Como acompanhar os estudos dos filhos em casa?

2 minutos para ler

A família sempre foi fundamental no desenvolvimento e no rendimento escolar dos filhos. Mas neste período de aulas suspensas, esse papel ganha mais relevância. Precisamos lembrar que, para darmos conta de todos os conteúdos e informações recebidas, é importante organizar a rotina e acompanhar de perto essas atividades.

Você já sabe que é necessário um local adequado para os estudos. Tão importante quanto destinar um espaço é definir um cronograma de estudos, com horários fixos. O aluno deve exercitar a autonomia na execução das tarefas, mas o apoio e o acompanhamento da família são fundamentais, ainda mais neste momento de pandemia e isolamento social. Após as aulas remotas do dia, pergunte ao seu filho o que ele aprendeu. Troque ideias sobre as atividades. Demonstre interesse. Não dê respostas prontas, mas incentive-o a tentar novamente. Estudos mostram que você aprende 20% do que apenas ouve, 30% do que apenas vê, 50% do que ouve e vê e 80% do que ouve, vê e faz.

Com essa interação você ficará por dentro do que seu filho estudou e aprendeu. Ele irá se sentir ouvido, apoiado e prestigiado. É importante estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar e discutir. E se você tiver qualquer dificuldade nesse acompanhamento, conte com a gente. Entre em contato com o Colégio Verbo Divino para que possamos conversar e ajudar você nessa tarefa. Um forte abraço. Até a próxima!!!

Texto de Núbia Coutinho, orientadora educacional do Ensino Fundamental – Anos Finais

Posts relacionados

Deixe um comentário