a importância do sono para o crescimento e aprendizado infantil

Qual a importância do sono para o crescimento e aprendizado infantil?

Você compreende a importância do sono para o crescimento e aprendizado infantil? Tanto em crianças quanto em adultos, o sono tem uma função reparadora do corpo e da mente. É durante o sono, por exemplo, que o cérebro descansa, restaurando os neurônios, e condensa todas as informações aprendidas ao longo do dia. 

Logo, crianças que apresentam dificuldades para dormir ou não têm uma rotina adequada de sono podem ter funções físicas e neurológicas prejudicadas, o que vai refletir negativamente em seu desenvolvimento e no desempenho escolar.

Se seu(sua) filho(a) está apresentando dificuldades para dormir, ou se você deseja entende um pouco mais sobre a relação entre o sono e o desenvolvimento infantil, fique conosco nesta leitura!

Por que boas noites de sono influenciam o crescimento e aprendizado da criança?

O sono é essencial à rotina de crianças e adultos, e uma parte indispensável para um estilo de vida saudável. Crianças que dormem adequadamente melhoraram a atenção, o comportamento, o aprendizado, a memória e a saúde física e mental.

Não são poucos os estudos ao redor do mundo que relatam a influência do sono no desenvolvimento e aprendizado. Um artigo publicado pela Universidade de Harvard, por exemplo, aponta que “a quantidade e a qualidade do sono têm um impacto profundo no aprendizado e na memória (…). Ao passo que uma pessoa com privação de sono não consegue focar a atenção de maneira ideal, não pode aprender com eficiência”.

Quando falamos sobre o sono infantil, o Ministério da Saúde aponta que, embora os padrões de sono mudem conforme o crescimento, estes devem ser estabelecidos o mais cedo possível, a fim de evitar prejuízos para as crianças e seus cuidadores.

Veja agora a importância do sono para o crescimento e aprendizado infantil, do ponto de vista físico e mental.

Desenvolvimento físico

Durante o sono é produzido o hormônio do crescimento. Se a rotina de sono é insuficiente, a criança não tem descanso adequado e pode desenvolver uma deficiência nesse hormônio. 

A falta de sono também pode afetar o peso. Crianças que sofrem de privação de sono ou não conseguem dormir bem podem ter problemas com o hormônio leptina, que é o hormônio que indica a uma criança que ela já comeu o suficiente. Se esse hormônio for afetado, a criança vai comer em excesso, o que pode levar à obesidade.

Desenvolvimento mental

Dormir o suficiente é muito importante para o desenvolvimento mental da criança. Enquanto os pequenos estão dormindo, seus cérebros estão ocupados trabalhando realizando conexões para todo tipo de aprendizado ― desde a coordenação motora às habilidades cognitivas.

Não dormir o suficiente gera mais dificuldade em se concentrar ou controlar o humor. Além disso, o descanso não apenas o ajuda a se concentrar e aprender coisas novas, mas também auxilia o cérebro a assimilar informações e realmente retê-las.

Como os pais podem estimular melhores noites de sono para a criança?

Na maioria das vezes, quando as crianças apresentam dificuldades para dormir, essa situação pode ser contornada com algumas mudanças de comportamento na própria família. Para ajudar você a estimular seu(sua) filho(a) a ter noites de sono melhores, separamos aqui algumas dicas. Confira!

Crie uma rotina

Assim como nas demais atividades cotidianas e rotina de estudos, o sono também precisa ter seu espaço respeitado. Para isso, adote ações como as seguintes:

  • determine o horário de a criança dormir;
  • evite refeições pesadas, nem ofereça alimentos e bebidas estimulantes (com cafeína ou açúcar, por exemplo) próximo ao horário do sono;
  • evite atividades agitadas antes de dormir;
  • garanta que a casa fique mais silenciosa;
  • dê banho antes de dormir, pois ajuda a relaxar.

Prepare o ambiente

Evite que o quarto fique uma bagunça antes de a criança dormir. Não deixe roupas espalhadas e prepare a cama para que tudo fique confortável. Se houver algum bichinho ou boneco de pelúcia que ela goste, deixe junto ao travesseiro. Esses cuidados tornam a hora de dormir especial!

Deixe o quarto escuro e silencioso

Luz e barulho também são estimulantes e acabam prejudicando o sono infantil. Então, crie o hábito de manter o quarto completamente escuro e com o mínimo de barulho possível. Para isso, utilize cortinas e bloqueios nas portas. Se houver muito ruído externo, invista em janelas à prova de som.

Caso a criança esteja acostumada com luzes ambientes, o ideal é diminuir a intensidade da iluminação aos poucos até que o quarto permaneça completamente escuro.

Evite exposição a telas eletrônicas

Tablets, smartphones, TVs e outros dispositivos eletrônicos podem afetar a facilidade com que as crianças dormem. As crianças mais velhas também podem ficar acordadas até tarde ou até mesmo acordar no meio da noite para usar as redes sociais.

Tente manter o quarto de seu(sua) filho(a) em uma área sem tela e faça com que carreguem seus telefones em outro cômodo. Além disso, não permita o uso de telas pelo menos hora antes de dormir. Mas como vencer a resistência das crianças? Isso é o que veremos a seguir.

Incentive atividades relaxantes

Substitua as telas por um momento relaxante. Além de manter a luz fraca, você pode contar história, incentivar que a criança leia em silêncio e até mesmo ouvir música juntos. Se seu(sua) filho(a) tiver um comportamento mais agitado, vale a pena fazer carinho nos cabelos, uma pequena massagem e/ou ensiná-lo(a) exercícios respiratórios relaxantes.

Ensine a criança a dormir sozinha

Algumas crianças têm medo ou fazem birra na hora de dormirem sozinhas. Então, não crie o hábito de deixá-las dormir com você, nem se deite com seu(sua) filho(a) na cama dele. 

Se isso é um hábito desconfortável em sua casa, é preciso tomar uma atitude que garanta a autonomia da criança na hora do sono. As seguintes atitudes podem ajudar:

  • converse muito sobre o assunto e explique que o quarto da criança é um ambiente seguro;
  • vá devagar, por exemplo, esperando que seu(sua) filho(a) adormeça;
  • seja firme, mas evite discussões;
  • não use o sono como uma ameaça;
  • celebre quando a criança conseguir dormir sozinha uma noite inteira.

Como você viu, a importância do sono para o crescimento e aprendizado infantil é total. Ao mesmo tempo, garantir noites tranquilas para a criança depende de diálogo, amorosidade e um bom planejamento da rotina ― tal acontece na escola. Por isso, sempre ressaltamos que a casa é uma extensão da escola e ambas precisam caminhar juntas em parceria. Afinal de contas, o comportamento no lar reflete o desempenho nos estudos e no dinamismo do aprendizado, e vice-versa!

Esperamos que você tenha gostado destas dicas e reflexões! Para acessar mais conteúdos interessantes sobre educação, família e criação dos filhos, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Flickr, Instagram e YouTube!

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