nos locais de aplicação, provas com contraste e também superampliadas para candidatos com baixa visão.

As adaptações também estão previstas para gestantes e pessoas idosas. Outro direito concedido no atendimento especializado é o uso de nome social.

Prazo de inscrição

As inscrições do Enem acontecem tradicionalmente no mês de maio. Mas, por conta dos inconvenientes gerados em tempos de pandemia da Covid-19 e do atraso na realização da última edição, as inscrições do Enem 2021 serão recebidas entre 30 de junho e 14 de julho.

Os participantes com taxa de isenção terão a inscrição automaticamente confirmada pelo INEP ao fim do cadastro. Os demais precisarão pagar o boleto até o dia 19 de julho para que a participação seja confirmada.

Os candidatos que farão o pedido de tratamento pelo nome social devem fazer a solicitação entre 19 e 23 de julho. Para os demais atendimentos especializados, o INEP aceitará solicitações de 30 de junho a 14 de julho.

Todos os estudantes que estão no Ensino Médio ou concluíram os seus estudos podem participar do Exame. Para se inscrever, é preciso visitar a Página do Participante e escolher entre o Enem impresso ou digital. No processo de inscrição, é necessário ter um CPF próprio (não são aceitos documentos de pai, mãe ou qualquer outro responsável).

O estudante também precisa informar um endereço de e-mail válido, um número de celular, a sua escolaridade, a necessidade de atendimento especial, o local de prova e a opção escolhida de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol). Ao final, todos devem responder a um questionário socioeconômico do INEP.

Powered by Rock Convert

Valor da taxa de inscrição

A taxa do Enem 2021 é de R$ 85, o mesmo valor da edição de 2020. A taxa é única para os participantes do Enem digital e do impresso. Os pedidos de isenção foram até 28 de maio, e o resultado saiu no dia 9 de junho. Para os participantes que puderam pedir recursos entre os dias 14 e 18 do mesmo mês, o resultado sairá no dia 25 de junho. 

Normas de prevenção à Covid-19

Assim como aconteceu na edição de 2020, é obrigatório o uso de máscaras para os participantes do Enem 2021 impresso e digital. Essa é uma das medidas mais eficazes para reduzir o risco de contaminação da doença.

O edital do Exame também determina o uso de álcool em gel para higienizar as mãos. As normas valem tanto para os candidatos quanto para os funcionários presentes nos locais de prova. Não seguir os protocolos de segurança pode acarretar a eliminação do Exame.

Conteúdo das provas do Enem

Não houve alterações nos conteúdos aplicados no Enem 2021. A edição deste ano seguirá o formato tradicional das anteriores.

No primeiro dia, 21 de novembro, o candidato terá cinco horas e 30 minutos para fazer 90 questões, mais a redação no gênero dissertativo-argumentativo. No dia 28, o Exame soma, ao todo, 90 questões de prova e tem 30 minutos a menos que o primeiro dia.

Horários de prova

O Enem 2021, como aconteceu nas edições anteriores, seguirá o horário oficial de Brasília: a abertura dos portões ocorrerá às 12h, e o fechamento, às 13h. No entanto, os horários marcados para a abertura e para o fechamento dos portões, além da aplicação das provas, diferenciam-se em alguns estados do país.

Essa divergência acontece porque o Brasil, por ser um país continental, é localizado em três fuso-horários diferentes. Para reduzir ao máximo as disparidades, o INEP decidiu começar antes o Exame em alguns lugares.

Manter a atenção aos prazos do Enem 2021 é um dos cuidados necessários para garantir o sucesso na realização da prova. Afinal, as mudanças feitas pelo MEC podem pegar os participantes desavisados de surpresa. Então, se o seu filho vai prestar o Enem, vale a pena ir atrás das informações mais recentes e ajudá-lo na rotina de estudo.

Agora, se você gostou de conhecer as principais informações da próxima edição do Enem, confira também o nosso post completo sobre por que não desistir da faculdade em 2021!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.