cuidados com as crianças

Cuidados com as crianças e Covid-19: como evitar a contaminação?

Desde o início da pandemia do covid-19, as aulas de todos os níveis de escolaridade migraram para o virtual. Com isso, os alunos passaram a estudar em casa de forma remota, tendo que realizar as atividades em plataformas de ensino virtuais.

Com a vacinação no Brasil e no mundo, as instituições de ensino já se preparam para retornar ao presencial. Mesmo com o afrouxamento das medidas de segurança, é fundamental que as famílias orientem adequadamente os estudantes na volta às aulas para não correrem riscos de contrair o vírus.

Pensando nisso, listamos a seguir algumas dicas de cuidados com as crianças que os pais devem ter para evitar a contaminação no ambiente escolar. Confira!

Limpar frequentemente os brinquedos

Assim que o seu filho chegar em casa da escola, será preciso higienizar bem todos os brinquedos e materiais didáticos antes de utilizá-los novamente. Isso é importante para evitar a disseminação do vírus e para a saúde do pequeno e de toda a família. Você deve conversar sempre com a criança para ter esse cuidado também em sala de aula.

Para limpar os objetos adequadamente, utilize um pano limpo com álcool em gel e passe em toda a superfície de maior contato, como mochilas, cadernos e livros. Os itens pessoais também devem ser higienizados, mesmo que não sejam compartilhados com os colegas de turma, como lápis, estojo e lancheira.

Estimular a higienização regular

Dialogue constantemente sobre a importância da higienização e por que ela deve ser feita diariamente para evitar a contaminação. Além de limpar objetos, é fundamental que o estudante saiba como lavar as mãos corretamente, com bastante água e sabão.

Esse é um dos fatores mais relevantes para se evitar o aumento da contaminação e para manter o seu filho em segurança. Assim, sempre que ele estiver na escola ou em qualquer outro local, estimule-o a cuidar da limpeza e converse sobre como isso é essencial para evitar riscos de doenças.

Ensinar a importância do uso da máscara

Manter a máscara bem posicionada no rosto durante todas as aulas e atividades pode ser um desafio, sobretudo para as crianças. Mesmo assim, os pais devem conversar com os filhos e explicar detalhadamente como a máscara funciona contra o vírus e a contaminação de outras doenças.

É importante que a família oriente o estudante sobre essa prática, pois ela será obrigatória por algum tempo, principalmente na volta às aulas presenciais. Você pode pedir para o pequeno demonstrar como ele coloca a máscara e avaliar se está sendo posicionada corretamente. O item deve cobrir bem a boca e o nariz, e possibilitar uma maior filtração do ar, o que garante a proteção.

Criar uma rotina de atividades

Os pais também devem criar uma rotina de atividades para que a criança entenda que não está de férias nesse período de retorno às aulas presenciais. Organizar o dia a dia do seu filho ainda pode ser benéfico para sua produtividade e para a melhora do desempenho na escola.

É interessante reservar alguns momentos do dia para o pequeno realizar atividades práticas, como algum esporte ou brincadeiras ao ar livre. Com isso, ele se sentirá mais estimulado para os estudos e se dedicará mais quando estiver no colégio. 

Para praticar os cuidados com as crianças, é fundamental que os pais criem um ambiente em casa que faça os pequenos se sentirem seguros para o retorno das atividades presenciais. Caso surja qualquer sintoma nesse período, a família deve buscar por ajuda médica o quanto antes para evitar a contaminação de outros alunos na escola. 

Gostou do conteúdo? Aproveite e assine a newsletter do Colégio Verbo Divino para receber todas as nossas novidades, diretamente em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.