ansiedade antes do enem

5 dicas para enfrentar a ansiedade antes do Enem

Durante a preparação para os vestibulares, os estudantes precisam rever uma quantidade grande de conteúdos. Para ter sucesso em conquistar sua vaga no ensino superior, será preciso, portanto, não apenas dominar esse conhecimento como também manter a calma durante os exames.

A ansiedade antes do Enem é outro fator que pode atrapalhar o rendimento dos candidatos, uma vez que esse estado causa nervosismo, que, por sua vez, leva a uma dificuldade momentânea de concentração.

Se você está se preparando para prestar o Enem, não pode perder este post. Nele, vamos mostrar 5 dicas de como enfrentar a ansiedade antes do exame e obter um bom desempenho na prova. Continue a leitura e confira!

1. Estabeleça uma rotina de estudos

O primeiro passo para obter um bom resultado no exame é saber como estabelecer uma rotina de estudos. Para isso, é preciso determinar o tempo disponível para a prática e os tópicos que deverão ser estudados. Depois, definem-se quais assuntos serão revisados em cada dia, com base nos horários preestabelecidos.

Ao fazer esse planejamento de estudo, o candidato conseguirá ter maior controle sobre seu aprendizado, além de facilitar a adaptação à rotina pré-Enem.

2. Faça exercícios de respiração

Sabemos que existe uma relação importante entre a saúde mental e os estudos. Por isso, outra forma de controlar a ansiedade antes do Enem é fazendo exercícios de respiração.

Isso porque a respiração controlada ajuda não apenas a evitar a hiperventilação, mantendo o organismo em equilíbrio, como também a trazer a atenção do candidato para o presente, minimizando o estado de nervosismo.

Um bom exercício é respirar lentamente pelo nariz, contando até 4. Depois, prender a respiração por mais 4 segundos e, por fim, expirar devagar pela boca.

3. Confie em si mesmo

Ao se preparar para provas de vestibular e do Enem, principalmente quando se almeja uma vaga em faculdades públicas, é importante confiar em si mesmo.

A confiança é fundamental para conseguir um bom rendimento, uma vez que o candidato conseguirá manter a calma durante a prova e se lembrar do que estudou em sua preparação.

Powered by Rock Convert

4. Planeje o trajeto até o local da prova

Se tem uma coisa que pode causar ansiedade no candidato é o medo de chegar atrasado ao local da prova. Por isso, planejar com bastante antecedência o trajeto até a instituição onde será aplicado o exame é uma boa maneira de se programar em relação aos horários e de garantir que você terá um plano B caso algo dê errado.

5. Tenha uma estratégia para resolver as questões

Por fim, nossa última dica para enfrentar a ansiedade antes do Enem é para que se desenvolva uma estratégia para resolver as questões da prova. Por exemplo, se você tem facilidade de responder às perguntas sobre atualidades, comece por elas e deixe aqueles conteúdos mais difíceis para o fim.

Dessa forma, é possível garantir que você estará com a cabeça mais fresca e com mais confiança na hora de encarar as questões mais complicadas.

Como vimos, saber como controlar a ansiedade antes do Enem é fundamental para manter a calma durante o exame e garantir melhor desempenho. Por isso, se você está se preparando para prestar essa prova, não perca tempo e coloque estas dicas em prática!

Se gostou do conteúdo, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Dessa forma, você poderá ajudar outras pessoas a controlar a ansiedade antes do Enem e se dar bem nesse exame!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.