aplicativo para aprender matemática

Conheça 6 aplicativos para aprender matemática

Seu filho tem apresentado dificuldades em aprender matemática? Saiba que ele não é o único! A área das exatas, em geral, costuma ser motivo de preocupação para muitos estudantes. E uma das grandes razões é que esse conhecimento é, na maioria das vezes, apresentado de forma distante da realidade.

Que atire a primeira pedra quem, na época de colégio, nunca ouviu (ou disse) a seguinte frase: “Como eu vou usar isso na minha vida?”. Realmente, a impressão que tínhamos é a de que determinados assuntos não eram úteis ou aplicáveis. Mas a matemática é o oposto disso. O domínio de suas operações básicas é de grande valia para a resolução de diversos problemas que surgem ao longo da nossa vida.

Um aplicativo para aprender matemática tem justamente essa função: auxiliar os alunos a superar os bloqueios com os números e com os cálculos. Além disso, apresenta também conteúdos interativos e divertidos. Elaboramos uma lista com 6 apps incríveis para você mostrar ao seu filho! Vamos lá?

1. Rei da Matemática

Esse aplicativo é bem animado e tem o formato de um jogo. Tudo se passa no contexto de um reino medieval, onde todos os jogadores começam como agricultores e sobem de posição na medida em que acertam os problemas matemáticos apresentados.

O objetivo final é chegar ao topo, isto é, atingir o nível de um rei ou de uma rainha. Para tanto, à medida que o grau de dificuldade das operações cresce, o tempo para respondê-las diminui. O Rei da Matemática conta ainda com uma espécie de rede social onde os jogadores interagem comparando suas pontuações.

O game oferece ferramentas para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos participantes e é indicado para crianças a partir de 6 anos. Sua versão gratuita fornece operações de subtração, adição e combinadas; já a versão paga permite acesso a desafios de aritmética, geometria, multiplicação, divisão, estatística, potências, entre outros. 

Disponível para Android e iOS.

2. Cola Matemática

Fique tranquilo: a ideia do aplicativo não é ensinar o seu filho a colar e nem oferecer a ele respostas prontas! Pelo contrário, o propósito do Cola Matemática é possibilitar ao usuário a visualização de todo o desenvolvimento de um determinado cálculo, ou seja, o passo a passo para a resolução completa de um exercício.

Esse tipo de compreensão é fundamental para os estudantes, uma vez que a importância da matemática não está meramente na apresentação de um resultado, mas no cumprimento de um processo (composto de contas e raciocínios sucessivos) que leva à solução. O programa funciona, portanto, como um professor virtual. 

Por meio dele é possível trabalhar desde contas simples até equações de 2° grau. É recomendado para todas as idades, além de ser perfeito para quem gosta de conferir os seus acertos e, sobretudo, os seus erros.

Gratuito e disponível para Android e iOS.

3. Matemática Elementar

O Matemática Elementar é um software educacional desenvolvido por pesquisadores da UFMS (Universidade do Mato Grosso do Sul), do Campus de Ponta Porã. Gratuito e em português, ele é um aplicativo bem acessível. 

Como o próprio nome já diz, o seu objetivo principal é ensinar matemática elementar, sobretudo para alunos do Ensino Médio. Sendo assim, por meio dele o jovem tem acesso a aulas e conteúdos fundamentais para o entendimento da disciplina.

Um dos maiores benefícios dessa ferramenta consiste no oferecimento de lições, revisões de conteúdo e testes de conhecimento, o que permite ao estudante que ele mesmo identifique suas principais dificuldades e reforce seus estudos naquele assunto.

Disponível apenas para Android.

4. iMathematics

Esse app foi considerado pela revista italiana “Wired” como um dos 10 melhores aplicativos educativos. Infelizmente, ele está disponível apenas em inglês, mas isso não chega a ser um problema porque sua linguagem é simples e de fácil entendimento.

O iMathematics aborda cerca de 70 tópicos da matemática, incluindo testes, fórmulas, explicações, propriedades, definições etc. Há uma calculadora interativa à disposição do usuário que se adapta aos temas que ele buscou e que torna possível resolver questões mais complicadas, bem como receber explicações detalhadas sobre as respostas.

Por fim, é possível também criar um perfil pessoal no aplicativo para acompanhar os seus próprios progressos nos testes, salvar as explicações que mais gostou, fazer anotações nos tópicos, ou seja, criar uma experiência particular e personalizada. 

Disponível para Android e iOS.

5. Quick Brain

A tradução de Quick Brain é “eleve sua mente” — e podemos dizer que essa é exatamente a finalidade do aplicativo. Ele pode ser considerado um jogo matemático para a mente em que são utilizados princípios da psicologia cognitiva com o intuito de melhorar as habilidades mentais (memória, atenção, concentração, lógica, velocidade e outras) do jogador.

O usuário tem de resolver as tarefas matemáticas no tempo mais curto que conseguir para alcançar maior pontuação (lembrando que é possível comparar o seu recorde com o de outras pessoas). Ele é indicado tanto para quem quer aprender matemática quanto para quem deseja manter a mente em forma. Ou seja: é recomendado para todos, de crianças a idosos.

Gratuito e disponível apenas para Android.

6. AppProva

O AppProva é voltado, principalmente, para aqueles que estão estudando para o ENEM, sendo ofertado em português e nas versões gratuita e paga — a diferença entre elas é que esta última bloqueia anúncios publicitários.

Disponibilizando provas simuladas (compostas por questões que já caíram no ENEM ou em outros vestibulares) semanalmente e contando com o método de avaliação do próprio MEC, ele serve como um complemento ideal para os estudos da matemática e de outras disciplinas.

Vale citar que o aplicativo não apenas aponta a quantidade de respostas corretas, mas também calcula a média estatística e a probabilidade de acertos. Ele também se integra às redes sociais, utilizando do login do Facebook ou do Google Plus.

Disponível para Android e iOS.

Aqui fornecemos uma pequena listagem, mas há outros aplicativos interessantes. O mais importante é que seu filho procure um aplicativo para aprender matemática e se identifique com o conteúdo e, sobretudo, com a metodologia. Dessa forma, aquilo que antes provocava temor, agora vai se transformar em algo divertido e prazeroso!

Para receber nossos materiais altamente informativos e que têm auxiliado muitos pais na (complexa) tarefa de educar crianças e adolescentes, assine a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.