atividades práticas

  O que são e qual a importância das atividades práticas na educação infantil?

O ensino em sala de aula com livros, cadernos e apostilas é essencial para o aprendizado. No entanto, é possível potencializá-lo, incluindo as atividades práticas na educação infantil. Além de despertar o interesse das crianças, deixando o momento escolar mais lúdico, é um processo que contribui também para desenvolver as habilidades cognitivas dos pequenos.

Quer entender melhor que tipos de atividades estamos falando e por que essa vivência traz benefícios aos alunos? Vem com a gente!

Em que consiste as atividades práticas na educação infantil?

São atividades nas quais as crianças se tornam protagonistas dos processos, colocando a mão na massa. É uma forma de ensino — que também recebe o nome de movimento maker — baseado na experiência do aluno.

Dessa forma, pode trazer bons resultados para o aprendizado e desenvolvimento integral dos pequenos, pois torna o momento escolar mais dinâmico e proporciona uma boa interação com os colegas.

Por que essa vivência é importante para as crianças?

O primeiro ponto é que a escola se torna mais atrativa, deixando a criança motivada para participar ativamente do que é proposto. Além disso, ao colocar a mão na massa e “aprender fazendo”, ela desenvolve habilidades cognitivas, porque fica diante de uma tarefa na qual precisa criar ou resolver problema, estimulando também a sua criatividade.

Dependendo da atividade proposta, como na Educação Física, o aluno desenvolve consciência corporal, orientação espacial, reflexo e equilíbrio. Quando a experiência ocorre em grupo, a escola trabalha ainda comunicação, socialização e empatia.

Nesse processo, é possível desenvolver a autonomia das crianças, uma vez que estão construindo o conhecimento. Com isso, tornam-se mais confiantes e seguras, ajudando a elevar sua autoestima.

Powered by Rock Convert

Quais atividades práticas podem ser realizadas?

Quer saber quais atividades práticas podem ser desenvolvidas na educação infantil? Acompanhe a seguir alguns exemplos.

Oficina com sucatas

Construir bonecos, robôs, trens, carrinhos, cidades ou qualquer outra coisa que a criança imaginar. O trabalho com sucatas é importante para desenvolver a criatividade e ensinar sobre as formas e a importância de reciclar materiais para a preservação ambiental.

Participação na horta da escola

Quando o aluno participa da criação de uma horta comunitária, dá mais valor aos alimentos, entende o processo de germinação de uma semente e o papel da chuva para o crescimento das plantas. É uma atividade que pode, até mesmo, contribuir para a criança ter uma alimentação saudável.

Teatro

É possível interpretar a história de algum livro que foi lido em sala de aula ou de uma cantiga. É o momento para o pequeno soltar a imaginação, melhorar a linguagem e ficar mais participativo, principalmente ser for uma criança tímida.

Morto-vivo

Brincar de morto-vivo faz a diversão das crianças. Quando o professor fala “morto”, elas devem abaixar; e quando fala “vivo”, a turma permanece em pé. É uma atividade simples, mas importante para que os alunos possam mexer o corpo e treinar a atenção a cada comando.

As atividades práticas na educação infantil vão contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Para que haja bons resultados, o essencial é sempre contar com a supervisão e orientação dos educadores.

Tem alguma dúvida sobre as atividades práticas para os pequenos? Deixe sua pergunta aqui nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.