educação humanizada

Você sabe o que é a educação humanizada? Confira!

A escola deve oferecer uma formação completa ao aluno, que promova não só desenvolvimento acadêmico, mas desenvolvimento humano. Estamos falando de uma educação humanizada, que ensina o estudante a pensar e desperta nele o interesse pelo conhecimento. Nesse processo, respeitar suas individualidades e abrir espaço para ele expressar ideias e sentimentos é essencial.

Se não era um assunto muito discutido há alguns anos, a educação humanizada se tornou uma das preocupações centrais quando falamos em educação escolar. Para os familiares, tem sido um importante critério na escolha de uma boa instituição de ensino. Para as escolas, traz alguns desafios que dizem respeito ao desenvolvimento dos alunos.

Quer entender melhor de que modo esse acolhimento pode acontecer na sala de aula e quais benefícios esse recurso oferece aos alunos? Continue a leitura deste post e veja também como essa forma de ensinar é um importante fator de motivação para os estudos!

Quais são as características da educação humanizada?

A educação humanizada valoriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada aluno. Assim, em vez de a aprendizagem estar focada exclusivamente no bom desempenho acadêmico da turma, ela promove o acolhimento do estudante, de modo que ele se sinta seguro e confortável para aprender.

Assim, a criança ou o adolescente começa a se conhecer melhor, descobre suas potencialidades e se prepara para enfrentar desafios. Receber uma nota baixa ou ser reprovado, nesse contexto, não é motivo de vergonha ou sinônimo de fracasso, mas uma oportunidade para trabalhar os pontos que precisam ser melhorados. Essa é, na verdade, uma forma de aprender com os erros.

Com o objetivo de construir o ensino humanizado, professores e toda a equipe da escola têm uma relação mais próxima e de confiança com os alunos. A afetividade, a amizade e o respeito ganham destaque em todo esse processo.

Em resumo, o estudante recebe uma formação integral, que além de proporcionar seu sucesso profissional, fornece as bases para que ele seja um bom cidadão e entenda seu papel na sociedade. Essa é, portanto, uma metodologia focada também no desenvolvimento pessoal, fundamental para o preparo do aluno à vida adulta.

Que benefícios esse recurso gera na formação dos alunos?

As escolas que trabalham com a educação humanizada valorizam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos. Veja a seguir quais competências são essas e quais são seus benefícios na formação de crianças e jovens.

Empatia

O primeiro ponto é a empatia, na qual o aluno passa a respeitar as pessoas, pois consegue se colocar no lugar do outro. Dessa maneira, aceita as diferenças e opiniões divergentes, o que vai gerar ganhos para a sua socialização e a redução de conflitos. Ao trabalhar com essa habilidade, a escola é capaz de prevenir os casos de bullying, por exemplo.

Altruísmo

As crianças e os jovens se tornam altruístas, ou seja, adotam um comportamento ou realizam ações que possam beneficiar outras pessoas da sociedade. Eles entendem, nesse caso, a importância de participar de um trabalho voluntário ou ainda de cuidar do meio ambiente.

Colaboração

A educação humanizada valoriza as relações interpessoais e incentiva o trabalho em equipe. Os alunos entendem como a união de esforços pode fazer a diferença em qualquer tipo de projeto. Dessa forma, passam a valorizar o potencial do colega, aprendem a expor suas ideias, conseguem escutar o outro e mostram-se dispostos a ajudar quem está em dificuldade.

Autoconfiança

Quando a escola oferece um ambiente que permite ao aluno expor pensamentos e compartilhar ideias, ao mesmo tempo em que respeita suas particularidades e promove um bom convívio com os outros, incentiva também a autoconfiança.

Isso acontece porque o trabalho dos professores é direcionado para mostrar que o estudante é capaz, e o importante é tentar e se arriscar. Como ele recebe esse acolhimento, passa a acreditar mais em si mesmo e nas suas potencialidades.

Autonomia

Como o aluno é estimulado a pensar e a expressar seus sentimentos e suas ideias, ele fica encorajado a se tornar protagonista no processo de busca pelo conhecimento e para aprender novas tecnologias. Assim, vai desenvolvendo a autonomia e o empreendedorismo — o que gera ganhos no futuro para o seu desenvolvimento de carreira.

Persistência

Nem sempre fazemos a coisa certa. Os erros fazem parte do aprendizado, e a educação humanizada mostra que falhar é natural, mas que cabe ao aluno não desistir. Pode errar uma, duas ou três vezes: o importante é persistir e não desistir diante das dificuldades.

Por que essa abordagem é importante para a vida social dos alunos?

Diante de tantos benefícios para o exercício das habilidades socioemocioinais, é esperado que a educação humanizada traga impactos que vão além do ambiente escolar. Em outras palavras, quem tem contato com essa abordagem na escola tende a desenvolver relações mais saudáveis e baseadas no diálogo e em valores humanos na vida social.

De modo a você entender esse ponto, vale a pena ressaltar outra coisa: a função social da escola. Aspecto esse que abre espaço para muitas discussões, pois existem várias formas de pensar a educação. No entanto, podemos dizer com tranquilidade que a aprendizagem adquirida na instituição de ensino ajuda o aluno a exercer a sua cidadania.

Nesse sentido, a função social da escola é formar cidadãos autônomos, conscientes dos seus direitos e deveres, capazes de contribuir para a construção de uma sociedade justa, tolerante e mais inclusiva. É a partir de uma educação humanizada que o colégio reafirma sua função social e consegue cumpri-la da melhor maneira possível.

Como a humanização serve de motivação para os estudos?

Além de proporcionar seu desenvolvimento pessoal e preparar o aluno para a vida e para os desafios do futuro, um ponto importante da educação humanizada é a motivação que traz em relação aos estudos.

Para que isso seja feito, os professores são fundamentais. É a equipe pedagógica da escola que mostra ao estudante a importância da falha para o aprendizado. Notas baixas, por exemplo, não são interpretadas como fraquezas ou falta de inteligências, mas uma nova oportunidade de melhorar e aprender.

Muitas vezes, a dificuldade no aprendizado extrapola o ambiente escolar. É dever da equipe pedagógica reconhecer que outros fatores podem estar afetando os resultados dos alunos. Dessa forma, em contato com suas famílias, a escola consegue ajudá-los a melhorarem seus desempenhos.

Como a instituição de ensino se torna um ambiente seguro e acolhedor, e as relações interpessoais são saudáveis, a criança ou o adolescente fica mais motivado a sair de casa e entrar em sala de aula para encontrar os amigos e aprender.

Tudo isso acontece porque ele sabe que suas ideias serão ouvidas e que será encorajado a descobrir o conhecimento. O aprendizado se torna prazeroso, e não uma obrigação ou um fator causador de estresse no dia a dia.

Qual é o papel da família nesse processo?

Quando o estudante recebe uma educação humanizada, passa a entender melhor os seus sentimentos e a valorizar os laços de afetividade. Dessa forma, ele tende a se aproximar e a criar uma relação de confiança com a família.

É importante que pais e responsáveis também participem desse processo, permitindo à criança demonstrar e expressar seus sentimentos, de forma a manter a conduta adotada pela escola.

É essencial ainda que a família estabeleça uma parceria com a instituição de ensino. O objetivo dessa ação é dar o suporte, o acolhimento e o afeto necessários para o aluno se desenvolver de forma integral.

Que desafios as escolas enfrentam no processo de adesão à educação humanizada?

Como colocamos no início, a educação humanizada ganhou destaque nos últimos anos. Diversos desafios surgem para melhorar as tradicionais relações de ensino-aprendizagem. Confira!

Professores capacitados para a humanização

Para uma educação baseada na humanização dos alunos, os educadores precisam estar em constante atualização. Uma instituição que acompanha as tendências da educação conta com uma equipe pedagógica ciente da importância de rever seus métodos e abordagens para instruírem as próximas gerações.

Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade reconhece a necessidade de aproximar as diferentes disciplinas para ajudar os alunos a desenvolver inteligências múltiplas, a fim de entenderem o mundo que os cercam e oferecerem soluções criativas aos problemas da realidade. A escola consegue promover esse tipo de abordagem a partir de passeios, eventos, feiras de conhecimento e apresentações.

Diferentes metodologias de ensino

A humanização em sala de aula pressupõe que os alunos têm diferentes ritmos de aprendizado. Nesse sentido, é muito importante que os professores utilizem diferentes métodos de ensino para conseguirem construir os conhecimentos com todos. O uso de ferramentas tecnológicas, por exemplo, estreita ainda mais os laços necessários para a aprendizagem.

Como considerar a educação humanizada ao escolher a escola?

A educação humanizada é um critério muito útil para medir a qualidade do ensino na hora de escolher a escola das crianças. Além de verificar questões relacionadas à infraestrutura e aos resultados em vestibulares, principalmente acerca dos alunos de ensino médio, procure saber se a instituição preza por abordagens baseadas na humanização.

No Colégio Verbo Divino, nossa equipe pedagógica tem como missão contribuir para a formação humana dos alunos. Dessa forma, conseguimos cumprir a função social de oferecer oportunidades para o pleno exercício da cidadania e gerar espaços de reflexão nas diversas áreas do saber.

Um ensino completo deve ser pautado em uma educação humanizada. Ao procurar uma escola para o seu filho, verifique se a instituição trabalha com essa abordagem na forma de transmitir o conhecimento. Uma grande vantagem é ter a tranquilidade de saber que a criança ou o adolescente vai crescer entendendo a importância de valores fundamentais para a vida em sociedade.

Gostou dos esclarecimentos que trouxemos neste post? Para saber mais detalhes sobre o Colégio Verbo Divino, acesse nosso site e entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Achei maravilhoso que as escolas possa ter esse tipo de educação humanizado

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.