atividades ludicas

8 atividades lúdicas que ajudam as crianças em fase de desenvolvimento

Você já parou para pensar por que as crianças brincam tanto? É porque esse é seu universo, e por meio de tantos sons, cores, formas, rabiscos, brinquedos e emoções, seu cérebro começa a se desenvolver, de maneira que elas vão ganhando consciência de si e do mundo.

Logo, é por isso que as atividades lúdicas são tão importantes para o desenvolvimento integral, por estimularem o aprendizado infantil em casa e na escola, enquanto propiciam aos pequenos usar sua curiosidade enquanto desenvolvem sua imaginação, destreza e força física, cognitiva e emocional. Brincar é importante para o desenvolvimento saudável do cérebro: corpo são, mente sã

Pensando nisso, criamos este artigo sobre a importância das atividades lúdicas na infância e trazemos uma lista com 8 opções para você realizar em casa com os seus filhos!

O que são atividades lúdicas e como elas se caracterizam?

De maneira simples, atividades lúdicas nos remetem à ideia de brincadeiras. De fato, esse pensamento está correto. Porém, o lúdico diz respeito não apenas a diversão, lazer e entretenimento, mas, principalmente, a liberdade, espontaneidade e ação.

Na escola, as atividades lúdicas utilizam esse conceito para ajudar os alunos a estudarem de maneira divertida, facilitando a retenção dos conhecimentos e o desenvolvimento integral. Com isso, podemos entender que atividades lúdicas são propostas de brincadeiras, jogos e dinâmicas livres ou dirigidas, com o intuito de tornar o aprendizado prazeroso e mais fácil.

Na educação infantil, especialmente, não podemos imaginar a realização da proposta pedagógica sem o lúdico, afinal de contas, como dissemos, o universo infantil é envolto no mundo das brincadeiras e da imaginação. 

O lúdico é tão importante para o aprendizado em todas as fases da vida, que filósofos, pensadores, pedagogos, psicólogos, entre outros profissionais ao longo da História pesquisam a relação do lúdico com a Educação. 

O filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), por exemplo, entendia que as crianças aprendem muito melhor se o que está sendo ensinado corresponde à sua alegria natural. Muito antes, na Grécia, Platão (428 a.C.-348 a.C.) já citava a importância dos jogos e dos esportes na infância para valorizar a cultura intelectual, moral e educativa. Já Jean Piaget (1896-1980) afirma que a criança se desenvolve por meio do lúdico, ou seja, ela precisa brincar para aprender.

Algumas características das atividades lúdicas são:

  • devem proporcionar liberdade e prazer;
  • podem ou não conter regras;
  • podem incluir aspectos para trabalhar formas de conhecimento;
  • devem criar um ambiente atraente e estimulante para o desenvolvimento integral das crianças;
  • podem ou não conter alguma competitividade;
  • devem estimular a livre expressão de sentimentos e a criatividade;
  • devem permitir a interação com o outro.

Quais os benefícios das atividades lúdicas ao longo das fases do desenvolvimento infantil?

A atividade lúdica tem um papel significativo em cada fase do desenvolvimento infantil, pois prepara a criança para desempenhar papéis sociais e compreender o mundo. Com base nisso, vemos benefícios amplos na formação integral das crianças, como os seguintes.

Desenvolvimento de competências socioemocionais

As competências socioemocionais são habilidades necessárias para que a criança tenha uma percepção de si mesma e saiba se colocar de maneira positiva diante do mundo. Fundamentais ao sucesso na vida pessoal e profissional, dizem respeito a habilidades de:

  • autoconhecimento;
  • autorregulação;
  • consciência social;
  • relacionamento;
  • tomada de decisão responsável.

Desenvolvimento da coordenação motora

As atividades lúdicas envolvem o uso da coordenação motora fina (pintar, escrever, desenhar, amarrar etc.) e/ou grossa (pular, correr, abaixar etc.), importantes para o desenvolvimento das cadeias musculares necessárias a cada ação.

Aprimoramento da linguagem

As várias formas de expressão possibilitadas pelas atividades lúdicas favorecem a utilização da linguagem. Isso pode ser feito brincando com palavras por meio de canções, frases e textos falados, leitura, conversações e muito mais. 

Aquisição de conhecimentos específicos

As atividades lúdicas podem ser uma ferramenta para o ensino das matérias da escola. Com esses momentos divertidos, os alunos conseguem aprender mais facilmente até os conteúdos mais difíceis, de maneira leve e prazerosa.

Powered by Rock Convert

Veja 8 atividades lúdicas para realizar com seus filhos!

É claro que você deve investir em atividades lúdicas também em casa. Esse momento proporciona, inclusive, estreitar os laços entre toda a família enquanto são criados tempos de lazer e descontração. Veja algumas dicas que preparamos.

1. Acampamento

Toda criança gosta de construir cabanas de lençóis, não é mesmo? Então, você pode fazer a maior bagunça e brincar de acampar com os pequenos na própria casa. Toda a família pode participar. Inclusive, dá para fazer uma bela contação de histórias até que os pequenos peguem no sono.

2. Jogos de locomoção

Aproveite espaços ao ar livre para criar jogos que incentivem o movimento. Pega-pega, esconde-esconde, queimada, jogo de bets (taco) são alguns exemplos clássicos que estimulam a sair correndo e mover o corpo.

3. Música e Dança

Atividades que estimulam várias áreas do corpo e da mente, a música e a dança podem caminhar juntas. Crianças adoram cantar e fazer coreografias, algo que pode ser feito com toda a família.

Você também pode incrementar esse momento com algum instrumento de percussão fácil de começar a tocar, como pandeiro, tamborim ou chocalho, para que as crianças comecem a ter uma ideia de como é coordenar o ritmo.

4. Leitura

A leitura pode ser uma atividade lúdica bem divertida, tendo a criança como protagonista. Além de ler as histórias, você pode criar um cantinho de leitura com livros e objetos relacionados. Também, leve os pequenos até espaços públicos de leitura, como as livrarias de shopping centers ou bibliotecas infantis. Lá, além dos livros as crianças podem brincar em um ambiente só delas e participar de programações especiais de incentivo ao hábito de ler.

5. Massinha de modelar

A massinha de modelar estimula a força nas mãos, coordenação motora fina e criatividade. Enquanto modelam, as crianças também estão expressando seus pensamentos e reproduzindo formas que veem ou imaginam. 

6. Pintura e Colagem

Toda criança adora fazer a maior bagunça com cola e tinta. Disponibilize giz de cera, canetinhas, pincéis, papéis, revistas velhas e outros materiais que possam se transformar em obras de arte. Depois, deixe que os pequenos se sujem ao máximo enquanto soltam a imaginação.

7. Música e Dança

Música e dança podem caminhar de mãos dadas e se transformar em um sem-número de atividades. Por exemplo, na “estátua musical” a música toca enquanto as crianças dançam. Quando o som para, elas devem permanecer imóveis. “Perde pontos” quem se mexer primeiro.

8. Teatro de fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade lúdica que proporciona várias formas de comunicação verbal e não verbal. Aqui as crianças podem ser a plateia e os atores.

Para facilitar, você pode comprar fantoches ou dedoches (fantoches de dedo) e o próprio cenário prontos. Mas, se tiver tempo, pode confeccionar tudo com as crianças, criando personagens únicos.

O que levar em conta na hora de montar uma atividade lúdica em casa?

Você conheceu, neste post, a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil e opções de brincadeiras e dinâmicas. Agora, para dar tudo certo, é preciso tomar alguns cuidados importantes. São eles:

  • não crie pressão para que as crianças participem da sua proposta;
  • deixe que os pequenos se sintam livres para começar e parar;
  • permita que eles sejam protagonistas ao máximo;
  • não critique por “erros” que você identificar;
  • elogie tudo o que fizerem;
  • em caso de jogos e brinquedos, verifique a faixa etária apropriada;
  • se as atividades lúdicas envolverem movimento, certifique-se de que o ambiente é seguro.

Esperamos que essas e outras atividades lúdicas proporcionem experiências incríveis entre seus filhos e você. Certamente, ajudarão nas várias etapas do amadurecimento dos pequenos e toda a família vai se surpreender.

Para terminar, sugerimos que você compreenda um pouco melhor as fases da vida de uma criança. Então, não vá embora sem ler este outro post para conhecer os marcos do crescimento e do desenvolvimento infantil!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.