aplicativo para aprender gramática

6 aplicativos essenciais para aprender gramática

É comum que estudantes apresentem dificuldades em assimilar todas as regras da Língua Portuguesa, não é mesmo? São muitos detalhes que precisam ser analisados com bastante atenção. Uma forma de tornar o estudo dessa disciplina mais interessante é utilizar um aplicativo para aprender gramática.

Há muitas opções para um aluno aproveitar a tecnologia para conhecer as particularidades do Português e ter um desempenho melhor nas provas. Com bastante organização e disciplina, é possível que seu filho guie-se por um calendário de estudos que contemple o uso dos apps para aprender o conteúdo de forma mais consistente.

Pensando nisso, destacaremos neste post 6 aplicativos legais para tirar dúvidas e dominar o nosso idioma com maestria. Confira!

1. Volp

O Novo Acordo Ortográfico faz os estudantes, em alguns casos, questionarem a escrita de determinadas palavras. É perfeitamente compreensível que isso ocorra, pois há muitas regras relacionadas à acentuação e à hifenização de termos que exigem uma leitura bastante atenta.

Para eliminar as dificuldades de redação de algumas palavras, uma excelente alternativa é o Volp, aplicativo gratuito destinado ao estudo da gramática. Ele possibilita o acesso a serviços disponibilizados pela Academia Brasileira de Letras, o que, sem dúvidas, contribui para o domínio das regras de ortografia.

Um dos pontos fortes do aplicativo é contar com 381.000 verbetes que estão de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. A ferramenta ainda mostra as classificações gramaticais de todas as palavras e as mudanças realizadas na forma de redigir os termos. O app conta com versões em Android e iOS.

2. Manual de Redação

Conhecer a escrita de várias palavras e as regras gramaticais é um passo importante para dominar a Língua Portuguesa, não é mesmo? Mas isso não significa que você está apto a fazer algo considerado quase impossível por muitos: escrever um ótimo texto.

Com o aplicativo Manual de Redação o usuário saberá como redigir textos de diferentes gêneros (crônica, narração, dissertação, fábula etc). Além disso, aprenderá a elaborar um artigo acadêmico de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A ferramenta tem uma versão para Android e é um recurso valioso para dominar as técnicas fundamentais para escrever textos de alta qualidade. Se o seu filho tem medo de fazer uma redação, já passou da hora de baixar esse aplicativo. Afinal, redigir bem vai ajudá-lo a fazer bons trabalhos no Ensino Superior.

3. Gramática de Bolso

Está procurando um aplicativo para que seu filho aprenda gramática de maneira especial? Então, vale a pena você conhecer o Gramática de Bolso. A ferramenta é ideal para compreender como usar termos importantes para redigir e falar bem, como preposição, artigo e regras ortográficas.

São diversas dicas para o aluno não ter medo de enfrentar as provas e se dar bem. O app disponibiliza videoaulas que se caracterizam pela didática e objetividade em explicar como usar a crase, diferenciar os tempos verbais e outros temas relevantes para dominar a Língua Portuguesa.

Há também uma abordagem interessante sobre aspectos relacionados à estilística, à morfologia e à sintaxe. Além disso, o aplicativo indica a fonte dos conteúdos apresentados, propiciando ao usuário a chance de verificar se as informações estão corretas, em caso de dúvidas.

Vale lembrar que a ferramenta está disponível para smartphones com sistema Android.

4. Acentuando

Quantas palavras da Língua Portuguesa têm acento? É melhor nem pensar muito na resposta, pois o mais importante é entender as regras de acentuação. Por mais que um estudante tenha o hábito da leitura, dúvidas sobre o uso dos acentos podem aparecer.

O aplicativo Acentuando foi desenvolvido para sanar esse tipo de dificuldade. A ferramenta conta com questões objetivas para mostrar as diversas acentuações do Português. Quanto mais questões o usuário fizer, maiores são as possibilidades de aprendizado. Ou seja, os erros no emprego do acento agudo ou circunflexo, por exemplo, serão apenas uma lembrança do passado.

O app também ensina a dominar a temida crase. À medida que os estudantes avançam nos testes, mais complexas as questões se tornam. São usadas perguntas feitas em concursos públicos para facilitar o domínio da acentuação.

Para quem procura um aplicativo para auxiliar no aprendizado de gramática, é bom saber que o Acentuando tem uma versão para Android.

5. Verbos Portugueses

Memorizar todos os verbos em Português e as respectivas flexões é uma missão quase impossível, não é mesmo? Para que seu filho estude com mais qualidade, uma alternativa interessante é o aplicativo Verbos Portugueses.

Se há dúvidas sobre como um verbo é empregado, o app ajuda a resolver essa pendência de forma muito prática e eficiente. São vários tipos de verbos na Língua Portuguesa, o que exige dos alunos bastante esforço para minimizar os erros.

Com o app, seu filho terá um suporte muito prático para observar detalhes importantes sobre as flexões dos verbos em diferentes tempos (presente, pretérito e futuro) e modos (indicativo, subjetivo e imperativo).

Essa é uma excelente forma de aprendizado de um assuntos mais complexos do nosso idioma. Por isso, o melhor a ser feito é baixar o aplicativo, disponível para Android, agora mesmo.

6. Português Panda para Concursos e Provas

Se o seu filho gosta de fazer exercícios para assimilar o conteúdo, esse aplicativo é perfeito para ele. Afinal, o app reúne questões de Português aplicadas em vários processos seletivos feitos pela administração pública.

A ferramenta também chama a atenção pelas videoaulas e os comentários apresentados sobre as questões. Esses materiais são importantes para o que o usuário domine diversos itens relacionados à Língua Portuguesa e, de quebra, esteja mais preparado para conseguir uma excelente nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, é indicado fazer o download do aplicativo, disponível para aparelhos com Android.

Ao adotar um bom aplicativo para aprender gramática, as chances de seu filho se comunicar melhor aumentam de maneira considerável. Por isso, uma escola também não pode dispensar o poder da tecnologia para o aprendizado.

E por falar em instituição de ensino, que tal ter acesso a informações de qualidade relacionadas ao setor educacional? Assine a nossa newsletter agora mesmo para receber os conteúdos em sua caixa de entrada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.