dificuldade de aprendizagem

Será que meu filho está com dificuldade de aprendizagem? Descubra!

Para entender se o seu filho tem algum tipo de dificuldade de aprendizagem, é importante ficar atento e observar se o pequeno apresenta determinados sinais. Muitas vezes, a criança pode ter bloqueios para se expressar e falar com os pais sobre o que está sentindo e passando. 

Sem esse apoio, os alunos podem ter prejuízos no processo de ensino. Assim, em conjunto com a escola, é fundamental que a família ofereça apoio e esteja disposta a auxiliar o estudante a superar os momentos mais desafiadores. 

Acompanhe a seguir e confira quais são os principais sinais que o seu filho pode apresentar quando tem dificuldade de aprendizagem!

Dificuldade de concentração

As mudanças de comportamento e a agitação, comuns da infância, acabam levando a criança a ter dificuldade de concentração nos estudos. Diante disso, pode ser mais complicado manter a atenção e a concentração nas atividades escolares por um período mais longo.

Caso você note que o pequeno também fica disperso em outras tarefas, por exemplo, quando assiste a um filme ou durante um passeio, pode ser sinal de que ele está agitado e não consegue manter a mente focada no momento presente. Nesse caso, vale a pena incentivá-lo a fazer pausas e a prestar mais atenção nas atividades que faz no dia a dia. 

Mau desempenho nas atividades e provas

O baixo desempenho nas atividades e provas escolares também é um sinal de que a criança está com dificuldade de aprendizagem. Muitas vezes, ela pode estar apenas desanimada ou não se sente motivada pela metodologia e pelas práticas pedagógicas empregadas na escola. 

Assim, é importante dialogar com o pequeno e perguntar, sempre que possível, se ele está gostando da abordagem e se as tarefas escolares chamam a sua atenção. Sem isso, o estudante pode ter graves problemas para dar continuidade aos estudos e sair prejudicado ao final do ano letivo, o que pode levar a uma reprovação no pior dos casos.

Esquecimentos

Esquecimentos e falhas de memória são sintomas sérios e que não podem ser ignorados pelos pais. Isso porque as crianças vivem uma fase de desenvolvimento e crescimento importante, em que o cérebro está em plena formação. Caso você note que o seu filho se esquece até de fazer tarefas mais rotineiras, vale a pena buscar a ajuda de um profissional especializado.

Existem alguns transtornos funcionais comuns dessa faixa etária, por exemplo, a dislexia e o deficit de atenção (TDAH), que dificultam a aprendizagem e ainda podem comprometer o bem-estar e a qualidade de vida do pequeno. Assim, o indicado é buscar por uma resolução para o problema sempre que notar qualquer sinal. 

Falta de interesse

Em outros casos, a dificuldade com o processo de ensino pode ser, simplesmente, falta de interesse do estudante. Ele pode se sentir desmotivado com os conteúdos e com os temas abordados em sala de aula, mas isso não quer dizer, necessariamente, que a criança não se interessa pelos estudos. 

Powered by Rock Convert

Na verdade, o aluno pode estar enfrentando situações complicadas e desafiadoras, o que exige compreensão e suporte dos familiares. Geralmente, as crianças que sofrem bullying ou não se sentem à vontade com os colegas e professores podem começar a mostrar maior resistência em frequentar o ambiente escolar.

Mudanças comportamentais

Na infância, as mudanças comportamentais são bastante comuns, no entanto, caso a situação cause conflitos internos que atrapalhem o desempenho escolar, é importante que os pais busquem ajuda rapidamente. Caso o pequeno se torne agressivo e inquieto com frequência, por exemplo, é sinal de que ele precisa de suporte.

Esses comportamentos podem surgir apenas quando a criança já se sente frustrada e desmotivada com os estudos. Mesmo assim, é fundamental tentar resolver a situação o quanto antes para evitar que o aluno se sinta ansioso, triste e isolado dos demais colegas de classe, o que pode agravar o seu quadro.

Lentidão

Se o estudante demora muito tempo para realizar as atividades escolares ou as tarefas de casa, é sinal de que ele pode estar tendo dificuldades de aprendizagem. Às vezes, a criança se dispersa muito durante os afazeres, justamente porque encontra bloqueios para realizá-los.

Em outros casos, o pequeno pode se sentir desafiado a organizar sozinho o tempo dedicado aos estudos. Por isso, os pais devem estar sempre atentos e apoiar os filhos, auxiliando-os a otimizar mais o tempo e a lidar melhor com as dificuldades.

Incompatibilidade entre o nível de desenvolvimento e a faixa etária

As crianças contam com um ritmo de desenvolvimento específico e diferenciado, por isso, o ideal é evitar comparações. No entanto, é importante prestar atenção se o seu filho tem dificuldade de assimilar os conteúdos das aulas que são direcionadas para a sua faixa etária.

É comum que alguns alunos demorem mais para aprender determinados conhecimentos, e isso nem sempre representa um problema grave. Mas caso haja algum tipo de transtorno e deficit, por exemplo, isso pode afetar o bom desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais, o que leva, consequentemente, a um menor desempenho escolar. 

Dislexia

A dislexia é um problema que ocorre com frequência nos estudantes. Eles apresentam dificuldade em relação à alfabetização e podem ter a aprendizagem da escrita e da leitura prejudicadas significativamente, caso a condição não seja corretamente tratada e assistida pelos responsáveis. 

Os alunos afetados pela dislexia costumam manifestar os sintomas desde os primeiros anos de vida. No entanto, é na escola que os sinais começam a surgir. Afinal, é nesse espaço onde as habilidades de leitura e escrita passam a ser desenvolvidas com maior intensidade no cotidiano. É importante avaliar se o seu filho apresenta dislexia e buscar por um diagnóstico o quanto antes para que o seu desenvolvimento não seja impactado negativamente pela situação.

As causas da dificuldade de aprendizagem podem ter inúmeros motivos, por isso, é fundamental que os pais estejam sempre atentos e acompanhem o filho nos estudos. Assim, fica mais simples auxiliar o aluno a superar o problema e a impedir prejuízos que comprometam o processo de ensino. 

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe o post nas redes sociais para que essas informações cheguem a mais pessoas!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.