atividades extracurriculares

Entenda a importância das atividades extracurriculares para as crianças

Um ponto forte na hora de escolher as melhores escolas é a oferta de atividades extracurriculares, ou seja, aulas específicas que a instituição oferece fora da grade curricular, no final do período de aulas ou no contraturno escolar.

As atividades extracurriculares podem ser de cunho esportivo, cultural e educacional, e acontecem geralmente em grupo. Optar por elas pode gerar muitos benefícios aos alunos, além de facilitar a rotina dos pais, que não precisam se deslocar para outros lugares a fim de que seus filhos pratiquem uma modalidade esportiva ou artística, por exemplo.

Como sabemos que há muitas dúvidas em relação ao objetivo das atividades extracurriculares, resolvemos criar este post. Aqui, explicamos por que elas são importantes, quais suas contribuições para os alunos e como são oferecidas pelo Colégio Verbo Divino. Fique conosco e confira!

O que são atividades extracurriculares e qual sua importância?

Atividades extracurriculares são aulas ou outras práticas organizadas pela escola em caráter optativo, com o intuito de atender aos diferentes interesses dos alunos. 

Essas atividades são importantes, pois ajudam o aluno a:

  • envolver-se mais com a escola ou comunidade;
  • desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais;
  • melhorar seus relacionamentos;
  • ter mais bem-estar;
  • aperfeiçoar sua mobilidade física.

Trata-se de um curso livre, um grupo de estudos e, até mesmo, um trabalho voluntário. Então, cada escola decide as atividades mais convenientes conforme as demandas da comunidade, o seu projeto pedagógico e a sua infraestrutura.

No entanto, vale lembrar que muitas escolas destacam como atividades extracurriculares uma cartela de cursos que acontecem desde o início do semestre e têm uma estrutura especial, bem como coordenadores e professores específicos. Esse é o caso da natação, da dança ou dos esportes de quadra. Nesse contexto, os pais matriculam os alunos, geralmente, arcando com um pequeno valor que garante a frequência na atividade.

Outras práticas fora do horário de aula normalmente constituem-se de projetos vinculados a certos departamentos, como as áreas de Ensino Religioso ou Psicologia ― nesse caso, costumam ser gratuitas e têm cunho social.

Como as atividades extracurriculares podem auxiliar no desenvolvimento do aluno?

Agora que você compreendeu o que são as atividades extracurriculares, vamos destacar os principais benefícios para o desenvolvimento integral dos alunos. Dê uma olhada.

Melhoria no desempenho escolar

É notável o quanto as atividades extracurriculares refletem no bom desempenho nos estudos. Em comum, todas elas apresentam desafios a serem vencidos, o que exige foco, concentração, determinação de objetivos, entre outras coisas.

Logo, quando o aluno volta à sala de aula, ele está mais tranquilo e atento para aprender. Além disso, a energia liberada em muitas atividades auxilia nos momentos em que é preciso manter a mente ativa. Não é à toa que o CVD tem vários exemplos de alunos, frequentadores assíduos das atividades extracurriculares, que foram destaque nos vestibulares e ganharam importantes concursos.

Descoberta de aptidões e habilidades

Às vezes, os pais matriculam o aluno nas atividades extracurriculares para “ver se o ele gosta”. Não raro, a resposta a esse estímulo é surpreendente e, ali, são descobertas aptidões e habilidades importantes, como a vontade de se aprofundar nas artes ou no esporte.

Powered by Rock Convert

Com isso, o aluno tem um motivo a mais para gostar de estudar e aprender, já que associa o aprendizado ao prazer e bem-estar, o que favorece ainda mais sua relação com a rotina escolar.

Auxílio aos desenvolvimentos físico e motor

Tanto as atividades esportivas quanto as artísticas contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora fina e da grossa, assim como auxiliam no crescimento, no equilíbrio e na postura.

No caso dos esportes e da dança, em especial, são trabalhadas grandes cadeias musculares em corridas, saltos, chutes, passes ou coreografias. Dessa maneira, o corpo todo fica em movimento, o que é bom para o preparo físico integral do aluno, como musculaturas e ossos, independentemente da faixa etária.

Estímulo ao desenvolvimento de competências socioemocionais

O aprendizado socioemocional também é uma pauta essencial para o desenvolvimento integral do aluno, logo, precisa estar no radar da escola. Por esse motivo, as atividades extracurriculares são importantes, já que são um meio de fomentar competências emocionais e sociais do aluno, como:

  • empatia;
  • medos;
  • ansiedades;
  • respeito às limitações do outro;
  • diálogo construtivo;
  • entre outras.

Como consequência, essas questões tendem a reverberar positivamente no dia a dia do aluno. Ele passará a agir com mais controle e inteligência emocional nos desafios escolares, bem como melhorará suas relações sociais e sua interação com os demais colegas. 

Criação de senso de autonomia e responsabilidade

Ainda na esteira das competências socioemocionais, devemos destacar outros pontos importantes no desenvolvimento integral do aluno, os quais terão um grande impacto no seu futuro pessoal e no profissional.

Em primeiro lugar está a autonomia, já que o aluno aprenderá com aquelas atividades qual é seu verdadeiro papel como indivíduo dentro de um grupo. Isso o faz perceber que o sucesso daquela empreitada ― seja um jogo, seja um espetáculo ― depende de suas ações individuais e coletivas. Além disso, há a questão de liderança, responsabilidade, capacidade analítica e tomada de decisão, itens fortemente trabalhados nas atividades em grupo.

Aumento da motivação com o ambiente escolar

Os alunos participantes de atividades extracurriculares tendem a abraçar mais o ambiente escolar, que se torna um local prazeroso onde eles aprendem e, ao mesmo tempo, divertem-se. Isso ajuda a quebrar a resistência com a escola, aumentando a sensação de pertencimento e a motivação do aluno com as atividades pedagógicas.

Também, as atividades extracurriculares são mais uma oportunidade de estreitar o relacionamento entre a família e a escola. Isso por que pais e responsáveis participam do processo de aprendizado ao estarem presentes em eventos dos cursos, como campeonatos, gincanas e apresentações.

Quais são as atividades extracurriculares oferecidas pelo CVD?

O Colégio Verbo Divino orgulha-se em ter sua cartela de atividades extracurriculares como um diferencial para seus alunos. Todas elas acontecem em ambientes singularmente preparados para esse fim e contam com profissionais especializados, que atuam sob orientação de uma coordenação pedagógica altamente conectada com as necessidades de cada curso.

Dessa forma, os pais terão a certeza de que seus filhos estão em um ambiente seguro, assistidos por quem entende de cada modalidade ofertada. Então, conheça a lista de atividades extracurriculares do CVD:

  • Balé;
  • Basquetebol; 
  • Dança; 
  • Futsal; 
  • Ginástica Artística; 
  • Handebol; 
  • Minivoleibol; 
  • Natação; 
  • Teatro; 
  • Xadrez. 

Agora, você entende qual a proposta da programação de atividades extracurriculares e como esse tipo de curso pode beneficiar muito o desenvolvimento dos alunos. Então, convidamos você a ficar conosco mais um pouco para conhecer detalhes sobre cada uma das modalidades oferecidas pelo CVD!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.