crescimento e desenvolvimento infantil

Conheça os marcos do crescimento e do desenvolvimento infantil

As crianças passam por várias fases. Cada uma delas tem características diferentes e papel importante no crescimento e no desenvolvimento infantil. Por isso, é fundamental que os pais entendam bem essas etapas e saibam quais são os principais marcos de cada idade.

Nesse período da vida, o cérebro atua gerando as conexões necessárias para as competências motoras, cognitivas e socioemocionais. Assim, as interligações começam já na gestação e se estendem até o sexto ano de idade.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e conheça os principais marcos do crescimento e do desenvolvimento infantil e sua importância para o sucesso da criança na fase escolar. Acompanhe!

Qual a importância da família e da escola nas fases da criança?

A participação da família e da escola no processo de crescimento da criança é fundamental. Isso porque se deve saber como conduzir a educação dos pequenos da melhor forma, a fim de que se tornem adultos responsáveis e preparados para o exercício da cidadania.

Nesse sentido, o papel dos pais é extremamente importante, pois eles geralmente são a primeira referência educativa. Inclusive, é na família que as crianças aprendem a socializar com os “outros”, criando significados e constituindo-se enquanto sujeitos. 

Assim, pode-se ensinar valores morais e sociais que facilitem a aprendizagem escolar, além de desenvolver hábitos que também são exigidos pelas instituições de ensino. Desta forma, os pais também passam a participar das ações da escola, por meio de intervenções no processo educacional, gerando mudanças no comportamento e no aprendizado de seus filhos.

A escola, por outro lado, requer a participação ativa da família. Com isso, fica mais simples identificar dificuldades encontradas pela criança dentro e fora da instituição. Há ainda a obrigação de ensinar os conteúdos específicos das diversas áreas de conhecimento, instruindo os pequenos desde cedo a desenvolver as atividades.

Quais são as etapas do crescimento e do desenvolvimento infantil?

Para um acompanhamento mais saudável e completo das diversas fases da criança, é preciso conhecer o que é, ou não, normal em cada idade. Para isso, existem os marcos do crescimento e do desenvolvimento, que explicam as diferentes etapas e, ainda, indicam quais são os estímulos adequados que podem ser oferecidos pela escola e pelos pais.

Portanto, acompanhe a seguir e confira quais são os principais marcos da educação infantil até os 6 anos de idade.

0-12 meses

Logo após o nascimento, a criança passa por um processo de fortalecimento dos músculos e do sistema nervoso, realizando os primeiros movimentos. Nesse período, ela desenvolve o seu próprio ritmo de alimentação, sono e visão. Por isso, a aprendizagem se dá, sobretudo, por meio dos sentidos, e a escola pode estimular a capacidade de atenção e concentração.

1-2 anos

Os pequenos começam a andar, subir e descer escadas, “escalar” os móveis de casa etc. A criança aprende a manter seu corpo em equilíbrio, o que auxilia diretamente no fortalecimento dos músculos das pernas. Nessa fase, por meio da repetição das atividades, ela começa a desenvolver a memória e, também, a entender as sequências dos acontecimentos ao seu redor. Geralmente, são bastante curiosas e gostam de interagir com quem estiver por perto.

3-4 anos

Nessa etapa, desenvolve-se de forma mais intensa a capacidade motora e a criança apresenta o desejo de experimentar tudo. Ela começa a ser mais independente, por exemplo, com sua própria higiene. No aprendizado, consegue compreender a maior parte do que ouve e utiliza bastante a imaginação. Por isso mesmo, é aconselhável inserir alguns jogos nessa idade, pois a criança começa a ter uma noção mais clara das relações de causa e efeito e, também, no que diz respeito ao senso investigativo diante do mundo.

5-6 anos

Entre 5 e 6 anos de idade, o pequeno é capaz de vestir-se sozinho e apresenta maior autonomia com o próprio corpo. Aqui, ele fala fluentemente, mostrando bastante interesse pelas palavras e pela linguagem. A criança também já consegue diferenciar o nome das cores, os números e também memoriza e repete histórias. É também nessa idade que ela copia os adultos, por isso é fundamental estar atento com os exemplos, tanto da família quanto da escola.

Qual a importância da escola no desenvolvimento infantil?

Existem quatro áreas do crescimento e desenvolvimento infantil que devem ser acompanhadas pela escola. São as fases física, cognitiva, social e afetiva. Elas devem ser observadas com bastante atenção para identificar se a criança apresenta alguma dificuldade.

O normal é que o pequeno interaja bem com os materiais didáticos, como livros e jogos. Porém, muitas crianças podem não gostar de frequentar ambientes de socialização, como os playgrounds, o que indica que elas têm áreas cognitivas mais desenvolvidas do que outras.

Nesse sentido, caso os gestores escolares notem algo fora do comum, é papel da escola orientar os pais sobre atividades que podem ser realizadas em casa, a fim de favorecer o desenvolvimento das habilidades infantis.

Portanto, a instituição escolar deve ser a principal parceira na educação, de forma que ofereça um aprendizado de qualidade e que auxilie no crescimento de seus alunos. Por isso, antes de escolher uma escola para o seu filho, avalie se o projeto pedagógico atende aos requisitos estipulados para cada fase de desenvolvimento e, ainda, se oferece o suporte necessário para isso.

Powered by Rock Convert

Com isso, é imprescindível que a família esteja presente e acompanhe a vida escolar da criança, mantendo uma relação amigável com os educadores e com os gestores. Deve-se lembrar, no entanto, que cada indivíduo é único e precisa ser respeitado dentro de suas limitações e diferenças.

A instituição de ensino, nesse caso, tem a responsabilidade de alertar os pais sobre tudo o que ocorre no ambiente escolar. Com isso, é possível encontrar maneiras positivas para ajudar as crianças desde o início da aprendizagem.

Por que incentivar atividades práticas contribui para o processo de ensino-aprendizagem infantil?

Um artigo publicado pela Unicef apontou que pesquisas realizadas ao longo de 3 décadas concluíram que o período mais importante do desenvolvimento humano vai do nascimento aos 8 anos de idade. 

Durante esses anos, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, bem como a atenção ao bem-estar e à saúde física e mental, constrói uma base sólida para o sucesso até a idade adulta. 

Embora a aprendizagem aconteça ao longo da vida, na primeira infância, ela está ocorrendo em uma velocidade muito superior. Tanto que a pré-escola se dá no meio da primeira infância, etapa fundamental para estabelecer as bases de aprendizado que perdurarão no futuro.

Pensando nisso, a escola deve criar as melhores oportunidades de aprendizado para as crianças, especialmente por meio da prática. No caso do universo infantil, muito disso significa promover atividades lúdicas, já que as brincadeiras são a principal forma de atingir todo o potencial de aprendizagem da criança na fase escolar.

Por esse motivo, as atividades e os ambientes que promovem a brincadeira, a exploração e o aprendizado prático devem estar no centro dos programas pedagógicos da educação infantil.

Como é possível fazer aulas práticas ao vivo no ensino online?

A pandemia da COVID-19 gerou um enorme desafio para professores e pais das crianças na fase escolar. Como promover interações proveitosas, se o contato humano ― tão essencial para a aprendizagem ― ficou limitado a uma tela de computador? 

Sem dúvida, esse foi um momento de reforçar a parceria entre a família e a escola, para que as propostas fossem compartilhadas de maneira positiva. 

Até porque é impossível pensar que uma criança pequena vai ficar parada por muito tempo em frente à tela de um computador. Então, as aulas remotas devem ser curtas e conter atividades nesse período fáceis de realizar e devem contar com a participação de, pelo menos, um responsável.

Obviamente, será necessário ter alguns materiais disponíveis. Por isso, é importante que os pais sempre confiram as mensagens da escola e confirmem se precisarão providenciar antecipadamente alguma coisa.

Veja uma pequena lista com exemplos de atividades simples e que vem funcionando bem para crianças na fase escolar:

  • contação de histórias;
  • teatrinhos de fantoches;
  • atividades de dobrar, recortar, colar e pintar;
  • dança;
  • brincadeiras de reconhecimento de letras e formação de palavras;
  • plantar sementes em algodão;
  • atividades de oralidade, como cantar;
  • interações com os brinquedos das próprias crianças;
  • jogos interativos online.

O papel da família para o sucesso das atividades

Como dissemos, a família tem um papel importante para que as atividades escolares online deem certo. Para isso, é preciso tomar algumas condutas importantes:

  • certifique-se de que os equipamentos de áudio e vídeo estão funcionando perfeitamente;
  • organize todos os materiais necessários para a atividade, se houver;
  • garanta um ambiente silencioso, livre de distrações;
  • explique para a criança como será o encontro online, para que ela se acalme;
  • ajude nas interações com os professores e colegas (abrindo e fechando áudios e vídeo, por exemplo);
  • quando a atividade for individual, certifique-se de que a proposta foi compreendida e dê feedbacks aos professores.

Conhecer os diferentes marcos do crescimento e do desenvolvimento infantil é fundamental para que você compreenda o que deve ser estimulado em cada etapa da vida da criança. É papel dos pais e da escola propiciar um ambiente seguro e saudável, a fim de que o aprendizado possa ocorrer sem qualquer tipo de negligência.

Por fim, com a criança na fase escolar é importante que você encontre um colégio que seja preocupado com o momento pelo qual estamos passando e, a despeito dessa realidade, esteja se mantendo fiel à sua proposta pedagógica. 

A pandemia reforçou a necessidade de a escola e a família terem laços sólidos e positivos, afinal quando pensamos na educação dos pequenos, devemos nos lembrar de que o projeto pedagógico inclua valores de amorosidade, respeito ao universo infantil e o constante foco na formação integral.

O Colégio Verbo Divino orgulha-se de ter essas premissas como fundamento do seu ensino. Você gostaria de fazer parte da família CVD? Entre em contato conosco e venha nos conhecer!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.