aprendizado infantil

9 dicas que ajudam os pais a estimularem o aprendizado infantil

Você sabia que a presença dos pais desempenha um papel fundamental no aprendizado infantil? É em casa que os pequenos transformam as lições adquiridas nas aulas em conhecimento e informação, funcionando como uma extensão da instituição de ensino.

Longe da supervisão dos educadores, as crianças acabam perdendo o foco nos estudos. Sem estímulos contínuos, elas acabam não efetivando o processo de ensino e se desinteressando com mais facilidade. Nesse sentido, os familiares têm um importante papel de dialogar constantemente com os filhos para manterem o foco nos estudos.

Acompanhe a seguir e confira 9 dicas que auxiliam no aprendizado infantil!

1. Defina a rotina de estudos

Manter uma rotina de estudos com horários definidos e um cronograma para as atividades é o primeiro passo para motivar os pequenos. Isso é fundamental para construir o hábito de estudar, e quando os pais planejam o cotidiano em conjunto com os filhos, fica mais fácil organizar o tempo.

Você pode combinar com a criança os horários para cada atividade. Caso ela queira brincar, por exemplo, explique que é importante também se dedicar em alguns momentos do dia a uma leitura ou aos exercícios da escola.

2. Compreenda o perfil da criança

Cada pessoa apresenta um perfil próprio para adquirir conhecimento. Algumas crianças têm mais facilidade em gravar as informações por meio da memória visual ou fotográfica, enquanto outras aprendem com mais facilidade por meio da contação de histórias.

Assim, é essencial conhecer a forma que o seu filho tem de observar o mundo e aprender com os estímulos. Nessa fase, os pequenos estão passando por um momento importante de seu processo de desenvolvimento, construindo sua maneira de ser e viver.

3. Torne o momento prazeroso

Para que a criança atinja seu potencial nos estudos, é imprescindível que o momento seja prazeroso e, se possível, divertido. Com isso, ela se sentirá mais motivada a aprender diferentes tipos de conhecimento e a se abrir ao que é desconhecido. 

Mesmo que o aprendizado possa ser muito mais dinâmico, o local reservado para os estudos deve ser organizado para manter o foco do seu filho. É importante que ele não seja interrompido e que se esforce para dar o melhor de si. Os pais devem estar dispostos a orientar o aluno, mas sempre deixando claro que o processo de ensino é responsabilidade dele.

4. Melhore o ambiente

Ambientes muito barulhentos e cheios de distração atrapalham bastante o desenvolvimento do aprendizado infantil. Quando a criança está cercada de estímulos, ela perde o foco rapidamente e acaba deixando de lado o que mais importa. 

Por isso, o local reservado para os estudos deve ser silencioso e contar com todos os materiais necessários para que o pequeno dê total atenção às atividades escolares. Você pode preparar um cômodo da casa ou até organizar um espaço dentro do quarto do seu filho adequado para os momentos de dedicação ao estudo.

Powered by Rock Convert

5. Participe do processo

Também é fundamental participar de todo o processo de ensino e apreensão do conhecimento. É interessante dialogar constantemente com a criança, perguntando se ela está tendo dificuldades em compreender alguma informação repassada na escola ou, ainda, se existe algo que atrapalha o seu desenvolvimento.

A participação dos familiares é essencial para que o pequeno se sinta apoiado e possa contar com ajuda sempre que precisar. Além de se empenhar ainda mais, ele ainda pode trabalhar a autonomia e a confiança, pois sabe que sempre terá com quem contar.

6. Ofereça os recursos necessários

Outra dica é oferecer todos os recursos e materiais necessários para o aprendizado infantil. Livros, brinquedos, tablet, cadernos, estojo, entre outros itens, são parte fundamental para promover uma educação de qualidade.

Vale a pena também conversar com o pequeno e perguntar se há outro recurso que pode facilitar o entendimento das disciplinas vistas na escola. Muitos educadores, por exemplo, recorrem a maquetes e apresentações em vídeo para ensinar matérias consideradas mais difíceis.

7. Mantenha o diálogo aberto

Conversando frequentemente com o seu filho, fica muito mais simples entender suas dificuldades e no que ele é bom em fazer. O diálogo deve ser sempre exercitado em casa, até mesmo para que a criança se sinta segura e confiante para avançar nos estudos. 

Além de tudo, ela passa a confiar mais nos familiares, tanto para se abrir e conversar sobre o dia a dia quanto para desabafar que está passando por desafios. Os pais podem reservar algum momento do dia e convidar o pequeno para falar sobre a sua rotina, como tem sido a experiência na escola e se ele está satisfeito com as aulas.

8. Dê bons exemplos

Você já deve ter ouvido dizer que o exemplo é uma das melhores maneiras de educar, não é mesmo? Os pais têm o dever de serem exemplos para que a criança cresça de forma saudável e passe a compreender o mundo de forma mais responsável.

Essa também é uma ótima dica para trabalhar a cidadania e a consciência nos pequenos. Com isso, eles têm mais chances de crescer e se desenvolver por meio de bons exemplos, se baseando em hábitos positivos e que favorecem a sua vida e a dos demais indivíduos.

9. Conte com a ajuda da tecnologia

Você sabia que a tecnologia pode auxiliar significativamente o processo de aprendizagem? A atual geração, por ter nascido justamente em meio à era digital, tem muita facilidade em manipular distintas ferramentas tecnológicas, como tablets, smartphones e notebooks.

Os familiares podem aproveitar essa oportunidade para implementar a tecnologia na rotina de estudos. A gamificação, por exemplo, é uma ferramenta que explora a imaginação e a criatividade nos pequenos, facilitando como um todo a apreensão dos mais diferentes tipos de conhecimento.

Para que o aluno passe por um aprendizado infantil de qualidade, é fundamental escolher por uma escola que se preocupe com esse aspecto. Até porque a metodologia da instituição de ensino pode fazer toda a diferença para que as crianças aprendam mais e com muito mais facilidade.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda também como a tecnologia na educação vai revolucionar o aprendizado dos seus filhos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.