atividades práticas educação infantil

  O que são e qual a importância das atividades práticas na educação infantil?

O ensino em sala de aula com livros, cadernos e apostilas é essencial para o aprendizado. No entanto, é possível potencializá-lo, incluindo as atividades práticas na educação infantil.

Além de despertar o interesse das crianças, deixando o momento escolar mais lúdico, é um processo que contribui também para desenvolver as habilidades cognitivas dos pequenos. Afinal, atividades que unem aprendizado e diversão estão descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como direitos assegurados às crianças da educação infantil.

Então, quer entender melhor que tipos de atividades estamos falando e por que essa vivência traz benefícios aos alunos? Vem com a gente!

Em que consiste as atividades práticas na educação infantil?

São atividades nas quais as crianças se tornam protagonistas dos processos, colocando a mão na massa. É uma forma de ensino — que também recebe o nome de movimento maker — baseado na experiência do aluno.

Dessa forma, pode trazer bons resultados para o aprendizado e desenvolvimento integral dos pequenos, pois torna o momento escolar mais dinâmico e proporciona uma boa interação com os colegas.

Por que é uma experiência importante para as crianças?

Em primeiro lugar, a escola se torna mais atrativa ao levar para a rotina atividades práticas, deixando a criança motivada para participar ativamente do que é proposto, mas não é só isso.

A seguir, veja outras razões pelas quais vale a pena propor atividades prática na rotina da educação infantil.

Estimula habilidades cognitivas

Ao colocar a mão na massa e “aprender fazendo”, as crianças tendem a desenvolver habilidades cognitivas, porque estão realizando uma tarefa na qual precisam criar ou resolver problemas e trabalhar a criatividade.

Oficinas, teatro, corrida e pinturas são algumas atividades que estimulam a socialização e a criatividade. Estar em grupo com outras crianças, além de ser divertido para os alunos, pode ser uma experiência preenchida de aprendizados.

Trabalha a consciência corporal

Dependendo da atividade proposta, o aluno pode desenvolver mais ou menos uma consciência corporal, ao exercitar a orientação espacial, o reflexo, o equilíbrio e outras habilidades motoras.

Exercita o trabalho em grupo

Quando a experiência ocorre em grupo, as atividades também trabalham o diálogo, a capacidade de criar de forma coletiva, desenvolver a empatia e o respeito ao próximo. Dividir tarefas, liderar equipes e assumir responsabilidades são habilidades importantes para aprender a importância da cooperação.

Promove a autonomia

As atividades práticas também podem estimular a autonomia das crianças, uma vez que elas passam a desenvolver uma aprendizagem ativa. Os professores, em vez de autoridades detentoras do conhecimento, passam a ser guias responsáveis por orientar as crianças em suas próprias jornadas.

Com isso, os alunos são estimulados a buscar, criar e desenvolver soluções. Essa capacidade de autonomia pode agregar segurança e autoconfiança para as crianças.

Powered by Rock Convert

Quais são as melhores atividades práticas na educação infantil?

Quer saber quais atividades práticas podem ser desenvolvidas na educação infantil? Acompanhe a seguir alguns exemplos.

Oficina com sucatas

Construir bonecos, robôs, trens, carrinhos, cidades ou qualquer outra coisa que a criança imaginar. O trabalho com sucatas é importante para desenvolver a criatividade e ensinar sobre as formas e a importância de reciclar materiais para a preservação ambiental.

Participação na horta da escola

Quando o aluno participa da criação de uma horta comunitária ele aprende a dar mais valor aos alimentos, além de entender o processo de germinação de uma semente e o papel da chuva para o crescimento das plantas. É uma atividade que pode, até mesmo, contribuir para a alimentação saudável da criança.

Teatro

É possível interpretar a história de algum livro que foi lido em sala de aula ou de uma cantiga. É o momento para o pequeno soltar a imaginação, melhorar a linguagem e ficar mais participativo, principalmente ser for uma criança tímida.

A atividade teatral transmite a segurança e o conforto que os pequenos precisam para trabalhar dificuldades de expressão, sem o medo de sofrer julgamentos. Ou seja, mais do que um espaço lúdico, é uma maneira de estimular ganhos significativos para a vida dos alunos.

Morto-vivo

Brincar de morto-vivo faz a diversão das crianças. Quando o professor fala “morto”, elas devem abaixar e quando fala “vivo”, a turma permanece em pé. É uma atividade simples, mas importante para que os alunos possam mexer o corpo e treinar a atenção a cada comando.

Pintura a dedo

A pintura a dedo é uma maneira simples de entreter as crianças e, ao mesmo tempo, ajudá-las a desenvolver a sensibilidade tátil e a capacidade criativa. Além disso, é uma atividade prática que demanda poucos recursos da escola, afinal, com alguns potinhos de tinta e uma pilha de folhas em branco já é possível garantir a diversão completa.

Mas atenção para alguns detalhes. É importante que as tintas sejam naturais, sem qualquer tipo de substância tóxica. A textura deve facilitar o deslizar dos dedos e das mãos sobre o papel. Além disso, um pano úmido é um utensílio bem-vindo para limpar os dedos das crianças quando elas quiserem trocar a cor da tinta.

Escultura com massa de modelar

A massinha de modelar é um tipo de material simples que pode ser muito bem explorado com as atividades práticas na educação infantil. Propor as esculturas com massa de modelar é um bom exemplo.

Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora fina, além da criatividade e concentração dos alunos. As crianças são convidadas a descobrir novas formas, cores, texturas e movimentos, além de desenvolver a socialização com os coleguinhas de turma.

Como incentivar a participação das crianças nas atividades?

O ato de brincar é algo natural para as crianças e, com certeza, os professores não precisam se esforçar muito para incentivá-las a participar das atividades práticas. Na verdade, o foco está em planejar quais e como as atividades serão desenvolvidas, para quais turmas e como as atividades contribuem para o desenvolvimento das crianças.

Ou seja, por trás das atividades práticas propostas na educação infantil, essas questões precisam estar claras para os educadores.

Portanto, podemos dizer que as atividades práticas na educação infantil contribuem para o desenvolvimento integral das crianças. Para que haja bons resultados com essas atividades, o essencial é sempre contar com a supervisão e orientação dos educadores.

Gostou do conteúdo? Você tem alguma dúvida sobre as atividades práticas para os pequenos? Deixe sua pergunta aqui nos comentários!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.