A intencionalidade pedagógica como estratégia de ensino

2 minutos para ler

Agir com intenção é sinal de consciência do que se está fazendo e isto se aplica a ações pedagógicas de sala de aula. Intencionalidade pedagógica é ir além do simples planejamento de conteúdos. É agir de forma adequada para se alcançar objetivos que são essenciais no processo ensino-aprendizagem. O ato de ensinar e aprender requer olhar e cuidados pedagógicos, em tese, por ter “intenções” a serem contempladas.

Hora da acolhida, rotina inicial, rodinha, participar das atividades propostas, hora do conto, da música, momento de criatividade (trabalho diversificado) e outros… Ufa! Uma sucessão de incansáveis etapas do dia, marcadas pelo tempo do relógio, tempo de cada criança e dos professores e equipe pedagógica. E por trás de cada atitude, temos uma fala, uma ação, uma intenção pedagógica dando sentido a tudo. Educação com intenção parte de educadores comprometidos com os alunos. Um profissional ativo e nunca passivo a respeito do que se faz.

Em tempos remotos, a intencionalidade se faz presente com a mesma proposta de quando se está no ambiente escolar. Atividades bem planejadas, segundo objetivos, onde sabemos que as crianças ganharão e muito, realizando atividades dirigidas pedagogicamente, com intencionalidade, para seu crescimento integral.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Paulo Freire)

Texto de Ana Paula Durante, Psicopedagoga e Orientadora Educacional da Educação Infantil

Posts relacionados

Deixe um comentário