A importância da rotina nos estudos da criança

Na Educação Infantil, para que as atividades em casa tenham um bom rendimento, o estabelecimento de uma rotina é fundamental. Ela proporciona à criança sentimentos de segurança e estabilidade, além de maior facilidade de organização do espaço e do tempo, diminuindo o estresse e a ansiedade.

Uma rotina não precisa ser totalmente rígida, sem espaço para a flexibilidade. Pelo contrário. Ela pode ser leve, rica, alegre, prazerosa, proporcionando um espaço para a interação e a construção diária do desenvolvimento e aprendizado da criança. No caso das aulas online do Verbo Divino, apresentamos uma proposta de horário que pode servir de orientação aos pais. Ainda que seja aplicado em um horário diferente, o período proposto pode ser uma base para você ajudar seu filho a estudar.

A rotina adequada é um instrumento positivo para a criança, pois permite que a mesma desenvolva sua independência e autonomia, além de estimular sua socialização. Aproveite bem o seu tempo! Estabeleça os horários para as suas atividades e verá que você é capaz de fazer o que programou. E no final vai ficar feliz com suas conquistas.

“A rotina diária é para as crianças o que as paredes são para uma casa: lhe dá limites e dimensão para a vida.” (Rudolf Dreikurs – Educador e Psiquiatra Norte-Americano)

Texto escrito por Ana Paula Durante, psicopedagoga e orientadora educacional da Educação Infantil do Colégio Verbo Divino

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.